blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como usar velas aromáticas: 5 opções de quando acendê-la

As velas aromáticas conquistaram os corações de muita gente, mas em quais momentos acendê-las? A gente te conta (e damos dicas de como cuidar delas)!

Redação Océane

09/08/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Imagem de uma vela aromática da Océane.

Todo o sucesso das velas aromáticas — que ajudou a originar vários dos aromas que vemos hoje — por aí tem uma razão: elas são uma delícia e podem ser usadas para propósitos diferentes.

As velas perfumadas são perfeitas para acender em um dia estressante, para energizar a casa, dar uma vibe a mais no ambiente e até para potencializar o seu momento de aromaterapia.

Separamos 5 situações (+ uma bônus no finalzinho do texto) que pedem para você acender uma dessas velas. Vem com a gente conhecer como usar velas aromáticas e aproveite para aprender como relacioná-la ao Feng Shui e até conferir algumas dicas de como cuidar da sua vela para que ela dure muito mais.

Foto de uma pessoa acendendo uma vela aromática.

1. Durante um banho relaxante

Teve um dia agitado ou estressante e tudo o que você quer é tomar um banho relaxante? As velas aromáticas podem ser suas aliadas. Ligue o chuveiro ou a água da banheira em temperatura morna, acenda uma vela perfumada e relaxe!

Se você tiver uma banheira, experimente jogar alguns sais de banho na água para deixar esse momento ainda mais gostoso e especial — um livro, suas músicas favoritas e uma boa taça de vinho (só para maiores de idade, hein) também podem ajudar. ?

2. Enquanto trabalha ou estuda

A hora de trabalhar ou estudar exige bastante concentração. Então, que tal acender uma vela de Capim Limão e Gengibre para te ajudar nessa missão?

As propriedades refrescantes e revigorantes das notas de capim-limão vão te dar mais disposição, concentração e ainda ajudar a aliviar o cansaço, o estresse e a fadiga mental. O gengibre vem para completar as notas dessa vela calmante, com sua ação de limpeza e descongestionante.

Foto de uma pessoa em um ambiente organizado, lendo um livro, com uma vela aromática acesa.

3. Durante a meditação, yoga ou Tai Chi Chuan

O seu momento de paz, conexão consigo mesma e atividade física pode ficar ainda mais especial quando acender uma vela aromática! Ela vai deixar o ambiente perfumado, te ajudar a concentrar e ainda te dará a sensação de bem-estar que você precisa.

Experimente acender uma vela de Gardênia e Tuberosa, ela tem um aroma mais floral e adocicado que promove alegria e conforto. Temos certeza de que você vai amar.

4. Em um jantar romântico

Tem coisa mais perfeita que acender uma vela no seu jantar romântico? A vela de Bergamota e Âmbar super combina! Ela tem notas envolventes que misturam o cítrico da bergamota com o amadeirado do âmbar para um aroma que permanece no ambiente.

Além disso, ela é uma ótima opção de vela perfumada para ambientes. Experimente colocá-la no seu quarto ou sala e vai entender o que estamos falando.

5. Enquanto lê seu livro de cabeceira antes de dormir

Desligar as notificações do seu celular, deixá-lo de lado e ler algum livro que goste por 15 minutos ou mais antes de dormir é a forma perfeita para ter uma boa noite de sono.

Mas, acredite, ela pode ser ainda melhor: acenda uma vela calmante e inclua os itens de aromaterapia em sua rotina noturna. Sem contar que ela ainda pode se tornar uma vela aromática decorativa para ficar na sua mesinha de cabeceira.

Velas aromáticas no Feng Shui

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que estuda a energia dos ambientes para deixar todos os cômodos da casa integrados e com aquela sensação de bem-estar que um lar precisa, sabe? Se você está querendo adotá-lo, saiba que as velas estão super ligadas à técnica. Vem entender!

A ilustração mais didática e clara é pensar no que a vela faz em um ambiente escuro. Ela ilumina, não é? É exatamente essa propriedade de levar luz, calor, harmonia e equilíbrio que as velas possuem dentro do Feng Shui.

E, além da luz, as velas aromáticas ainda contam com seus perfumes para dar ainda mais sensações ao ambiente. Vale a pena experimentar e colocar a sua vela aromática no banheiro, por exemplo.

Foto das velas aromáticas: mini vela oceane, vela padrão e vela com três pavios.

5 passos para cuidar da sua vela aromática para ela durar mais

De nada adianta comprar as velas mais cheirosas se elas não fizerem a queima certa e acabarem mais rápido que o normal, não é? É por isso que separamos 5 passos super fáceis para você aprender a cuidar do jeito certo das suas velas.

  1. Nada de acender uma vela e esquecê-la lá, hein! Outra coisa: mantenha-as longe de crianças e animais para prevenir acidentes;
  2. Espere até que a cera líquida chegue até a borda do vidro antes de apagar sua vela. Assim, você não desperdiça nada (sabe aquelas velas que derretem só o meio e a borda fica cheia de cera que não foi derretida? É por isso aí);
  3. Não deixe sua vela queimando por muitas horas seguidas, principalmente se o recipiente for de vidro para que ele não superaqueça (o tempo exato depende do tamanho de cada vela);
  4. Ao contrário de assoprar o pavio para apagá-lo, coloque um pires “fechando” a sua vela para acabar com o oxigênio que alimenta o fogo. Assim, você não joga fuligem na cera e preserva o aroma original;
  5. Após apagar a sua vela, apare o pavio com uma tesoura deixando-o com cerca de 5mm para que ele queime corretamente na próxima vez.

FAQ Océane: tire suas dúvidas sobre as velas aromáticas

Ficou com alguma dúvida sobre as velas aromáticas? Vem que preparamos um FAQ em que você encontra as dúvidas mais frequentes por aqui!

Quais os aromas de velas mais vendidos na Océane?

Se você quer saber qual melhor aroma para velas, somos suspeitas para falar porque amamos todos, mas a vela de Bergamota com Âmbar com 3 pavios tem nosso coração ❤.

Onde colocar velas em casa?

Em todos os lugares! Brincadeiras à parte, além de super cheirosas, as velas aromáticas também são decorativas. Ou seja, fica linda em todos os cantinhos: banheiro, quarto, sala, cozinha e até no corredor.

Pode deixar a vela acesa a noite inteira?

Não! Deixar a sua vela acesa por muito tempo e, principalmente, sem supervisão, é muito perigoso. Pense com a gente, ela pode acabar queimando algo que está por perto e iniciar um incêndio ou pode superaquecer o vidro e estourá-lo.

A vela aromática acaba rápido?

Nananinanão. O tempo exato de queima depende do tamanho da sua vela e também da matéria-prima que ela é feita, no entanto, esse tempo é lá pelas 25 horas ?.

Vela aromática + skincare = o combo perfeito

Você achou que a gente ia esquecer de falar sobre o skincare, né? Pois bem, saiba que ele é outro momento incrível para acender uma vela perfumada.

A gente sabe que o momento de cuidar da sua pele é quase terapêutico, então que tal deixá-lo ainda mais gostoso durante a sua rotina de skincare diurna e noturna? Acenda uma vela perfumada e aproveite o momento!

compartilhe