blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Adeus make craquelada! Truques para retocar a maquiagem

Nada de passar o dia com a maquiagem craquelada, hein? Separamos os melhores truques para retocar sua make ao longo do dia e arrasar por aí. Confira!

Redação Océane

14/06/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo segurando a esponja de maquiagem preta da océane

Com o passar das horas, é bem possível que a gente precise retocar a maquiagem no nosso dia a dia. Afinal, ninguém fica parada, né? É uma correria que só — seja para o trabalho, faculdade ou rolê —, e até mesmo as passadas de mão no rosto acabam retirando aos poucos a make que aplicamos.

Para te ajudar nessa missão, elaboramos um guia com as principais dúvidas sobre como retocar maquiagem da melhor forma. Relaxa, tem dicas para diferentes áreas do rosto para você não errar nunca mais. Continue lendo nosso post e já vai anotando os truques para aplicar na sua rotina. Vamos lá?

 

modelo com maquiagem sem craquelar

 

O que fazer para retocar a maquiagem durante o dia?

Primeiro, a gente tem que lembrar de levar a nécessaire com os principais produtos para o retoque ao longo do dia. Fique tranquila: isso não vai ocupar muito espaço na sua bolsa. Olhe só os principais:

Além de estar abastecida com os melhores itens, é claro que você precisa observar o que de fato está precisando de retoque. Ou seja, não precisa se jogar em todos esses produtos de uma só vez se não tiver precisando mesmo, relaxa. Assim, entenda se é a pele que precisa de retoque, boca ou olhos — aí, sim, é hora da ação!

Como retocar maquiagem de pele oleosa?

A pele oleosa é uma das que acabam precisando de mais retoques de maquiagem ao passar das horas, afinal, é bem delicada. Mas nada que te impeça de ter uma pele linda — basta seguir alguns truques. O primeiro é bem simples, antes de chegar aplicando mais produtos na pele, retire o excesso de oleosidade, pode ser com um papel-toalha ou até mesmo um lenço.

Feito isso, o pó translúcido é a chave para ajudar a selar novamente a pele, tirando aquela sensação de oleosidade. Para não ter excesso de produto, procure aplicar somente nas áreas mais oleosas, como testa, nariz e queixo. Todo o processo deve ser feito de forma bem delicada, para não estragar a sua make, hein?

O que fazer quando a base craquela?

Já para quem tem a pele mais seca — ou esqueceu de caprichar na hidratação —, é bem capaz que a base craquele (quando forma aquelas fissuras, sabe?). A solução aqui é reaplicar o produto, mas atenção: é essencial que retirar toda a camada craquelada antes de reaplicar a base. De nada adianta passar produto em cima da pele craquelada, o resultado não fica legal.

 

cleasing balm da océane sobre o próprio produto

 

Um demaquilante bem pontual te ajuda nessa hora. Mas caso não queira bagunça, o cleansing balm é uma opção, afinal, nem de algodão você precisa para usar essa belezinha! Pegue um pouco e esfregue na região que quer tirar a maquiagem, depois, limpe o excesso com um papel mesmo.

Aí é só hidratar a pele, esperar secar e passar a base novamente, criando camadas para a pele absorver e não pesar na região.

Conheça mais do produto: Cleasing balm: guia completo sobre o creme demaquilante

O que usar ao longo do dia para retocar pontos da pele?

Se não tá a fim de reaplicar base na pele, para não ficar pesada, tá tudo bem! Outra dica para ajustes pontuais é apostar no corretivo e também no iluminador. O corretivo é perfeito para repor aquela camada nas olheiras e também em espinhas. Já o iluminador surge como aquele refresh na pele, sabe? Reacendendo os pontos de luz!

 

paleta de iluminadores da océane

 

Para mais facilidade caso passe o dia fora de casa, nossa dica é apostar no iluminador em bastão, com aplicação direta na pele, tem coisa mais perfeita? Ah, para completar o combo pele, se jogue também em uma bruma hidratante para reidratar a derme ao longo do dia, principalmente naqueles dias mais secos!

 

bruma hidratante para fixar a maquiagem e não deixá-la craquelar

 

Como retocar a maquiagem dos olhos?

Por ser uma região menor, os olhos precisam de muita delicadeza na hora de retocar a maquiagem. Por isso, o cotonete é um grande auxiliar para retirar borrões de sombra e máscara de cílios — sempre com movimentos suaves, para não acabar tirando os produtos da pele, como corretivos e bases.

 

máscara de cílios edition que não faz bolinhas

 

Aposte em paletas pockets para levar por aí e não pesar na bolsa. Ela mais um pincel para sombras formam o combo perfeito para manter os olhos intactos o dia todo.

 

modelo segurando paleta de maquiagem pocket

 

Pode reaplicar o batom nos lábios para retocar?

Sim, tá tudo certo quando o assunto é um batom cremoso, já que a pele vai absorver a maior parte do produto. Caso tenha apostado em um batom matte ou mesmo batom líquido, a dica é retirar mais do que tenha sobrado nos lábios, hidratando-os novamente e aplique uma nova camada de batom.

Dessa forma, você não corre o risco de ter os lábios espessos por conta do excesso de produto. Além disso, pode apostar em um lip oil para retocar a maquiagem, que já faz o efeito hidratação e cor em um produto só!

 

lip oil oceane de cores diferentes expostos

 

O que fazer para a maquiagem não ficar oleosa?

A dica de ouro é simples: prepare bem a pele antes de começar a sua maquiagem, esse é um dos truques da maquiagem profissional que sempre deve ser feito. Ou seja, ela precisa estar bem limpinha e hidratada, para aí, sim, começar a receber os itens de maquiagem, melhorando a sua durabilidade e evitando uma make oleosa no final do dia.

 

tônico facial océane

 

Ah, selar bem a pele após aplicar os produtos líquidos ou cremosos é uma forma de manter tudo o que for passado no rosto paradinho em seu lugar!

Como aplicar os produtos de retoque?

O retoque da maquiagem deve ser feito de forma delicada, por isso, quando o assunto é pele, abuse das esponjinhas de maquiagem! Elas conseguem atingir com precisão o local que deseja retocar, além de serem macias e confortáveis para a pele, não danificando a finalização dos produtos que foram passados anteriormente.

 

modelo segurando a esponja de maquiagem preta próxima ao rosto

 

Agora é hora de pôr tudo em prática

Faça chuva ou faça sol, com essas dicas, retocar a maquiagem já não é mais um bicho de sete cabeças. Ah, se quiser fazer a maquiagem durar mais tempo, confira também o conteúdo que fizemos sobre maquiagem blindada e aproveite para arrasar em qualquer ocasião sem preocupações. Até lá!

compartilhe