blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como cuidar da pele do rosto? Rotina diária completa

Fazer a limpeza, hidratar a face e usar makes com ativos especiais são alguns passos de como cuidar da pele do rosto. Conheça mais dicas infalíveis!

Redação Océane

17/11/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo aplicando sérum no rosto

Você nem sequer nota, mas todos os dias a sua pele é danificada. Raios ultravioletas, poluição, ventos fortes, ar seco e água quente são alguns fatores que acabam com a saúde facial. E vai ainda além de fatores ambientais: estresse e alimentação também influenciam muito.

Tudo isso altera a textura, a hidratação e a nutrição da pele, além de contribuir para o envelhecimento precoce do rosto. Sabemos que você não quer isso, por isso, elaboramos uma rotina especial de cuidados para realizar todos os dias.

São apenas 6 passos que podem ser incluídos facilmente na sua rotina. Além disso, é possível adaptar todos os passos de acordo com o seu dia a dia. Continue a leitura para descobrir como cuidar da pele do rosto!

Como cuidar da pele do rosto? Rotina de cuidados diários

Nos responda uma pergunta: como é a sua pele? Lembrando que temos quatro tipos de pele, sendo elas normal, mista, seca e oleosa. E antes que você pense que estamos viajando na escrita desse trecho, saiba que entender isso é essencial para guiar a escolha dos produtos adequados para o seu rosto.

A explicação é simples: cada alternativa possui necessidades específicas, algumas precisam de cosméticos mais secos, outras de hidratação intensiva. Ignorar o seu tipo de pele pode arruinar uma rotina de cuidados com o rosto, viu?

Por isso, antes de tudo, entenda as características da pele facial. Feito isso, vamos para a rotina de cuidados diários com a face — vem descobrir!

1. Faça a limpeza todos os dias

Lembra que no início comentamos sobre a poluição e outros fatores externos que impactam a saúde facial? Então, esses acontecimentos também deixam o rosto cheio de sujeira. O resultado disso são poros obstruídos, os maiores causadores do aparecimento de espinhas e cravos.

Para evitar isso, realize a limpeza da pele sempre, de preferência duas vezes por dia. Criar essa rotina é essencial para abrir caminho para os demais produtos penetrarem nas camadas mais profundas da face. Ou seja, não é exagero dizer que esse passo é fundamental para garantir a efetividade dos demais cuidados com o rosto!

pessoa apertando a embalagem da vitamina C para cair o produto

2. Hidrate a pele com produtos eficientes

Nós sabemos quando a pele não está nada bem, não é? Só de tocar, sentir a textura, ver o aspecto estético dela, a gente sente. A hidratação atua justamente nesse aspecto da saúde facial, pois deixa a epiderme viçosa, iluminada, firme e super macia.

São inúmeros motivos para usar hidratantes faciais e, o melhor, são super fáceis de incluir na rotina — mesmo nas mais agitadas. Basta usar uma ou duas vezes por dia. Passe o produto e espere a absorção completa, que é quando a pele fica sequinha. Pronto, rosto hidratado!

cica day cream calmante

3. Proteja o rosto todas as manhãs

A proteção é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele, afinal, os raios ultravioletas emitidos pelo sol ajudam a produzir os famigerados radicais livres. Essas moléculas são capazes de danificar as proteínas e as células corporais.

Mas não proteger a pele vai muito além da aparência, pois a ausência de filtros solares contribui para o desenvolvimento do câncer de pele no rosto. Por isso, sempre use protetores solares. Opte por produtos com FPS superior a 30, sendo o fator 50 o mais indicado para uso cotidiano.

4. Use maquiagens com ativos especiais

Após limpar, hidratar e proteger a pele, chegou a hora de fazer aquela make incrível. E aqui, você também deve optar por produtos que cuidem da saúde facial enquanto te deixam ainda mais linda. Por isso, opte sempre por maquiagens que contenham um ou mais desses ativos:

  • Vitamina C;
  • Hamamélis;
  • Óleo de girassol;
  • Vitamina E;
  • Extrato de pepino;
  • Chá verde;
  • Extrato de ginseng;
  • Óleo de amêndoa doce.

5. Cuide da sua alimentação

Sim, já estamos cansados de saber que a alimentação é essencial para o bom funcionamento das funções motoras, cognitivas e fisiológicas do corpo. A estética de todo nosso corpo também reflete a nossa saúde interna, viu? A falta de nutrientes é demonstrada pelo desequilíbrio da pele, cabelos e unhas.

Passe longe de alimentos ricos em gorduras, açúcares e pobres de nutrientes. Opte por realizar trocas inteligentes com refeições que priorizem comidas ricas em água, minerais, antioxidantes e vitaminas.

6. Passe sérum antes de dormir

Quem já teve o prazer de passar séruns sabe como essa sensação única é super relaxante — sim, você acaba de descobrir uma nova skin. Mas além desse momento tranquilizador, o produto concentrado é uma forma prática e rápida de como cuidar da pele do rosto.

É possível corrigir diferentes alterações na pele com o líquido, por exemplo, hidratação, nutrição, oleosidade, acne, linhas de expressão e textura da pele. Com tantos benefícios, você já até imagina qual seja a dica aqui: cultive o hábito de passar o sérum todas as noites antes de dormir!

embalagens de séruns océane

Dicas para criar a rotina de cuidados com a pele do rosto

Quando começamos a fazer uma rotina de cuidados conosco, os primeiros dias são o paraíso, não é? Porém, conforme as semanas passam, nossa frequência reduz e o entusiasmo diminui — isso é um perigo. Por isso, as maiores dicas são manter a constância e adaptar as etapas à sua rotina.

Não inclua os passos de cuidados com a pele do rosto como uma obrigação, mas, sim, como um momento relaxante para cuidar de si. Ter prazer no autocuidado é essencial para o relaxamento e impacta na continuidade da rotina perfeita de skincare.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo incrível da Océane. Por aqui, você descobriu como cuidar da pele do rosto com dicas fáceis de replicar na rotina. Te esperamos no próximo post, até logo!

compartilhe