blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

6 beneficios do chá verde para a pele e para o organismo

Separamos os principais benefícios do chá verde para a pele e para todo o organismo que você precisa conhecer. Não perca de ler!

Redação Océane

26/10/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

embalagem da máscara facial de chá verde

Com a correria do dia a dia, muitas vezes, esquecemos que precisamos dar um tempo para nós mesmas. Sem contar que estamos constantemente expostas a poluentes e produtos químicos, ou seja, cuidar da nossa pele de forma natural tornou-se mais importante do que nunca.

Para quem busca uma pele radiante e saudável, o chá verde pode se tornar o seu queridinho. Mais do que apenas uma bebida relaxante, ele oferece vários benefícios poderosos para a pele, principalmente quando combinados com uma rotina de skincare completa.

Chá verde: de onde surgiu e porque é tão poderoso

Vindo da China e conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá verde é feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Ela é rica em polifenóis, vitaminas, minerais e carrega muitos benefícios para a saúde da pele e do corpo. Vem conhecer os principais:

1. Combate ao envelhecimento precoce

O chá verde é potente contra os radicais livres por ser rico em polifenóis e catequinas. Estes antioxidantes neutralizam os danos celulares, reduzindo linhas finas e rugas, resultando em uma pele mais firme e jovem.

2. Redução de inflamações e irritações

As propriedades anti-inflamatórias do chá verde acalmam a pele irritada, aliviando vermelhidões e reações alérgicas. Ele é especialmente benéfico para quem sofre de condições como eczema e acne, proporcionando alívio e redução de surtos.

3. Controle da oleosidade

As catequinas do chá verde regulam a produção de sebo da pele, mantendo os poros desobstruídos e prevenindo o aparecimento de espinhas e cravos. Dessa forma, ele se torna um grande aliado de peles mistas e oleosas.

4. Clareamento de manchas e hiperpigmentação

As propriedades adstringentes do chá verde auxiliam na remoção de células mortas, conferindo maior luminosidade à pele. Ele também ajuda a reduzir manchas escuras e hiperpigmentação, promovendo um tom mais uniforme a ela.

5. Hidratação profunda

O chá verde possui propriedades hidratantes e tonificantes. Ele penetra nas camadas da pele, mantendo-a hidratada por mais tempo e deixando-a suave, macia e flexível. Perfeito, né?

6. Revitalização e rejuvenescimento

Esse verde também estimula a circulação sanguínea, garantindo uma oxigenação adequada da pele. Dessa forma, revitaliza as células, proporcionando um brilho natural e um aspecto rejuvenescido a ela.

Aposte no chá verde no rosto para uma experiência revigorante!

Adotar o chá verde, principalmente no skincare noturno, dará um up a mais na sua pele e deixará seu momento de cuidados ainda mais gostoso e relaxante. Formas de como incluir o chá verde para o cuidado com o rosto:

  • Limpeza profunda da pele com chá verde: utilize uma infusão fria de chá verde para limpar o rosto. As propriedades adstringentes dele ajudam a desobstruir os poros, removendo impurezas e promovendo uma limpeza profunda;
  • Tônico hidratante: prepare um tônico misturando chá verde com água de rosas. Armazene em um frasco de spray e use ao longo do dia para manter sua pele hidratada e energizada;
  • Máscara facial refrescante: combine chá verde com aloe vera ou mel para criar uma máscara facial refrescante e nutritiva. Deixe agir por 15 minutos enquanto as propriedades antioxidantes do chá verde revitalizam a pele e combatem os danos externos.

Lembre-se que, ao incorporar o chá verde em sua rotina de skincare, você está investindo na saúde e na beleza da sua pele de forma natural. Além dos benefícios tópicos, consumir chá verde diariamente também promove a desintoxicação, contribui para uma pele mais hidratada e flexível, acelera o metabolismo e reduz o estresse, impactando positivamente na saúde da sua pele.

chá verde a granel sobre uma colher de madeira e ao lado de um bule

Skincare + consumo diário de chá verde

Além dos benefícios tópicos, consumir chá verde diariamente oferece uma série de vantagens para a pele e o corpo. A alta concentração de antioxidantes auxilia na desintoxicação, limpando seu corpo de dentro para fora.

Além disso, ele também é conhecido por promover a hidratação da pele, mantendo-a suave e flexível. Sua capacidade de melhorar o metabolismo ainda pode ajudar na redução de problemas de pele relacionados ao ganho de peso — mas vale a pena conversar com a sua médica ou dermatologista para verificar se ele pode mesmo te ajudar nessa parte, combinado?

copo de chá verde matcha sobre uma mesa de madeira

Benefícios do consumo diário de chá verde

Para entender um pouquinho mais do porquê adotar o chá verde no seu dia a dia, trouxemos os 4 principais benefícios do seu consumo diário:

  1. Estímulo do metabolismo: o chá verde acelera o metabolismo, ajudando na queima de gordura e contribuindo para uma pele mais saudável e bem cuidada;
  2. Hidratação interna: a alta concentração de água no chá verde contribui para a hidratação interna do nosso corpo, o que reflete em uma pele mais hidratada e viçosa externamente;
  3. Desintoxicação natural: os antioxidantes presentes no chá verde ajudam a desintoxicar o corpo (o famoso detox), reduzindo problemas de pele relacionados a impurezas internas;
  4. Redução do estresse: a natureza calmante desse chá ajuda a reduzir o estresse que, por sua vez, pode impactar positivamente na saúde da pele, de forma a evitar surtos de acne relacionados ao estresse.

Aposte no poder dos chás ainda hoje

O chá verde oferece inúmeros benefícios para a pele quando usado tanto interna quanto externamente, seja por meio de máscaras faciais, tônicos refrescantes ou simplesmente uma xícara reconfortante de chá quente. Ele é um aliado poderoso e versátil para uma pele radiante e saudável.

E não é só esse tipo de chá que é usado para o skincare, belê? Vários deles, como o de camomila, por exemplo, podem ser usados para acalmar a pele e até reduzir o inchaço dos olhos. Então, vem com a gente e eleve sua rotina de skincare mergulhando no mundo dos chás para deixar sua pele brilhar!

compartilhe