blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como finalizar cabelo ondulado? 5 dicas indispensáveis!

Aprenda como finalizar cabelo ondulado em 5 passos práticos para você aplicar diariamente! Acesse e confira o guia Océane!

Redação Océane

21/02/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo posando com cabelo ondulado longo sobre seus ombros

O cabelo ondulado é característico por ser levemente liso próximo da raiz e apresentar ondas no comprimento, sem formar cachos, mas possuir ondas com o formato de “S”. Esse cabelo gera muitas dúvidas para quem tem, já que às vezes ele aparenta ser liso e às vezes as ondas dão as caras, gerando até mesmo o indesejado frizz.

Se você é do time que enfrenta problemas com a forma que ele toma a cada lavagem, hoje aprenderá como finalizar cabelo ondulado com dicas práticas e úteis para o seu dia a dia que irá definir as curvas dos fios e garantir um aspecto zero frizz para você arrasar.

Confira o guia de finalização da Océane!

Lave os fios corretamente

A lavagem dos fios deve ser feita com a temperatura de água correta, sem exageros de cosméticos e, claro, sem esfregá-los. Em nosso blog você encontra um passo a passo de como lavar o cabelo corretamente, onde explicamos todos os cuidados que você deve ter em cada etapa, assim como a quantidade de produto indicada.

shampoos da oceane em dois diferentes cenários, um no ladrilho de um banheiro acompanhado de bolhas e outro em um fundo seco monocromático

Durante a limpeza é essencial que você desembarace os fios, utilizando o auxílio de um pente com dentes largos para esse processo, desfazendo todos os nós e os deixando soltinhos.

Assim como os cacheados, pentear os fios secos, além de ser mais trabalhoso, causa frizz, ou seja, o banho é o melhor momento para realizar a tarefa!

Escolha o shampoo e condicionador certos

Ao fato de os fios ondulados terem partes lisas, especialmente próximo da raiz, é comum que haja confusão ao entender qual é o seu tipo de cabelo, e isso leva ao erro de utilizar cosméticos para os tipos lisos. Shampoos e condicionadores para cabelos lisos os deixam sem forma e, muitas vezes, com frizz, pesado e sem movimento.

embalagens do condicionador sobre pinceladas do próprio produto

Sempre escolha opções de produtos para o cabelo indicados para uso em ondulados ou até mesmo cacheados — as opções hidratantes também auxiliam na definição das mechas, aposte neles!

modelo com cabelo ondulado loiro posando em um restaurante chique

Como finalizar cabelo ondulado?

A lavagem e a escolha dos produtos são fatores essenciais na finalização das ondas, como vimos é preciso saber lavar, escolher os produtos certos e ainda aproveitar o momento para desembaraçar os fios.

Além disso, a finalização é muito prática e ajudará você a ter ondas perfeitas, olha só:

1. Escolha a toalha certa

Toalhas de microfibra e 100% algodão são opções que, além de terem uma ótima absorção de água, não abrem as fibras capilares (movimento que causa o frizz). O ideal é você ter uma toalha para o cabelo e outra para o corpo, nunca esfregando os fios para secá-los, para isso, basta enrolar o tecido para absorver o excesso de água e vá para a próxima etapa.

2. Fite os fios

A fitagem é muito comum nos tipos de cabelos cacheados e crespos, mas nem sempre ocorre no ondulado. Sempre fite os fios úmidos, espalhando o produto por todas as mechas. Você pode usar um creme de pentear, gelatina ou mousse para fazer a fitagem. Entenda a diferença:

  • Gelatina: A gelatina possui uma textura leve, sendo perfeita para auxiliar na redução do frizz e na definição das ondas. Por ter um efeito de longa duração, é uma excelente opção para quem deseja já acordar com as ondas definidas, preparando os fios no dia anterior;
  • Creme: O creme é ótimo para quem deseja saber como finalizar o cabelo ondulado 2b sem deixá-los pesados ou até mesmo sem movimento. Eles hidratam e protegem, possuem uma textura fluída e são práticos para manusear durante a fitagem.
  • Mousse: O mousse é uma escolha para quem sempre tem a necessidade de fitar os fios secos. De rápida absorção, ele reduz o frizz, define as ondas e as deixam cheias de movimento — sempre escolha um mousse que possua uma textura leve.

Para fazer a fitagem sempre divida os fios em partes e aplique o produto de sua escolha de maneira uniforme, espalhando bem e nunca deixando excesso.

3. Amasse os fios

Após fazer a fitagem, sempre faça o movimento de amassar as pontas em direção à raiz. Amassar os fios é uma técnica que devolve a forma natural das ondas, seja ele 2A, 2B ou 2C, já que durante o banho e na fitagem você esticar eles, agora é o momento de devolver sua forma natural.

Para auxiliar na finalização dos cabelos ondulados e garantir que eles fiquem mais definidos, faça um coque e prenda-o ainda úmido, deixando-os por, pelo menos, 30 minutos nesta posição — sem nunca deixá-lo secar preso. Após passado o tempo, solte o coque e penteie os fios com os dedos e os amasse novamente, reforçando as ondas.

4. Vai usar secador? Não esqueça do difusor

Secar os cabelos ondulados com o bico do secador faz com que as ondas fiquem sem forma e ganhem frizz. Para evitar uma ação negativa do secador, uma ponta difusora é indispensável!

O difusor faz com que o vento quente seja distribuído por todos os fios sem aquecê-los, fazendo com que fiquem alinhados e bem finalizados. Na falta de uma ponta difusora, uma touca difusora também auxilia na secagem e evita o frizz.

5. Finalize com óleo capilar

Após estar com os cabelos secos, aposte no uso de um óleo capilar para dar brilho e proteção aos fios. Nunca utilize em excesso e sempre espalhe levemente, penteando-os com os dedos e amassando novamente.

finalizadores e protetores térmicos sobre um fundo off white

Viu como é fácil finalizar suas ondas? Ao utilizar nosso guia de como finalizar o cabelo ondulado diariamente você garante ondas definidas e em frizz! Bora aplicar nossas dicas no seu haircare?

Continue lendo mais conteúdos sobre cuidados com os cabelos em nosso blog! Confira cortes para cabelos ondulados que irão valorizar os seus fios! Nos vemos por lá!

compartilhe