blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como fazer a maquiagem durar mais em pele oleosa

Preparação de pele com produtos oil free e base para pele oleosa: tudo isso conta na hora de maquiar uma pele oleosa. Veja as dicas e arrase!

Redação Océane

24/10/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Modelo aplicando o pó translúcido usando a esponjinha da Océane linha Edition.

Cada tipo de pele exige um cuidado e até uma rotina de skincare específica que respeitem as características naturais dela. Não são todos os produtos e técnicas de maquiagem que vemos por aí que podem ser usadas da mesma forma por todas as pessoas.

Por isso, conhecer a sua pele e entender como ela reage no dia a dia a cada produto é super importante. Dessa forma, você consegue adaptar as tendências e a construção da sua make de forma a ficar perfeita para o seu tipo de pele.

Entre essas particularidades, a gente sabe que quem tem pele oleosa tem maior dificuldade em fazer com que uma maquiagem dure o dia todo, não é? Mas, seguindo à risca as dicas que separamos no texto de hoje, temos certeza de que vocês notarão a diferença!

Passo a passo de maquiagem para pele oleosa

Quem tem a pele oleosa sabe que o brilho intenso, a sensação de pele pesada, os poros dilatados e a tendência à acne sempre estão lá. Então, para que sua maquiagem dure por mais tempo, é preciso estar atenta a alguns passos, principalmente na etapa pré-maquiagem. Abra o bloco de notas do celular e venha ler todas as dicas sobre maquiagem para pele oleosa porque te explicamos tudo!

1. Prepare a pele

Aqui entra muita coisa, belê? O primeiro ponto é que precisamos te lembrar da real importância dessa etapa. A verdade é que uma pele bem cuidada e com o skincare em dia faz toda a diferença no resultado da sua make.

Imagine com a gente que, ao aplicar todos os produtos com a frequência certa, sua pele ficará mais uniforme, hidratada e com um viço natural. Como a maquiagem poderia não ficar boa?

Então, vamos lá, para deixar a pele oleosa preparada para receber os produtos de beleza e conseguir uma make blindada, é importante frisarmos que a etapa de hidratação é essencial. Mas não é só isso, vamos à ordem correta dos produtos:

  • Gel de limpeza: ajuda a controlar a oleosidade e desobstruir os poros;
  • Tônico facial: também age no controle da oleosidade e equilibra o pH da pele;
  • Hidratante facial: repõe o nível de água necessário para que a pele não produza sebo excessivo para suprir essa demanda;
  • Primer: suaviza os poros mais dilatados.

2. Aposte em hidratante de efeito matte

Hidratar a pele é essencial até mesmo para quem tem pele oleosa. No entanto, vale lembrar que o ideal é que o hidratante tenha efeito matte. Dessa forma, você consegue repor os níveis necessários de água e ainda fica com a pele sequinha.

Você também pode testar as fórmulas de hidratantes calmantes e verificar qual se adapta melhor ao seu tipo de pele.

Foto do creme hidratante facial com extrato de pérola para todos os tipos de pele.

3. Opte por maquiagens oil free

Seguindo a ideia do hidratante de efeito matte, apostar em maquiagens que tenham ingredientes adequados para o seu tipo de pele ajuda muito! O ideal é investir em fórmulas oil free para não aumentar a produção de óleo natural do rosto.

Além de oil free, quando falamos de base para pele oleosa, devemos considerar um produto que seja mais leve, também tenha acabamento matte e que seja de longa duração.

Fotos de duas modelos usando a base com cobertura natural e oil free.

4. Concentre pó solto translúcido na área do corretivo

Uma forma de fazer com que a make dure mais na pele oleosa é usando a técnica baking. Nela, a ideia principal é concentrar grande quantidade de pó solto translúcido na zona T do rosto e abaixo dos olhos — não espalhando até terminar toda a produção.

A ideia é que, enquanto você aplica os demais produtos, esse pó fica “cozinhando” na pele para aderir melhor a ela. Além disso, o baking na maquiagem também ajuda na hora de tirar os resíduos que caem enquanto você está passando sombra, por exemplo.

Depois que tudo estiver finalizado, pegue um pincel grande e macio para retirar o excesso de pó translúcido que tiver ficado e avance para o último passo.

Foto de uma modelo aplicando o pó translucido na região dos olhos com a esponja da Océane.

5. Finalize com um fixador de maquiagem

Você teve todo o trabalho de seguir as dicas até aqui e fazer aquela make perfeita, então nem pense em deixar de finalizá-la da melhor forma, hein! Aposte em um bom fixador ou até em uma bruma hidratante para harmonizar todas as texturas dos produtos na sua pele.

Imagem do fixador de maquiagem da collab Océane e Nádia Tambasco.

Ações que diminuem a duração da maquiagem

Se você percebe que sua maquiagem não dura por muito tempo, “ter a pele oleosa” não quer dizer tudo. Mesmo com esse tipo de pele é possível, sim, aumentar a durabilidade do produto. E, para isso, é preciso se atentar a algumas ações que pioram esse quadro (e deixar de fazê-las):

  • Esquecer de fazer o skincare diário;
  • Usar os produtos errados para o seu tipo de pele;
  • Ficar tocando no rosto toda hora;
  • Tomar banhos quentes;
  • Ingerir muitos alimentos de alto nível glicêmico.

Ainda falando sobre o skincare correto, existem alguns ativos indicados especialmente para controlar a oleosidade da pele. Que tal incluí-los na sua rotina e melhorar o aspecto da sua pele para uma make super duradoura?

compartilhe