blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como tirar tinta de cabelo da pele: 8 opções para testar

Pintou o cabelo e ficou com a pele toda manchada de tinta? Confira as 8 dicas que separamos para resolver o problema aí na sua casa mesmo!

Redação Océane

29/08/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Foto de uma pessoa tingindo seu cabelo com um tom ruivo meio rosado.

Pintar o cabelo todo, disfarçar os fios brancos ou até retocar a raiz é um evento à parte, fala aí! Esse pode ser um momento de puro estresse ou relaxamento, depende muito de quem faz e o quão você já está acostumada ao processo e à cor.

Se você é do time que faz tudo sozinha em casa, então possivelmente já deve ter manchado sua pele, roupas e até a unha com tinta de cabelo e sofreu para tirá-la depois…

Mas você não precisa mais sair com o rosto manchado logo após terminar de pintar o cabelo porque não conseguiu limpar. Nós te contamos 8 opções sobre o que é bom para tirar mancha de tinta de cabelo, acompanhe!

Foto de uma mulher com o cabelo pintado de ruivo, sem manchas na pele.

1. Removedor de manchas de tintura

O próprio nome já diz tudo: ele é o produto criado exatamente com a função de remover as manchas de tintura da pele quando pintamos o cabelo. Dá para encontrar um desse em lojas especializadas ou até mesmo em farmácias.

Vai sem medo, porque essa é a forma mais rápida, segura e fácil de deixar tudo limpinho. E se você for um profissional da área, com certeza é uma boa ideia ter um desse sempre à mão ?.

2. Óleo capilar, vegetal ou de bebê

Entre as opções de produtos que tiram a tinta de cabelo da pele estão alguns tipos de óleos diferentes para você testar: óleos vegetais, capilares, de bebê e até azeite.

Se optar pelos óleos vegetais, o de coco e o de amêndoas são ótimas opções (inclusive, esse último também é ótimo para tirar a tinta das unhas, assim como o demaquilante). Apenas evite o de melaleuca para prevenir irritações.

Se preferir usar o de óleo bebê, precisa saber apenas que sua ação não é imediata. É necessário deixá-lo agindo na pele por algumas horas para só depois lavar com um sabonete neutro e enxaguar.

Foto da embalagem do óleo capilar finalizador que ajuda a prevenir manchas de tinta na pele.

3. Vaselina

Assim como os diferentes tipos de óleos, a vaselina segue a mesma ideia quando o assunto é remover manchas de tinta de cabelo da pele. Ela é um produto emoliente que te ajudará nesse processo (principalmente se pintou os fios com aquele vermelho cereja ou preto que mancham mais).

Para garantir seus benefícios basta uma pequena quantidade do produto na região fazendo movimentos circulares. Depois é só passar um pedaço de algodão seco e, então, lavar a pele.

4. Hidratante

Você tem costume de pintar o cabelo no banheiro? Então talvez você tenha um creme hidratante por perto quando perceber que manchou alguma parte da sua pele.

Saiba que ele também é uma ótima opção para remover as manchas de tinta da pele! É só passar uma quantidade generosa do produto e deixar agir por uns minutos antes de tirá-lo com um pano úmido.

5. Vinagre

Já percebeu que o vinagre branco é um dos itens mais versáteis da sua cozinha? Ele pode ser usado para muitas coisas: temperar sua salada, limpar superfícies, conferir maciez às toalhas durante a lavagem e até tirar as manchas de tintura capilar da pele e das roupas.

Para ver a mágica acontecer, coloque um pouco do líquido em cima da mancha e esfregue gentilmente com uma escovinha para limpar. Vale a pena tentar!

6. Gel de cabelo

Aqui não tem segredo nenhum: é só passar o gel de cabelo que você usa por aí na região da pele que estiver manchada, massagear com os dedos por uns segundos e enxaguar. Antes de lavar, você também pode usar um algodão umedecido para retirar o excesso do produto com mais facilidade.

7. Pasta de dentes

Entre as soluções caseiras, a gente não poderia deixar o creme dental de fora, não é? Por mais estranho que pareça, ele também pode te ajudar a tirar a tinta de cabelo da pele.

Para testar essa opção você vai precisar umedecer a área manchada, passar a quantidade de pasta de dente necessária para cobrir tudo e fazer movimentos circulares até que resolva o problema. Por fim, limpe com água morna e pronto.

8. Bicarbonato de sódio e detergente neutro

Atenção: essa combinação deve ser evitada por quem tem pele sensível! Dito isso, se você optar por testá-la, precisará misturar a mesma quantidade dos dois ingredientes até que vire uma pastinha homogênea. Então ela funcionará como um esfoliante em cima da mancha de tinta.

A junção do bicarbonato de sódio e do detergente neutro também serve para tirar a mancha das roupas. Basta deixar a mistura bem consistente, esfregar pela mancha e deixar agir cerca de 5 minutos. Depois é só enxaguar ;).

Dica bônus: água morna!

Sim, a água morna também pode te ajudar a remover manchas de tinta do cabelo da pele! Claro, provavelmente demorará um pouco mais que as outras formas, mas também funciona.

É só esquentar um pouco de água até ficar morninha, molhar um algodão (não esqueça de apertar para tirar o excesso) e passar onde estiver manchado. Cuidado para não esquentar demais e acabar se queimando!

O que não é indicado para tirar tinta de cabelo da pele?

Te pedimos do fundo do coração: cuidado com as dicas muito diferentonas que você vê por aí. Nunca passe produtos de limpeza na pele, nem opções abrasivas ou corrosivas, combinado?!

Entre as opções que você deve evitar para não se machucar, causar ressecamento ou até irritações estão:

  • Álcool isopropílico;
  • Produtos de limpeza abrasivos ou à base de alvejantes;
  • Removedores de esmalte, principalmente se contiverem acetona;
  • Água sanitária;
  • Outros tipos de óleos que não os indicados anteriormente no texto;
  • Demais produtos químicos fortes.

Quanto tempo demora para sair a tinta da pele?

A resposta para essa dúvida é muito relativa, pois vai depender da cor da tinta utilizada (tons de loiro mancharão muito menos do que o preto, por exemplo), do tamanho da mancha e outros fatores. No entanto, no geral, elas saem em até três dias.

E se você tiver um compromisso logo em seguida ou simplesmente não quiser ficar com o rosto e mãos manchadas, fica tranquila porque é só testar uma das nossas dicas!

Como tirar tinta de cabelo da pele depois já secou?

Nesse caso, você pode usar as mesmas dicas de removedores, o único ponto é que precisará de um pouco mais de paciência e, talvez, persistência. Mas dará certo!

A gente sabe que nem sempre dá para fazer o que é ideal — até porque pode ser que você nem tenha visto a mancha na mesma hora que pintou os fios — e está tudo bem.

Como tirar a tinta de cabelo do couro cabeludo?

Se o que ficou manchado foi o couro cabeludo e não a sua pele, você pode apostar em uma limpeza bem completa com seu próprio shampoo. Vale massagear o couro cabeludo com movimentos circulares usando a ponta dos dedos. Conforme você for lavando os fios, a tinta vai saindo e você ainda ativa a circulação sanguínea da área.

Dicas para evitar manchar a pele com tinta de cabelo

Agora que você conferiu todas as dicas de como tirar manchas de tinta de cabelo da pele e do couro cabeludo, que tal aprender como preveni-las? Assim, as próximas vezes serão bem mais fáceis ?.

O primeiro passo é proteger a pele, seja com pomada de silicone, vaselina ou creme hidratante. Foque em passar o produto nas regiões como orelhas, nuca, testa e contorno da raiz do cabelo. Além disso, invista em luvas de borracha para fazer a aplicação da tintura e deixar suas mãos longe de toda a “bagunça”.

E não basta só pintar o cabelo e achar que ele ficará perfeito todos os dias a partir de agora, porque não é bem assim… Então vem com a gente porque separamos os 7 produtos que você precisa para cuidar dos seus cabelos coloridos e deixá-los sempre lindos!

compartilhe