blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Acne grau 1: o que é e como tratar esse grau de acne

A acne grau 1 é caracterizada por aqueles pontinhos brancos e pretos presentes na pele, principalmente na zona T. Venha descobrir como tratá-los!

Redação Océane

29/01/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

imagem de uma mulher limpando o rosto

O surto vem! Quem inventou essa frase, com certeza, estava em frente ao espelho observando a acne se espalhando pelo rosto, né? A gente sabe que bate o desespero ao ver as inflamações cutâneas nascendo, mas saiba que existem formas rápidas de acabar com as lesões.

O primeiro passo é identificar qual o seu grau de acne para, assim, tratar. São quatro tipos existentes, sendo o primeiro o mais fácil de cuidar¹. Neste post, você descobrirá como identificar os comedões não inflamatórios e como tratá-los. Ficou curioso? Então, vamos lá!

Como identificar a acne grau 1?

A acne grau 1 é a forma mais leve da doença de pele, é caracterizada por cravos abertos (os populares comedões) e fechados. Essas lesões são classificadas como não inflamatórias e não apresentam inchaço, vermelhidão ou pus¹.

Identificá-las não é uma tarefa tão difícil, vamos fazer assim: fique em frente ao espelho e observe se aparecem pequenos pontos brancos ou pretos no rosto, principalmente nas áreas oleosas. Se esses pontinhos estão na sua pele, provavelmente, você tem grau 1.

Existem outras características que podem ser observadas na pele acneica:

  • Ausência de lesões inflamatórias, como espinhas;
  • Textura irregular da epiderme;
  • Inexistência de lesões graves, como cistos e nódulos.

Quais as diferenças entre cravos brancos e pretos?

A formação da acne nível 1 ocorre a partir da obstrução dos poros com sebo, células mortas da pele e, até mesmo, bactérias. A partir disso, surgem os cravos brancos e pretos, cada um requer um tratamento diferente para combatê-los².

Cravos brancos ou comedões fechados

Os cravos brancos são conhecidos como comedões fechados, apresentam pequenas elevações brancas na superfície da pele. Funciona assim: o folículo piloso fica obstruído, impedindo que o sebo entre em contato com o ar. O resultado disso são pontos brancos evidentes na epiderme.

Cravos pretos ou comedões abertos

Olhou no espelho e viu pequenos pontos pretos na pele? Esses pontinhos indicam a presença dos comedões abertos. Nesse caso, os poros estão obstruídos, mas as aberturas grandes permitem que o sebo entre em contato com o oxigênio.

Esse processo gera uma reação química do sebo com o ar que gera a coloração preta. E, aqui, é importante desmistificar que a coloração escura é natural e não um indicativo de sujeira.

Brancos ou pretos, ambos os tipos de cravos podem ser tratados com cuidados adequados, como a limpeza facial regular e o uso de produtos específicos para acne.

3 passos simples para tratar o grau 1 de acne

Você já descobriu que a acne presente no seu rosto é grau 1 e qual tipo é, agora, chegou a hora de entender como tratá-la. São apenas três passos práticos e simples para dizer adeus aos comedões.

Entretanto, precisamos fazer um alerta aqui: os cravinhos não saem da sua pele após um ou dois dias, mas vão diminuindo gradualmente até cessarem de vez. Portanto, será necessário um pouquinho de paciência para ter resultados efetivos e duradouros!

1. Limpe a pele todos os dias

A limpeza facial é uma das etapas mais importantes para dizer adeus aos cravos brancos e pretos. Esse processo permite remover o excesso de oleosidade, desobstruir os poros e manter a barreira cutânea saudável.

Além disso, a limpeza regular do rosto remove as células mortas, sendo assim, promove a renovação celular e evita o surgimento de novos cravos no rosto. Realize a etapa de limpeza diariamente, se possível, duas vezes por dia: de manhã e à noite.

2. Passe séruns com ácidos apropriados para acne

Os séruns são produtos de skincare eficientes e, cá entre nós, proporcionam uma experiência satisfatória — ideal para incluir na rotina. O dermocosmético deve ser usado todos os dias, sempre após a etapa de limpeza.

Mas não é qualquer sérum que vai acabar com a acne grau 1, o item deve conter os seguintes ativos:

  • Ácido glicólico: atua para promover a renovação celular e desobstruir os poros;
  • Ácido salicílico: penetra nos comedões para remover o excesso de sebo, células mortas e outras impurezas;
  • Ácido tranexâmico: tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir as inflamações;
  • Ácido cítrico: traz ação antioxidante para proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres;
  • LHA: age para esfoliar o rosto, dessa forma, promove a renovação celular.

O Blemish Serum da Océane é um sérum antiacne e antioleosidade que traz todos esses ativos reunidos em uma formulação ultra concentrada. Nosso produto age nas camadas mais profundas da cútis para clarear as manchas e impedir a formação de cravos. Experimente e veja a transformação!

imagem de produtos blemish serum

3. Faça esfoliação uma vez por semana

Fazer a esfoliação facial é essencial para se livrar dos diferentes graus de acne, inclusive o tipo 1. Essa etapa age para remover as células mortas, desobstruir os poros, estimular a renovação celular, uniformizar a pigmentação da pele e estimular a produção de colágeno.

Escolha bons esfoliantes para realizar o processo, dê preferência a produtos enzimáticos. Eles usam enzimas naturais para promover a remoção de células mortas e impurezas. A textura leve esfolia com gentileza enquanto auxilia no tratamento de acne.

Como o skincare previne os graus de acne efetivamente?

Seguir um cronograma de skincare é eficaz para tratar a acne e evitar o surgimento de novos comedões. O pulo do gato, aqui, está na escolha dos produtos e na personalização da rotina para as necessidades da pele acneica.

Escolha produtos com ativos que inibem a acne, os principais são:

  • Ácido salicílico;
  • Tretinoína;
  • Ácido azelaico;
  • Vitamina B3;
  • Ácido glicólico.

A acne grau 1 é o nível mais leve entre os quatro níveis da doença. Por isso, também é a mais fácil de tratar, bastam adequações na rotina de cuidados com a pele para dizer adeus aos comedões fechados ou abertos.

Aproveite para descobrir como fazer skincare para peles oleosas. Nos vemos no próximo post da Océane, até logo!

Referências

¹ ALVES, B. / O. / O.-M. Acne | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/acne/>. Acesso em 24 jan. 2024

² VARELLA, D. D. Tipos de acne: quais são e como tratar? Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/dermatologia/tipos-de-acne-quais-sao-e-como-tratar/>. Acesso em 24 jan. 2024

compartilhe