blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como usar máscara capilar? A Océane explica!

Afinal, tem jeito certo de usar máscara no cabelo? Sim e nós vamos te explicar tudinho! Acesse e confira nosso guia sobre como usar máscara capilar!

Redação Océane

15/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo segurando um máscara de tratamento capilar com as duas mãos e próximas ao rosto

A máscara capilar foi desenvolvida para tratar os cabelos de maneira mais profunda. Elas são as maiores aliadas dos fios danificados e ressecados, pois agem neles trazendo força, reconstrução e proteção.

O que nem todos sabem, é que existe um jeito correto de utilizá-la. Como a frequência de aplicação, o tempo para deixar agindo nas madeixas e se precisar usar com condicionador ou não, entre outros aspectos.

Para adotar esse produto em seu cronograma capilar é super importante conhecer esses detalhes. Então continue a leitura e aprenda de uma vez por todas: como usar as máscaras de tratamento!

Condicionador + máscara capilar dá match?

Você pode e deve utilizar os dois em conjunto! Isso porque a máscara de tratamento age no interior dos fios — hidratando, nutrindo e reconstruindo. Elas precisam ser aplicadas com o cabelo limpo e as cutículas abertas, para cuidar da parte interna das madeixas.

quatro condicionadores separados por suas respectivas cores base: amarelo, azul e rosa claro

Os condicionadores têm poder de selar os fios, abertos na etapa da limpeza, com o uso do shampoo. Além disso, eles também hidratam as cutículas externas. Por isso é muito importante usá-los após a máscara. A combinação dos dois é perfeita para potencializar os efeitos de cada um!

Pode usar máscara toda vez que lavar o cabelo?

Depende, você lava o cabelo todo dia? Então, não. Por isso é recomendado o uso semanal do produto. Assim você poderá manter uma rotina de tratamento mais leve e muito eficiente. Escolhendo a fórmula ideal para seu cabelo, não tem erro!

Apesar dela ter componentes mais intensos, você pode usá-la sempre que sentir seu cabelo seco. O único cuidado é com o excesso, pois usar demais deixa o cabelo oleoso e pesado, principalmente se seus fios são finos ou com tendência gordurosa.

Quanto tempo pode ficar com a máscara no cabelo?

Você pode ficar com o produto no cabelo por horas, mas isso não significa que potencializará o efeito dele. As máscaras capilares indicam em sua embalagem o tempo necessário para atingir seu objetivo, geralmente, são de 10-30 minutos. As fórmulas são desenvolvidas para cumprir o efeito desejado naquele período.

Então, ficar um intervalo maior com elas no cabelo, apenas consumirá seu tempo. Se no produto diz que ele precisa agir por 10 minutos, após esse período você já pode enxaguar e finalizar o processo com o condicionador, por exemplo!

Todos as madeixas precisam de tratamento com máscara?

Isso mesmo que você leu. É essencial utilizar as máscaras de hidratação, nutrição, ou reconstrução pelo menos 2 vezes por mês. Todos os cabelos precisam de cuidados mais intensos, até os mais saudáveis.

Utilizar só o condicionador em sua rotina capilar não irá tratar os fios internamente. Esse produto só consegue agir na parte externa do cabelo selando e hidratando. As máscaras agem por dentro, nutrindo a parte interna dos fios. Por isso, adote uma máscara capilar pra já!

Principalmente se você precisa salvar o cabelo danificado ou ressecado por conta da descoloração, uso excessivo de chapinha e outros fatores. O tratamento é fundamental!

Como escolher a máscara ideal para meu cabelo?

Existem três principais tipos de máscaras: nutrição, hidratação e reconstrução. Além disso, elas podem ser específicas para cabelos cacheados, lisos, secos, enrolados, entre outros. Por isso é importante optar pelo item que melhor atenderá suas necessidades!

duas máscaras de tratamento para cabelos quimicamente tratados, uma sobre a outra e a de cima está derramando o produto

Lembrando que você pode combinar o uso desses produtos, por exemplo: hidratação + reconstrução. Mas sempre alterne os dias! De preferência, estabeleça um cronograma de utilização, para haver um intervalo de aplicação entre elas.

Como usar a máscara capilar?

É recomendado o uso apenas no comprimento dos fios, nunca na raiz, ok? Isso porque eles possuem componentes intensos, que podem deixar o cabelo mais oleoso.

As máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução devem ser aplicadas em quantidade correta. Utilize o produto de acordo com a medida das suas madeixas. Se seus fios são mais grossos, fique livre para aplicar uma dosagem maior. Veja a ordem correta de utilização dos itens de tratamentos capilar:

  1. Lave bem o cabelo da raiz as pontas com shampoo;
  2. Separe as madeixas em mechas e aplique a máscara no comprimento dos fios;
  3. Deixe o produto agir de acordo com a indicação na embalagem;
  4. Enxágue o cabelo e se preferir, complete processo com o condicionador;
  5. Finalize da forma como preferir!

Enquanto a máscara age, você pode aproveitar para realizar outras higienes do banho. Fácil né? Então não deixe de adotar uma rotina de tratamentos capilar para sua vida!

embalagem de máscara de tratamento para cabelos normais fechada

Cuidados para preservar a máscara capilar

São necessários alguns cuidados para manter a integridade dos produtos. Essas medidas fazem eles durarem por mais tempo, sem perder aquele efeito mágico.

Evite colocar a mão dentro da embalagem

Nossas mãos contêm bactérias e fungos, que podem acelerar o processo de oxidação do produto. Existem medidores e coletores específicos para essa função.

Não deixe a máscara aberta

Nada de deixar a máscara aberta, ainda mais se guardá-la na área molhada do banheiro. A água consegue alterar a concentração dos componentes do produto.

Não deixe a máscara em locais quentes

O Sol marca presença no seu banheiro? Que maravilha, só não deixe ele chegar na máscara. A combinação de mormaço + umidade é perfeita para proliferar bactérias e fungos. Esse processo pode interferir diretamente na formulação das nossas queridinhas.

Então se você planeja manter o efeito da sua máscara pelo tempo de vida útil, guarde-a em armários livres de gotículas. E sempre mantenha o produto fechado, mesmo durante o banho — pegue a quantidade necessária e pronto!

As máscaras capilares são incríveis! Elas atuam na parte interna dos fios trazendo deixando o cabelo saudável, hidratado e brilhoso. Por isso não deixe de utilizá-las de forma eficiente. Aproveite e veja nosso post sobre nutrição capilar. Aprofunde-se mais sobre os cuidados com o cabelo e adote uma rotina, para obter resultados maravilhosos!

compartilhe