blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como passar batom matte sem errar e ressecar os lábios

Você ama o resultado do batom matte, mas, ao mesmo tempo, odeia o aspecto craquelado nos lábios? Vem cá aprender nossos truques para arrasar no bocão!

Redação Océane

07/03/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

modelo passando batom líquido matte em seus lábios, na cor marsala

O batom matte é aquele batom mais sequinho, super pigmentado que dura o dia inteirinho na boca. Foi uma febre entre 2014 e 2016 e, desde então, ocupa um lugar de destaque no necessaire de quem é apaixonado por maquiagem. 

O único “problema” desse batom é que muita gente sente dificuldade na hora de aplicar, justamente por conta da sua textura seca que borra mais facilmente na aplicação. Além disso, para ser um produto que fixa muito bem, ele tem bastante pigmento e poucos ativos hidratantes, o quer pode resultar nos lábios ressecados ao longo do dia. 

Mas calma! Se você gosta do efeito do batom matte, mas tem dificuldade na aplicação ou na usabilidade ao longo do dia, esse post é para você! Vamos compartilhar os melhores truques para você arrasar por aí! Vem com a gente!

Comece preparando, ou melhor, hidratando a boca

A gente sempre reforça por aqui sobre a importância da hidratação e, nos lábios, não poderia ser diferente. A região da boca é bem sensível e também precisa receber uma camada de hidratação, ainda mais, se você pretende aplicar um produto mais opaco e com tendência a ressecamento. 

Outro fator importante para acertar na aplicação do batom matte e não deixá-lo com aquele aspecto craquelado é criar uma rotina de hidratação dos lábios, usando algum hidratante labial regularmente para deixar os lábios lisinhos e sem aquelas pelinhas descascando, sabe?

frasco de máscara labial noturna sendo derramado sobre uma mesa rosê

Ah, vale pontuar também que dependendo do clima ou do seu tipo de pele, você pode ir aplicando lip balm transparente ao longo do dia para reforçar esse aspecto hidratado. 

O contorno labial pode ajudar bastante

Outro segredinho para aplicar batom matte sem errar, principalmente se for em tons mais escuros, é começar pelo contorno labial.

Para isso, você pode usar um pincel para detalhe com o próprio batom e desenhar em torno os lábios delimitando o espaço. Se preferir, também pode usar um lápis de contorno labial em tom nude para uniformizar o batom e demarcar.

Mas como a gente sabe que a mulherada gosta de praticidade, olha só a dica: na Océane tem batom matte em caneta que deixa todo o processo bem mais simples e rápido. 

O batom líquido matte é mais fácil de passar

O batom líquido matte é mais sequinho que um gloss e pigmenta bastante, porém ainda é mais cremoso do que um batom matte tipo bala ou em caneta, então, acaba sendo uma opção mais prática para quem tem dificuldades. 

O único cuidado que você precisa ter caso opte por essa opção é de retirar um pouquinho de batom na própria base do aplicador, porque sempre sai bastante e pigmenta muuuito podendo causar borrões. 

modelo segurando três embalagens de batom líquido próximos ao seu rosto

Veja também: 4 dicas para aplicar o batom líquido

Comece com as cores mais claras

Se você tá começando agora no mundo da maquiagem, é melhor se aventurar no universo do batom matte com uma cor mais clarinha, assim, se precisar limpar, o processo fica bem mais prático. 

Isso não significa que não deva experimentar cores mais escuras como um batom vermelho, viu? Já falamos sobre isso aqui no blog e podemos te ensinar como escolher o batom vermelho perfeito, o resultado fica lindo!

Errou? É só limpar com corretivo

Erros acontecem e mesmo com todo o cuidado e precisão na hora de aplicar seu batom matte, pode rolar um borradinho aqui e outro ali e tá tudo bem. O segredo para remover sem causar estragos no restante da make é usar um pincel fino ou até mesmo uma haste flexível (vulgo cotonete) com um pouquinho de corretivo para mascarar e, pronto! 

Gloss deixa um efeito lindo e garante mais hidratação

Diretamente dos anos 2000, os glosses e brilhos labiais voltaram com tudo! E, mais do que entrar na trend, aplicar um brilhinho por cima do batom matte confere uma camada de hidratação extra que evita o ressecamento dos lábios. 

O segredo para esse visual é ir reaplicando o gloss ao longo do dia para deixar os lábios sempre com aquele aspecto molhado do efeito glossy.

cinco lip gloss em tons de rosa, cobre e incolor sobre uma pincelada do produto

Como fazer o batom matte durar mais?

Hidratação, meu bem! Quanto mais hidratada a sua boca estiver, maior será a durabilidade do seu batom e garantir o tão sonhado acabamento intacto. Então, anota aí: mais do que a hidratação prévia, é necessário repetir esse processo diariamente, pela manhã e a noite. Deixe sempre em mãos um bom hidratante labial para não esquecer.

O que é bom para tirar batom matte?

O batom matte não quer sair por nada? Fica calma, meu bem, a gente tem um truquezinho para (quase) tudo no mundo da beleza! O jeito mais fácil de tirar o batom matte dos lábios é com demaquilante bifásico ou cleasing oil para derreter todos os resíduos.

Além disso, outra dica bacana para quem sempre enfrenta dificuldades com isso é inserir a esfoliação labial na rotina para remover todas as células mortas e pelinhas que deixam o batom grudado. Que tal colocar em prática? Dê uma espiada nas opções de batom matte.

Pronto amiga! Gostou do post? Esperamos que agora fique mais fácil para adotar essa técnica na rua rotina! Aproveite para aprender a passar conhecer os tipos de contorno labial e a maneira correta de fazê-lo. Até a próxima!

compartilhe