blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como cuidar da pele do corpo e do rosto no pós-parto?

O puerpério é um período delicado e, mais do que cuidar do bebê, é necessário um olhar atento para a pele da mamãe no pós-parto. Vem cá aprender a cuidar!

Redação Océane

17/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

mulher passando um creme em sua barriga ao lado da cicatriz da cesárea

A gravidez traz inúmeras transformações para as mulheres — que não param assim que o bebê nasce —, sendo a pele no pós-parto uma preocupação de muitas. É comum observarmos uma maior flacidez, acne e também regiões bem secas.

Isso tudo se dá por conta da alta e baixa hormonal, resultando em todos os sintomas relatados. Tanto a pele do corpo como do rosto no pós-parto precisam de cuidados especiais. Vem cá entender os melhores tratamentos para cada região para que você volte a ter uma pele saudável. Vamos lá?

Pele do corpo

Cada pessoa tem naturalmente um tipo de pele diferente, às vezes mais secas, mistas ou oleosas, sendo totalmente alteradas durante a gravidez e também o pós-parto. Vamos ver como lidar melhor com as diferentes regiões da pele do corpo pós-parto.

Barriga

A barriga é o lugar onde a pele mais sofre mudanças durante a gravidez, afinal, é esticada de uma forma considerável para acompanhar o crescimento do bebê. É comum o aparecimento de estrias e flacidez nessa parte superalterada com as mudanças do corpo.

Aí chega a dúvida: “Como cuidar da pele da barriga após o parto?”. Bom, a primeira dica é massagear a região pela manhã e pela noite com um creme hidratante. Isso ativará as fibras de colágeno e elastina que já são produzidas naturalmente pelo corpo. O estímulo vem para que a firmeza da região volte ao normal.

duas embalagens de esfoliante sobre pinceladas do produto

Ainda, também ajuda a diminuir a aparência de estrias avermelhadas. Caso tenha vontade, amiga, também dá para apostar em lasers — que só são permitidos após o período de amamentação.

Caso o parto do seu bebê tenha sido cesariana, aguarde a cicatrização para aplicar essas massagens na região da barriga.

Braços e pernas

A pele dos braços e pernas podem ficar mais ressecados pela variação hormonal. Aqui, o ideal é abusar de hidratantes corporais, para repor a água perdida e deixar uma sensação mais agradável ao toque. Uma dica é aplicar logo após o banho, com a pele ainda úmida, o que garante melhor absorção do produto.

Confira: Pode passar hidratante corporal no rosto?

Costas

Além das alterações hormonais pós-parto, que faz com que o estrogênio diminua, aumentando a produção de óleos pelas glândulas sebáceas, esse momento vem com uma carga de estresse e preocupação com o bebê novo. Por isso, o surgimento de acne corporal é muito comum!

Aqui, o cuidado com produtos específicos pode ajudar a reequilibrar a pele. Uma dica é usar o spray antiacne, que regula a sensação oleosa da pele, seu entupimento e consequente surgimento de espinhas.

body acne corporal

Veja ainda: Body acne: conheça o spray que trata acne corporal

Seios

Se você amamentar o bebê, a pele dos seios também é outra que fica mais sensível. Uma dica já passada pelos médicos e enfermeiros é utilizar o próprio leite na região após amamentar, já que ajuda na cicatrização da região que fica fragilizada devido à demanda de sucção do bebê.

Ainda, busque por produtos como bálsamos calmantes para a região — sendo essencial verificar se é liberado para quem está amamentando.

Pele do rosto no pós-parto

É claro que toda essa transformação do corporal vai afetar também a pele do rosto, que é muito sensível a mudanças. Por isso, elencamos aqui algumas dicas que não podem faltar na sua rotina de skincare. Confira!

Limpeza

Limpar a pele duas vezes ao dia é essencial. A dica aqui é além de usar um sabonete indicado para o rosto, aposte também em tônico facial. Ele limpa mais profundamente a pele, além de deixá-la bem preparada para outros produtos que for aplicar nessa região. Entenda mais benefícios do tônico facial aqui.

aloe skin tônico facial

Hidratação

Assim como a pele do corpo pós-parto precisa de muita hidratação, com o rosto não é diferente. Para equilibrar a quantidade ideal do corpo, não esqueça do creme hidratante facial, que também deve ser aplicado duas vezes ao dia, após o momento de limpeza.

gel hidratante facial com probióticos

Protetor solar

O protetor solar é essencial em qualquer momento. Por isso, não esqueça de incluir essa belezinha na sua rotina de cuidados, já que os raios do sol ajudam a deixar a pele mais flácida e com olheiras acentuadas, pois fibras de elastina e colágeno são danificadas.

Tratamentos com sérum

O uso de séruns de tratamento é perfeito para recuperar a pele do rosto. Há opções para quem está com a pele acneica, que sente falta de uma firmeza e viçosidade, precisa clarear manchas e controlar a produção de sebo.

sérum leitoso sendo despejado em uma mesa

Como não ficar com flacidez pós-parto?

Não ter flacidez no pós-parto é um pouco difícil, já que é comum que a pele fique menos firme, tudo por conta dos hormônios alterados no corpo, já que acabou de gerar uma outra vida! Para diminuir as chances de flacidez, não há segredo:

  • Tenha uma alimentação saudável, cheia de diferentes nutrientes, vitaminas e sais minerais;

  • Pratique atividade física assim que seu médico liberar, já que ajuda na regulação dos hormônios;

  • Beba muita água, já que a hidratação é a chave para uma pele saudável;

  • Use produtos para flacidez que ajudem a regenerar a pele!

Seguindo esses passos, a sua pele se recuperará com mais saúde!

Quanto tempo demora para diminuir a flacidez pós-parto?

Não há um tempo exato para a flacidez pós-parto diminuir, já que cada corpo é um corpo. Pode demorar 6 meses, 1 ano ou mais. Além disso, a gente deve ter em mente que foram longos 9 meses da pele sendo esticada conforme o seu bebê foi crescendo, certo? Então, é um processo lento para que ela vá recuperando a sua firmeza, paciência é a palavra-chave aqui!

É, mamãe, apesar de ter uma nova vidinha sob sua responsabilidade, não se esqueça de separar um momento para um autocuidado só seu. Assim, irá se sentir melhor com todas as mudanças — tanto do corpo como da mente.

Falando em cuidado confira nosso post sobre a importância da hidratação para o seu corpo e não se esqueça desse hábito. Até lá!

compartilhe