blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como usar finalizador de cabelo? Veja 5 opções!

O finalizador de cabelo em sua rotina de cuidados é uma maneira de proteger seus fios dos desafios do dia a dia. Acesse e aprenda formas de usá-lo!

Redação Océane

21/09/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

Foto dos 8 finalizadores capilares da Océane.

Finalizador de Cabelo: como, quando e onde usar?

Quem não quer um cabelo lindo e protegido, não é mesmo? É para isso que o finalizador de cabelos existe. Esse produto, muitas vezes em forma de óleo, desempenha diversas funções essenciais para a beleza e saúde dos fios. O finalizador auxilia no combate aos frizzes e mantém as madeixas hidratadas.

Além disso, esse óleo repara e reconstrói a fibra capilar, conservando a umidade interna dos fios. Ele tem inúmeros benefícios e é ótimo para adicionar no seu cronograma capilar. Continue lendo para descobrir como esse produtinho pode revolucionar sua rotina de cuidados capilares.

Foto dos óleos capilares, reconstrutor, shampoo a seco, protetor térmico e outros.

5 formas de usar o óleo finalizador de cabelo

O óleo finalizador desempenha um papel multifacetado na saúde capilar e pode ser usado de maneiras distintas com finalidade diferentes. Separamos 5 delas que podem salvar seus fios naqueles dias difíceis:

1. Finalizador para controle de frizz

Se o objetivo é controlar o frizz e reparar as pontas, você pode aplicar o produto com o cabelo molhado ou seco. Acompanhe o passo a passo:

  1. Despeje uma pequena quantidade do finalizador na palma de sua mão;
  2. Esfregue uma mão na outra;
  3. Envolva sua mão nos fios de cabelo, deslizando suavemente;
  4. Foque em passar o produto do meio para as pontas;
  5. Sem adicionar mais produto, passe a mão do topo do cabelo para baixo, tirando os frizz.

Após esse processo, não enxágue o cabelo, pois ele já estará radiante.

Foto do óleo finalizador capilar com efeito anti-frizz.

2. Finalizador após escova, babyliss ou prancha

Sabia que o finalizador de cabelo é um match perfeito com o protetor térmico? Antes de começar a escovar, alisar ou modelar os cachos, é de extrema importância que você proteja seus fios da alta temperatura, com o protetor térmico. Após algum desses processos, o utilize o finalizador capilar da mesma forma explicado no tópico acima.

Além do finalizador também combater o frizz nessa questão, repara as pontas com aspecto de seco e deixam os fios brilhosos, que muitas vezes se perde após usar escova, prancha ou babyliss.

Foto do protetor térmico capilar anti-frizz da Océane.

3. Pré-praia ou piscina

Não dá para negar que após curtir o dia na praia ou na piscina, o cabelo fica em uma situação terrível, com um aspecto seco e sem brilho. Para isso não acontecer, o finalizador protege seu cabelo do cloro, do sal do mar e também dos raios UVA e UV. Antes de entrar na água, passe o finalizador por todo cabelo, espalhando bem o produto.

Aqui você pode utilizar um pouquinho a mais, em relação às outras vezes, desta forma, criando uma barreira para que os fatores externos não agridam seus fios.

Os dias de praia merecem uma atenção maior, pois o cabelo está disposto a vários impactos, pensando nisso, separamos esse post perfeito para os dias ensolarados no litoral: 10 dicas de cuidados com o cabelo de praia.

4. Hidratação

Apenas com algumas gotinhas do óleo finalizador na sua máscara de hidratação capilar, é possível potencializar os efeitos que beneficiam a saúde dos seus fios deixando o cabelo ainda mais bonito. Para isso:

  1. Aplique 10 gotas de óleo finalizador na máscara capilar;
  2. Misture o máscara com o óleo;
  3. Aplique a mistura suavemente por todos os fios;
  4. Aguarde o tempo indicado pela máscara;
  5. Enxágue em água fria.

Foto do óleo finalizador capilar para hidratação e brilho.

5. Umectação

A umectação é a hidratação feita a partir de óleos, fazendo com que o cabelo absorva os nutrientes que o compõem, deixando bem hidratados e com fios fortes. Essa hidratação deve ser feita antes de lavar o cabelo. Para a umectação faça:

  1. Aplique uma boa quantidade nas pontas do cabelo;
  2. Escove o cabelo das pontas à raiz, delicadamente;
  3. Deixe o produto agir por pelo menos duas horas;
  4. Lave o cabelo normalmente.

Pode usar óleo finalizador em cabelo liso e enrolado?

O finalizador capilar pode ser usado em todos os tipos de cabelo e contém ativos que beneficiam todos os fios. Independentemente se o cabelo é liso, ondulado, seco, ou oleoso, o uso adequado do óleo finalizador pode melhorar a saúde e a aparência dos fios. Também pode ser utilizado tanto no cabelo molhado quanto no cabelo seco.

Foto do óleo capilar que oferece brilho, maciez e combate o frizz dos fios.

Cabelo liso

Apesar de muitas pessoas terem medo de deixar o fio com aspecto oleoso e pesado, o uso correto do óleo é benéfico. O importante é nunca passar o óleo na raiz e colocar pouca quantidade na mão, apenas o necessário para reparar os fios.

A utilização do finalizador traz luminosidade e aparência saudável ao cabelo. Importante casar o seu uso com o protetor térmico quando houver o uso de secador e prancha. Finalizador após o uso de aquecedores, traz um acabamento radiante, sem ressecamento. 

Cabelo enrolado e crespos

O óleo finalizador ajuda a manter uma hidratação em cabelos enrolados e crespos uma vez que esse tipo de fio já tem uma tendência a ficar ressecado mais facilmente.

O produto deve ser usado em pouca quantidade, para não ficar oleoso, mas passando em todos os fios, deixando-os definidos. Após passar no comprimento, você pode subir com o que sobrou na mão até o topo do cabelo, passando suavemente.

Posso o finalizador de cabelo na raiz?

O finalizador nunca deve ser aplicado na raiz, apesar de nosso produto conter ativos que cuidam e hidratam o couro cabeludo. A aplicação direta próxima ao couro cabeludo pode causar excesso de oleosidade e causar um aspecto pesado aos fios. Por isso, passe apenas o que sobrar na mão, levemente nos fios próximos ao couro.

Benefícios do óleo capilar

Agora que você já entendeu um pouco sobre o finalizador de cabelo e as maneiras de usar, entenda melhor sobre os benefícios e ativos que ele contém.

Efeito regenerativo

O finalizador capilar, não atua apenas como reparador de frizzes e protetor contra danos, mas também desempenha uma ótima função de regeneração. O óleo, regenera os fios agredidos por danos:

  • Físico: escovação agressiva, desgaste da fibra capilar por conta de atrito de amarradores ou penteados;
  • Químico: tintura e alisamento, como progressiva;
  • Térmico: uso frequente de pranchas, secadores e modeladores de cachos;
  • Ambientais: mudanças climáticas e poluição.

Óleo rico em Aminoácidos

O finalizador para cabelo, é rico em aminoácidos. O aminoácido é uma substância orgânica, na sua formulação para produto capilar desempenha a função de fortalecer a fibra do cabelo, garantir luminosidade e maciez. Perfeito aliado na composição do finalizado, deixando o cabelo lindo e sedoso.

Ativo Pro Care Aox

Ativo Pro Care Aox, é uma substância, com função antioxidante que previne o envelhecimento dos fios e combate o estresse oxidativo. Para manter um cabelo jovem e bonito para sempre. Além de entregar brilho e maciez.

Outros componentes benéficos do finalizador capilar

O finalizador de cabelo, tem inúmeros componentes que faz uma fórmula tão eficaz, mas separamos alguns deles para apresentar a você, como:

  • Óleo de alecrim e Cúrcuma: tratam o couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e a redução de caspa. Ajudam no crescimento de cabelo e até na redução de queda capilar;
  • Camomila Recutita: contém propriedades nutritivas, revitalizando os fios de cabelo;
  • Chá-verde: compõe o efeito antioxidante e de proteção solar UVA e UV;
  • Ácido Glutâmico: fortalece os fios de cabelo e
  • Polyquaternium 10: protege os cabelos danificados por química.

Foto do finalizador capilar para cabelos coloridos ou descoloridos.

Para aprender mais sobre como cuidar de cabelos danificados, acesse nosso conteúdo específico sobre o tema!

Esse óleo capilar, tem grandes propriedades de vantagem para um cabelo bonito e saudável. Incluir o finalizador de cabelo em sua rotina de cuidados é uma maneira de proteger seus fios dos desafios do dia a dia. Esse é um produto indispensável para quem quer estar sempre com um cabelo radiante, brilhante e macio.

Espero que tenha gostado desse finalizadores de cabelo incrível. Se você quer saber mais sobre hidratação completa, não deixe de ver essas dicas para ter fios macios e saudáveis.

Até a próxima!

compartilhe