blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Argila rosa: 7 perguntas frequentes e segredos de quem usa!

Ela relaxa, desinflama e revigora. Estamos falando da argila rosa, a máscara que caiu nos amores das brasileiras e você precisa conhecer. Vem cá ver.

Redação Océane

20/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

Modelo posando com as mãos próximas ao rosto, usando máscara de argila rosa e toalha de cabelo rosa

A argila rosa é um composto com origem natural, a Caulinita. Um mineral muito comum em várias partes do mundo. Cada vez mais ela tem sido adotada nas rotinas de skincare, através das máscaras de argila, por seu poder de limpeza profunda, absorção das toxinas, controle da oleosidade da pele e outros benefícios. Ela se tornou muito conhecida e é um produto muito eficiente para o autocuidado.

Nesse post trouxemos um texto bem completinho sobre o que é esse mineral, quem deve usá-lo, suas vantagens e outros tópicos importantes. Continue a leitura e conheça 7 segredinhos para adicionar a argila rosa em seus produtos skincare!

1. O que é a argila rosa?

A Caulinita é um mineral encontrado em rochas ígneas e metamórficas, localizadas em solos tropicais do sul do país, por exemplo. Ele apresenta um alto grau de pureza, algo que é muito importante para o cuidado da pele. Além disso, ele conta com um pH muito próximo ao da água, facilitando sua penetração nos poros da derme.

Ela bem natural origina a argila branca e vermelha — que juntas formam a argila rosa. O produto rosa é uma combinação, contando com o melhor de cada mineral. Ela é rica em óxido de ferro, que ajuda na renovação celular. Tem enorme potencial de cicatrização e uma suavidade, que deixa a pele macia e protegida.

máscara de argila facial rosa sobre pinceladas do próprio produto

2. Quais os benefícios da argila rosa?

Esse composto apresenta inúmeras vantagens para a derme. Entre elas estão:

  • Renovação celular;
  • Prevenção das linhas de expressão e envelhecimento precoce;
  • Controle da oleosidade da pele;
  • Poder cicatrizante;
  • Ação relaxante-anti-estresse;
  • Propriedade anti-inflamatória;
  • Alto poder de remoção de impurezas;
  • Ação hidratante, entre outros.

Por esses benefícios ela se tornou queridinha no universo do skincare. Pode ser encontrada na composição de máscaras de argila e também em pó. É um produto muito prático e eficiente!

3. Quem deve usar a argila rosa?

Esse mineral é ideal para todos os tipos de pele. Mas, no geral, ela é muito recomendada para pessoas com pele sensível ou seca devido a sua suavidade e poder de hidratação! Ela não absorve de forma tão intensa os líquidos da derme, mantendo o rosto viçoso — sem ressecar.

Ela também é perfeita para pessoas com peles madura. Por seu poder de renovação celular, efeito antioxidante e prevenção das linhas de expressão. O uso contínuo da máscara de argila rosa evita o envelhecimento precoce!

Pessoas com dermes alérgicas ou rosáceas também podem se beneficiar desse produto. Ele apresenta um efeito suavizante e relaxante, acalmando a pele e melhorando as inflamações.

4. Como devo usar argila rosa no rosto?

É possível encontrar essa argila em formato de máscara facial ou em pó. Independente da formulação do seu produto, siga o passo a passo a seguir:

  • Lave o rosto com água morna — para abrir os poros;
  • Aplique o produto no rosto, de preferência com um pincel próprio;
  • Deixe agir por 10 a 20 minutos — conforme o especificado na embalagem;
  • Enxágue apenas com água e pronto!

Você pode optar por finalizar o processo com um hidratante facial. Só evite fórmulas com componentes fortes, como ácidos. Dessa forma a pele não ficará irritada e sim relaxada e macia!

duas embalagens de máscaras de argila rosa e roxa

5. Pode usar argila rosa todo dia?

Não é recomendado usar essas máscaras diariamente! Isso porque o excesso dela remove as bactérias boas do rosto e deixar a derme sem sua proteção natural. Além disso, ela pode causar efeito rebote e deixar seu rosto mais oleoso que o normal.

Para peles secas, é recomendado utilizar uma vez por semana — para que a face não fique ressecada ou irritada. Já quem possui a derme mais oleosa pode usar duas vezes na semana. Para ajudar no processo de limpeza profunda e prevenir os cravos e espinhas.

6. Como adotar a argila rosa no cronograma de skincare?

Um cronograma básico de skincare, é baseado nos produtos gel de limpeza + tônico + hidratante + proteção solar. Para adotar as máscaras de argila em sua rotina, você utilizá-la com um espaçamento de 2 a 3 dias. Opte por realizar esse procedimento em momentos de tranquilidade da semana. Você pode aplicá-lo a noite, por exemplo — evitando a exposição ao sol.

Além disso, você pode incluir os esfoliantes faciais em seu planejamento. Para intensificar ainda mais a ação dos produtos e cuidados com a pele. Veja um exemplo de cronograma para aplicação desses produtos:

  • Segunda-feira: rotina tradicional;
  • Terça-feira: rotina tradicional + esfoliante facial;
  • Quarta-feira: skincare especial com máscara de argila + hidratação;
  • Quinta-feira: rotina tradicional;
  • Sexta-feira: rotina tradicional + esfoliante facial;
  • Sábado: skincare especial com máscara de argila + hidratação;
  • Domingo: rotina tradicional.

Você pode ajustar esse planejamento aos seus horários e seu tipo de pele. O importante é manter um espaçamento entre os dias de aplicação. E também utilizar uma proteção solar durante os processos, principalmente durante o dia.

Confira aqui: tudo que você precisa para o skincare perfeito.

Viu quantas vantagens a argila traz? Ela controla a oleosidade, tem efeito anti-inflamatório, antioxidante, renova as células, previne o envelhecimento precoce, entre outros. Para potencializar ainda mais o efeito desse composto, leia sobre as 10 dicas de como diminuir a oleosidade do rosto. E Adote um rotina de skincare prática e eficiente!

compartilhe