blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Acne fúngica: o que é, tratamento + ativos para prevenir

A acne fúngica é causada pelo excesso de fungos na pele, como a Malassezia. Existem quatro poderosos ativos que tratam a condição, saiba quais são!

Redação Océane

10/01/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

rosto de uma mulher com marcas avermelhadas de acne fungíca

Ela pode aparecer em qualquer parte do corpo: seja no rosto, nas costas ou mesmo nas pernas. A acne fúngica é aquela causada por fungos em vez de bactérias, como ocorre nas peles acneicas habituais. A aparência também muda, já que as pápulas ficam inflamadas, podem aparecer espinhas e lesões semelhantes às da acne vulgar.

 rosto de uma mulher com marcas avermelhadas de acne fungíca

Essa condição cutânea é bem menos conhecida, mas pode afetar significativamente a saúde da pele. Por isso, no post de hoje, desvendaremos tudo sobre o assunto: o que é, como identificar, estratégias eficazes de tratamento e ativos para prevenção. Venha descobrir as maneiras de manter a pele saudável!

O que é acne fúngica?

Diferentemente da acne comum, a fúngica é causada pelo crescimento excessivo de fungos na pele, principalmente leveduras como a Malassezia. É importante destacarmos que todos temos esse organismo em nossa epiderme, mas, quando produzido em excesso, pode causar essa condição.

A acne fúngica ocorre por diversos fatores, incluindo desequilíbrios na microbiota cutânea, uso prolongado de antibióticos, ambientes úmidos e até o uso de produtos de beleza inadequados para o seu tipo de pele.

Como identificar a acne fúngica?

Os sintomas incluem lesões inflamadas, coceira e a presença de pápulas e pústulas. Ao contrário da acne tradicional, que geralmente se concentra em áreas oleosas do rosto, a fúngica pode aparecer em qualquer lugar do corpo, sendo frequentemente acompanhada de uma sensação de queimação ou coceira.

Conheça as causas do aparecimento de fungos na pele

Como comentamos antes, o Malassezia está presente em todos os tipos de pele, isso facilita o surgimento da condição em nosso corpo e rosto. Além disso, existem outros fatores que contribuem para a produção excessiva do fungo, são eles:

  • Desequilíbrios na microbiota cutânea: algumas mudanças na composição normal dos micro-organismos presentes na pele criam condições favoráveis ao crescimento do Malassezia;
  • Umidade excessiva: locais úmidos e bem quentes aumentam a produção de fungos;
  • Produtos inadequados ao seu tipo de pele: incluir cosméticos inadequados favorece a produção de sebo e promove o crescimento fúngico;
  • Sistema imunológico: quando nosso sistema imunológico está fraco, a epiderme fica predisposta às infecções fúngicas;
  • Antibióticos: quando usados por muito tempo, os antibióticos modificam o equilíbrio da microbiota da pele. Sendo assim, criam o ambiente propício para a produção excessiva da Malassezia.

O calorão também é um fator que contribui para o aparecimento dos fungos na pele, já que as altas temperaturas aumentam a produção de sebo, sendo assim, aumentam a oleosidade e ampliam as chances de desenvolver acne fúngica.

Nesse período, devemos redobrar os cuidados para não ter as famosas acnes solares. Existem vários cuidados para evitar as espinhas de verão, como usar o protetor solar, evitar o bronzeador e preferir os ambientes frescos e com sombras.

Quais são os tratamentos efetivos para pele acneica?

Você deve estar se questionando: como tratar a acne fúngica? Saiba que é fundamental procurar a orientação de um dermatologista para um diagnóstico preciso e a indicação de tratamento adequado para o seu caso.

Geralmente, a acne de fungos possui tratamentos antifúngicos tópicos e orais, além de mudanças no estilo de vida e nos produtos de cuidados com a pele. Sabemos que as marcas na pele incomodam, entretanto, a consistência e a paciência são essenciais durante o tratamento. Só assim será possível alcançar resultados efetivos e duradouros.

produto para tratar acne fungíca

Conheça 4 ativos recomendados para a prevenção

Existem 4 ativos poderosos no tratamento de acne fúngica: óleo da árvore do chá, probióticos, vitamina B3 e ácido salicílico. Mas é importante destacarmos que cada caso requer cuidados especiais, por isso, sempre opte por consultar um especialista para iniciar indicações precisas para o seu caso.

1. Ácido salicílico

O ácido salicílico é bem famoso nos produtos de skincare, e essa popularidade não é à toa, o composto orgânico tem propriedades esfoliantes, anti-inflamatórias e para tratamentos de pele acneica. No caso das acnes fúngicas, o ativo ajuda a controlar a oleosidade e prevenir a proliferação de fungos.

É importante selecionar com cuidado os cosméticos de ácido salicílico que irá usar, afinal, em alta concentração, podem ocasionar irritação na pele. Para não errar na hora de escolher, opte pelo kit sérum antiacne com hidratante facial da Océane.

Os dois produtos para rosto unem o poder do ácido com aloe vera, pantenol e ácido glicólico para reduzir as acnes enquanto impedem a formação de novos cravos no rosto.

2. Melaleuca (tea tree)

A tea tree é muito conhecida no universo da aromaterapia, afinal, tem propriedades antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias. Mas não para por aí, o óleo essencial de melaleuca reduz a inflamação e possui propriedades antifúngicas.

3. Probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos capazes de promover uma microbiota cutânea saudável, sendo assim, equilibram o ambiente da pele. É possível incluir o kit com sérum noturno e gel hidratante facial com probióticos para manter os níveis de bactérias saudáveis, afinal, o número controlado desses organismos é necessário para evitar infecções na epiderme e a produção excessiva de fungos.

Creme probiótico para acne fungíca

4. Niacinamida

Você pode conhecer esse ativo por diferentes nomes: nicotinamida, vitamina B3 e niacinamida. Fato é que esse composto traz inúmeros benefícios à pele, como:

  • Melhora na textura;
  • Efeitos anti-inflamatórios;
  • Modera as manchas corporais e faciais;
  • Regula o sebo;
  • Minimiza os poros.

Você deve ter ficado impressionada com tantos benefícios, não é? A Océane tem um kit perfeito para você desfrutar de todas essas vantagens, o dupla niacinamida traz sérum retinol e niacinamida + creme para área dos olhos com niacinamida e ácido hialurônico, um conjunto de itens práticos e eficazes para sua rotina!

produto da oceane para pele oleosa

A acne fúngica é uma condição tratável, e a prevenção desempenha um papel crucial na manutenção de uma pele saudável e radiante. Procure sempre a orientação de um profissional da saúde para indicar o tratamento ideal para o seu caso. Aproveite também para descobrir o significado da acne em cada região do corpo. Até logo!

compartilhe