blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cicatrizes de catapora: o que são + como evitar

As cicatrizes de catapora podem ser evitadas com procedimentos simples e tratadas com a ajuda de um dermatologista. Veja como fazer!

Redação Océane

19/12/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

pele de uma criança com catapora

Você pode conhecer essa doença por vários nomes, mas catapora e varicela são as mais populares. Trata-se de uma doença infecciosa que tem como causa o contato com o vírus da Varicela-Zoster. Por ser comum durante a infância, é raro encontrarmos um adulto que não teve contato com o vírus.

Quando infectada, a pessoa tem erupções na pele que podem ou não causar coceira. Porém, o principal ponto são as cicatrizes de catapora, marcas visíveis que podem ocasionar infecções secundárias.

No post de hoje, iremos te contar tudo sobre o assunto: o que são, como tratar e quais as formas de evitar as manchas incômodas. Continue a leitura para descobrir!

costas de uma criança com catapora

Quais são as etapas da catapora na pele?

A infecção da catapora gera pequenas bolhas na pele, geralmente acompanhadas por líquido em seu interior. Ainda que essa seja o sintoma mais comum, bolhas maiores também aparecem. Aliás, o ato de coçar a pele as agrava.

Os estágios da catapora são¹:

  1. Pápula;
  2. Vesícula;
  3. Pústula;
  4. Crosta.

Uma vez que as primeiras bolhas apareçam, sejam elas pequenas ou grandes, é fundamental haver o tratamento adequado. Isso porque se as lesões forem coçadas, o risco de causar infecções secundárias aumenta assim chance de cicatrizes permanentes.

Como surgem as cicatrizes de catapora no corpo?

É comum as bolhas maiores deixarem marcas que ficam escuras ou claras ao redor da lesão. Esse tipo de cicatriz, ainda que seja mais rara, pode ficar na pele permanentemente quando não tratada.

Já as pequenas bolhas podem deixar marcas em forma de depressões, como se fosse acne. Esse tipo de cicatriz, no entanto, tende a ser menor, mais discreta e a ficar permanente em menor quantidade.

Por fim, lesões profundas também podem aparecer na pele, sobretudo quando a catapora for mais grave. Esse tipo tende a ficar perceptível, sendo necessário um tratamento mais agressivo.

3 dicas certeiras para evitar a cicatriz da catapora

Alguns fatores atrapalham os processos de cicatrização – seja o ferimento causado por catapora ou não. Conhecer cada um deles contribui para uma pele mais saudável, descubra as dicas de prevenção:

1. Não coce nem manipule as marcas

Para evitar que cicatrizes surjam, a melhor forma é tratar rapidamente a catapora com banhos que aliviam a sensação de coceira. Isso porque coçar ou estourar a pele lesionada, inevitavelmente, deixará cicatrizes ou manchas.

Além disso, temos duas dicas que podem ajudar a minimizar os ferimentos. Assim que surgirem os primeiros sinais, opte por cortar as unhas de quem está com catapora. Adote a limpeza frequente das mãos com sabonete bactericida.

Essa primeira intervenção contribuirá com a redução de manchas e de cicatrizes por evitar que a pele, quando coçada, seja lesionada.

2. Não exponha a pele ao sol sem protetor

As lesões causadas pela infecção acabam por gerar manchas escuras quando nos expomos aos raios solares sem barreiras ou filtro solar inadequado para a nossa pele. Aliás, é essencial destacarmos que o filtro solar deve sempre fazer parte da nossa rotina, independente da exposição direta ao sol.

Esse hábito fará com que as manchas não fiquem hiperpigmentadas, tornando mais simples a remoção ou tratamentos posteriores.

passando protetor solar na pele de uma criança

3. Reduza alimentos inflamatórios da sua dieta

Já sabemos que a alimentação afeta a nossa pele, sendo assim, comidas industrializadas, ricas em açúcares e em gorduras podem agravar o estado da catapora ao ocasionarem uma recuperação mais lenta.

Então aqui vai uma dica: fique bem longe desses alimentos, principalmente quando estiver doente. Isso ocorre porque nosso sistema imunológico fica confuso, tenta dividir atenção entre a recuperação e o processo inflamatório gerado pela refeição.

Em todos os casos, sempre prefira realizar refeições ricas em vitaminas e minerais. Frutas, legumes, verduras, proteínas, grãos e laticínios são ótimas alternativas para incluir na dieta.

Tem como remover a cicatriz de catapora?

O processo de remoção das cicatrizes de catapora tem resultados positivos quando peelings químicos entram no tratamento. Esse processo remove as células mortas, promovendo a renovação celular. O resultado: uma pele mais uniforme.

É possível amenizar as manchas com cremes tópicos que tenham formulação com ácido glicólico, retinóides ou ácido lático. Consulte um especialista para ter a indicação mais precisa, além de descobrir qual o melhor tipo de procedimento para o seu caso.

Procedimentos caseiros funcionam para retirar manchas de catapora?

Tratamentos caseiros não são recomendados e podem agravar muito as suas cicatrizes. Portanto, se elas persistirem e causarem incômodos, a dica segue sendo a mesma: busque ajuda profissional. Dessa forma, é possível reparar a pele para ter resultados assertivos.

Tem como secar catapora rapidamente?

Sim, existem algumas ações que podem facilitar a secagem da catapora. O primeiro passo é sempre cuidar das lesões. Após isso, manter a pele sempre limpa e seca acelera o processo de secagem. Pomadas e formulações indicadas por seu médico também contribuem com o conforto durante a recuperação.

Ainda que as lesões cutâneas sejam incômodas, priorize a sua recuperação na totalidade, fazendo com que seu corpo possa se recuperar mais rápido. Sabemos que as cicatrizes de catapora são indesejáveis, mas o cuidado médico é essencial em todas as etapas da recuperação.

Reunimos o passo a passo para tratar e evitar as marcações causadas pela varicela:

  1. Busque auxílio médico ao identificar os primeiros sinais;
  2. Não coce nem esprema as lesões;
  3. Utilize a medicação prescrita corretamente;
  4. Permaneça com as lesões limpas e secas;
  5. Corte as unhas e mantenha-as bem limpas, evitando coçar a pele lesionada;

Caso alguma mancha permaneça, busque orientação e os cuidados de um dermatologista. Dessa forma, é possível revertê-las!

Chegamos ao fim do nosso post sobre cicatrizes de catapora. Aproveite para descobrir como tratar manchas na pele. Te esperamos no próximo conteúdo, até logo!

Referências

¹ EINSTEIN, H. I. A. Catapora: confira 11 mitos e verdades sobre a doença. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/catapora-confira-11-mitos-e-verdades-sobre-a-doenca/>. Acesso em: 15 dez. 2023.

compartilhe