blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Aprenda a técnica de maquiagem CUT CREASE em passos simples

Aprenda como fazer as técnicas de cut crease clássico, aberto, fechado e semi cut crease com o nosso passo a passo. Confira!

Redação Océane

27/10/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Modelo usando a técnica de maquiagem cut crease.

Quem ama uma maquiagem marcante e super potente, precisa conhecer o cut crease! Ele é uma técnica que dá destaque para o olhar, pois marca bem o côncavo — e também testa toda a habilidade do maquiador.

Por ser uma make mais chamativa, essa técnica de maquiagem é perfeita para arrasar em festas, principalmente se você tiver uma formatura ou casamento noturno para ir.

O cut crease precisa estar bem retinho para ficar perfeito. Então, se você tem aquela mão cirúrgica super precisa, vai fundo! Caso não tenha, está tudo bem também, porque existem alguns truques para adotar e completar a produção.

Vem com a gente porque hoje vamos te ensinar o passo a passo de como fazer essa técnica para arrasar no rolê. E não se esqueça que toda make começa com uma boa preparação da pele (e muito treino).

Modelo usando a técnica de sombra cute crease de destacar a pálpebra fixa dos olhos.

Primeiro passo: base em toda a pálpebra!

Depois que sua pele estiver limpinha e super bem hidratada, é hora de unificar a cor, preparar o terreno para receber a sombra e aumentar a durabilidade da make.

Para isso, passe sua base preferida em toda a pálpebra. O ideal é contar com a ajuda de uma esponjinha para espalhar bem o produto, de forma que ele tenha uma boa aderência na pele.

Além disso, não esqueça de depositar bastante pó solto translúcido embaixo dos olhos para facilitar a retirada dos resíduos de maquiagem que caírem ao final de todo o processo.

Como fazer cada tipo de Cut Crease

Apesar da técnica ser apenas uma, existem diferentes variações de cut crease. Além do modelo clássico, hoje também te ensinaremos os tipos: aberto, fechado e semi cut crease. Vamos lá?

1. Cut Crease Clássico

O cut crease clássico é feito por uma linha divisória bem nítida e definida entre a pálpebra móvel e a área do côncavo (dobra) do nosso olho. Esta técnica cria um visual super “polido” e glamouroso, exigindo bastante paciência e os pincéis certos. Para fazê-lo, será necessário:

  • Marcar a dobra do côncavo usando uma sombra de transição neutra;
  • Definir o corte com um pincel chanfrado e corretivo traçando uma linha nítida na área da dobra;
  • Aplicar a cor de sombra desejada tendo a linha do cut crease como guia.

Marque a dobra

Com um pincel fino e uma sombra de transição neutra — as inspirações de maquiagem marrom super cabem aqui —, delineie a dobra natural do seu olho de forma leve. Essa etapa é crucial para criar uma transição suave entre as cores e garantir que o resultado fique impecável.

Defina a divisão do corte

Use um pincel chanfrado com um pouco de corretivo líquido para traçar uma linha nítida na área da dobra. Esta é a chave para a divisão perfeita característica do cut crease.

Aplique a cor que preferir

Com essa linha como guia, aplique sua sombra favorita na pálpebra móvel. Aproveite para ser ousada o quanto quiser na escolha da cor: a técnica fica ótima tanto com tons vibrantes e chamativos quanto com os mais neutros e sofisticados.

Foto de duas paletas pocket com tons neutros, rose, marrom e nude.

2. Semi Cut Crease

Se você prefere um visual mais suave, o semi cut crease é a escolha perfeita. Ele traz a borda lateral externa mais suavizada para quem ama uma make esfumada.

Primeiro, repita o processo da marcação do côncavo com uma sombra de transição leve. Em seguida, vá para o restante desse passo a passo:

Destaque a pálpebra

Usando um pincel plano, aplique um corretivo claro apenas no centro da pálpebra, fazendo a marcação do côncavo. Isso cria um ponto focal, adicionando dimensão aos seus olhos de maneira sutil e elegante.

Suavize as bordas

Depois, esfume cuidadosamente as bordas do corretivo para que ele se misture perfeitamente com a sombra de transição, criando uma transição suave e sofisticada.

Você pode usar uma sombra preta ou colorida para fazer a parte da finalização. Aplique-a no canto externo do olho e vá esfumando respeitando a linha do côncavo até que esteja tudo unificado. A cor escolhida para essa parte fica a cargo da sua criatividade (e também da cor do look), beleza?

Foto da paleta de sombras coloridas com 24 cores.

3. Cut Crease Fechado

Se você busca mesmo é um visual mais dramático e misterioso, o cut crease fechado é a escolha certa! Ele tem a marcação super certinha, de forma que você consegue ver o começo e o fim da técnica bem delimitada.

Contorne a dobra do seu côncavo

Em vez de seguir a dobra natural do olho, crie uma nova linha de dobra mais alta usando um lápis de olho ou uma sombra escura. Isso faz com que você adicione profundidade e um toque interessante ao olhar. Inclusive, essa é uma dica ótima para quem tem o olho muito fundo!

Preencha os espaços e intensifique a marcação

Preencha a área entre as linhas feitas com uma sombra super pigmentada. Para um toque extra de glamour, você também pode passar um pouco de glitter ou brilho por cima — quem não quer brilhar, não é mesmo?

4. Cut Crease Aberto

Se você deseja um olhar mais aberto e iluminado, a maquiagem cut crease aberta ficará linda. Ela também dá um ar mais misterioso e jovial para a maquiagem, perfeito para produções modernas e criativas.

Delimite o côncavo deixando um espaço aberto

Na hora de criar a linha característica da técnica cut crease, não esqueça de deixá-la aberta no canto externo do olho. Ao invés de terminar de aplicar o corretivo rente ao final dos cílios, passe o produto em direção à linha da sobrancelha, levemente para cima de onde ficaria a linha do delineador.

Destaque o canto interno

Após delimitado, aplique uma sombra iluminadora no canto interno dos olhos. Esse truque simples abre o olhar instantaneamente, criando a ilusão de olhos mais espaçosos e brilhantes. Fica a dica ?.

Suavize as bordas externas

Esfume levemente as bordas externas da maquiagem dos olhos para um efeito suave e natural. Isso ajuda a suavizar qualquer linha dura, criando uma aparência coesa e perfeitamente esfumada.

A prática leva à perfeição

Agora que você já sabe tudo sobre o cut crease e suas variações, é hora de praticar e ir melhorando suas habilidades. Lembre-se de que, assim como várias outras técnicas, a prática leva à perfeição, então não se frustre caso não conseguir logo de início.

Uma coisa que pode facilitar nas primeiras vezes que for tentar é usar uma colher ou até fita adesiva como guias na hora de delimitar seu côncavo. Assim, a chance de ficar uma linha reta é muito maior!

Escolha a paleta certa que te ajudará nessa técnica, experimente diferentes combinações de cores, ajuste as técnicas conforme o formato dos seus olhos e divirta-se durante o processo. Logo você estará saindo por aí mostrando ao mundo seu olhar deslumbrante e esculpido. ✨

compartilhe