blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como fazer delineado? 10 dicas simples para você!

Quer aprender como fazer delineado de um jeito fácil? Confira as dicas que a Océane preparou para você arrasar por aí com delineado perfeito <3

Redação Océane

06/03/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Modelo passando um delineador em caneta nos olhos, seguindo os truques da Océane

O delineado é uma técnica de maquiagem que realça o olhar e deixa a make ainda mais bonita. O único problema é que, dependendo do estilo, ele exige um pouquinho de precisão e prática para acertar o traço perfeito, mas com as nossas dicas vai ficar muito mais fácil!

Então deixa o medo de lado e vem cá descobrir como fazer o delineado perfeito com os melhores truques! Spoiler: fique até o final do post e veja um passo a passo completo de como fazer delineador gatinho para iniciantes.

Mulher passando delineador em caneta

1. Prepare as pálpebras

Do mesmo jeito que precisamos preparar a pele do rosto para receber a maquiagem e garantir a fixação na pele, na área dos olhos é a mesma coisa! Para que seu delineador dure horas sem derreter, é necessário aplicar um bom primer de olhos nas pálpebras e esperar secar antes de iniciar o processo.

2. Não estique a pele

Parece mais fácil fazer o traço com a pele esticadinha, né? Na hora é perfeito, mas quando você “solta” as chances de ficar com um delineado enrugado e torto é muito maior. Além disso, se estiver fazendo um delineado gatinho, ele também acaba ficando com um aspecto triste e caído.

3. Faça um rascunho com lápis

Toda obra de arte começa com um rascunho, então, comece seu delineado traçando o formato com um lápis de olho marrom puxando do canto externo para o canto interno dos olhos. A vantagem é que se precisar de algum ajuste é bem mais fácil limpar o lápis do que um delineador líquido, por conta da pigmentação.

4. Use uma fita para demarcar o traço

Essa dica aqui vale ouro e dá para usar em vários tipos de delineados, desde o gatinho até o smokey eyes. Para isso você precisa de uma fita, dessas tipo crepe que você tem em casa mesmo. Corte duas tirinhas e cole nas costas da sua mão para retirar o excesso de cola antes de colocar nos olhos.

Feito isso, é só colar as fitinhas na diagonal e encaixar entre o cantinho dos olhos e o final das sobrancelhas e riscar sem medo.

5. Ou um grampo de cabelo

Outra opção que pode salvar quem tem dificuldade para fazer o traço base do delineado retinho é o grampo de cabelo. Para isso, você só precisa apoiar a base com uma mão e riscar com a outra.

6. Espere o delineador secar

Uma situação bem corriqueira no dia a dia de quem está aprendendo a fazer delineado é o borradinho nas pálpebras que aparece logo depois de fazer. Isso acontece, simplesmente porque o delineador não secou, então o ideal é esperar uns 30 segundinhos antes de abrir os olhos.

7. Corrija as falhas com corretivo

Fez tudo direitinho e ainda ficou algum borradinho ou falha? Não precisa tirar tudo e recomeçar. É só pegar um pincel de precisão com um pouquinho de corretivo para deixar seu delineado na régua.

8. Teste formatos de aplicadores

O melhor aplicador é aquele que funciona para você, amore, simples assim! Tem gente que prefere caneta delineadora, outros que preferem o delineador em gel e tá tudo bem. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, mas, o melhor mesmo é testar as principais opções (lápis, caneta e pincel) para entender qual é mais fácil para você.

9. Não se prenda no gatinho

O gatinho é um clássico, mas não é o único jeito de fazer delineado. Existem vários outros formatos como o delineado invertido, colorido, gráfico e outros que além de fáceis, deixam o visual com um ar bem moderno e divertido. Se permita experimentar novos formatos e divertir-se.

Ah, depois dê uma olhadinha nesse post: 24 dicas e inspirações para nunca mais errar no delineado.

10. Tenha paciência

É um pouco clichê, a gente sabe, mas não tem como falar sobre como fazer delineado sem falar de paciência. No começo a técnica pode parecer difícil, mas com um pouquinho de paciência e treino qualquer pessoa consegue fazer, até mesmo quem está começando agora no mundo na maquiagem, viu?

Pessoa tirando a fita crepe do rosto que usou para fazer o delineador perfeito

Como fazer olho de gatinho em 4 passos para iniciantes

Agora que a gente já compartilhou com você os truques para fazer delineado de modo geral, é hora de falar mais sobre esse queridinho e fechar esse post com chave de ouro. Preparada? Agora você vai ser uma mulher que sabe fazer delineado gatinho. Olha só!

1.º passo: segure o aplicador com firmeza

Não dá para fazer um traço retinho com a mão trêmula, então, o maior segredo é aprender a segurar o aplicador do jeito certo. Se estiver usando pincel de delineador deixe sua mão na pontinha, mas se for caneta, aí é melhor segurar no meio para não fazer muita pressão e se manter firme.

2.º passo: posicione a cabeça para cima

Sim, a posição da sua cabeça também pode influenciar no resultado do seu delineado. O ideal é deixar o queixo bem para cima, de modo que você consiga enxergar a curvatura dos olhos onde deve aplicar.

3.º passo: comece pela parte externa com lápis

Nem no meio, nem no cantinho do olho, o delineado gatinho deve começar na parte externa do olho, puxando de dentro para fora. Depois, complete o traço com a segunda linha para criar a pontinha mais grossa. Para isso, use um lápis marrom ou preto para marcar o local.

4º passo: complete o traço com delineador

O desenho tá pronto? Agora é fácil! É só passar um delineador bem pigmentado de sua preferência, finalizar a sua maquiagem e, pronto! É só arrasar por aí: no trabalho, no rolê, nas festas e mais!

Gostou do post? Então bora colocar tudo isso em prática e criar maquiagens incríveis! Se de tudo você ainda não conseguir, tudo bem. Tudo tem seu tempo. Aproveite que começou a make e finalize um olho preto esfumado. Para tudo tem solução, tá?

Fique de olho nos outros conteúdos de maquiagem do nosso blog para ficar por dentro de todos os assuntos desse universo.

compartilhe