blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como tirar mancha de base da roupa: aprenda com a Océane

A base caiu em algum tecido ou você abraçou alguém maquiada? Vem ler o post de hoje para aprender 7 formas de como tirar mancha de base da roupa!

Redação Océane

11/10/2023

4 min de leitura

Redação Océane

4 min de leitura

pincelada de base líquida em um fundo neutro sem textura

Quem nunca derrubou base na roupa depois de já estar com o look pronto, não é mesmo? É só após passar por isso que a gente aprende a se vestir antes de se maquiar — ou não. ?

Mesmo que você não seja essa pessoa, a base também pode acabar manchando o lençol da cama, a toalha do banheiro e até a nossa própria roupa devido a uma colega que abraçamos.

Antes que você comece a pensar que não tem mais salvação, calma, porque isso acontece e a gente vai te ajudar a resolver! Existem várias receitinhas caseiras incríveis que você pode testar de como tirar mancha de base da roupa.

Sabe aquela história de que é preciso tirar a make antes de dormir? Vamos dizer que para os tecidos é a mesma coisa: quantos antes limpá-los, mais saudáveis e duradouros serão. Continue lendo o post de hoje para conhecer 7 opções de como tirar mancha de base da roupa rápido para salvar os seus looks.

10 pinceladas de base líquida do tom mais claro ao mais escuro

1. Lencinhos secos e algodão com água

Essa primeira forma é para quando a mancha de base está bem superficial — que geralmente acontece quando abraçamos pessoas maquiadas. Para essas situações, pegue um lencinho seco ou toalha e dê pequenas batidinhas na região até tirar o excesso do produto.

Feito isso, molhe um pedaço de algodão com água fria (água quente piora a situação, não esqueça) e esfregue na mancha de forma delicada para retirar o que tiver sobrado.

2. Sabão neutro ou detergente

Nos casos em que a base caiu no tecido e você já vai resolver logo em seguida, tire o excesso do produto com uma colher, espátula ou faca sem ponta. Em seguida, coloque um pouco de sabão ou detergente direto na mancha e esfregue até que ela suma. Enxágue logo depois.

Ambas as opções são ótimas para tirar a base de tecidos, mas certifique-se de que sejam as versões neutras do produto, ok? Se ainda ficar algum resquício da maquiagem, coloque a peça na máquina de lavar para terminar a limpeza.

3. Vinagre branco

O vinagre é um dos ingredientes culinários mais versáteis em termos de funções que pode assumir (vai desde tirar mancha de base até deixar as toalhas de banho mais macias). Sem contar que ele é super fácil de ser encontrado em qualquer mercado ou mercearia perto da sua casa.

Para a limpeza dos seus tecidos manchados com base, molhe a mancha com vinagre branco e esfregue outro pano ou escova macia nela até que saia por completo. Depois, é só lavar a peça normalmente.

4. Água oxigenada

Não é que a água oxigenada serve para mais coisas do que apenas nos fazer chegar em vários tons de loiros diferentes para o cabelo e pelos? Ela também pode ajudar a tirar mancha de base da roupa!

Para isso, faça uma mistura de água oxigenada com água e detergente líquido e aplique sobre a mancha. Esfregue o local de forma suave com uma escovinha, enxágue e termine o processo colocando a peça na máquina.

5. Vaselina

Essa opção é ótima se o que sujou foi, na verdade, a sua toalha de banho ou rosto. Para limpar, passe um pouco de vaselina no local e esfregue devagar e com cuidado. Depois que a mancha tiver sumido, lave a toalha com água morna e sabão neutro.

6. Demaquilante bifásico

Se você está se perguntando como tirar base de roupa branca, saiba que o demaquilante bifásico pode ajudar. Para limpar o tecido, com a ajuda de um algodão, aplique um pouco do produto na mancha e vá esfregando suavemente — tome cuidado apenas para não espalhar ainda mais a maquiagem.

7. Creme de barbear

É isso mesmo, o creme de barbear também é umas das opções que podem te ajudar em como tirar base da roupa, principalmente no caso das bases líquidas. Mas fique atenta porque ele só deve ser usado nos tecidos que podem ir para a máquina de lavar, combinado?

Dito isso, coloque um pouco do creme de barbear em cima da mancha e deixe agindo por 5 minutos. Depois, remova o produto com água e coloque a peça para lavar como de costume.

A base não saiu? Experimente deixar o tecido de molho

A mancha de base está mais difícil para sair do que você estava esperando? Então, antes de perder a calma e achar que perdeu sua peça de roupa favorita, experimente deixá-la por algumas horas de molho. Assim, a base vai amolecendo e fica mais propensa a sair com facilidade na hora da lavagem.

Para não esquecer: tire toda a maquiagem antes de dormir!

Agora que você já aprendeu o que tira base de roupa, vale lembrar que é super importante tirar toda a maquiagem e limpar a pele por completo antes de dormir, de forma a prevenir espinhas e o envelhecimento precoce — além de evitar manchas na roupa de cama, é claro! Te ensinamos todo o passo a passo para limpar a pele do rosto corretamente, vem ler!

compartilhe