blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Conheça o tratamento o scab hair e como fazê-lo!

Scab hair é aquele cabelo seco que nasce no início da transição capilar, sabe? Mas, dá para deixar ele esse fio mais bonito com os cuidados certos. Veja!

Redação Océane

14/03/2023

9 min de leitura

Redação Océane

9 min de leitura

modelo olhando no espelho o cabelo com scab

Se você deu adeus para as químicas e tá lidando com o processo de transição capilar, as chances de você ter um scab hair são altas, viu? Essa é uma característica bem comum de quem tá passando por esse processo, porque é justamente a partezinha do fio que fica entre o cabelo com química e o cabelo natural. 

Para entender melhor porque isso acontece, quais são as causas, formas de tratamento e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, vem com a gente nesse post! Vamos explicar todos os detalhes e, ainda, compartilhar algumas diquinhas incríveis para cuidar desse fio. 

O que é scab hair?

O nome scab hair vem do inglês, que em tradução literal, seria “ferida no cabelo”. E, na prática, é mais ou menos, isso, tá? Afinal, é um cabelo machucado que tá lidando com a cicatrização. E, quando a gente fala em cicatrização, dá para fazer a mesma alusão com um machucado tá? Uma região que sofreu algum atrito e está se recuperando. 

Ou seja, de forma geral, podemos falar que scab hair é do fio que foi danificado, geralmente por procedimentos químicos como escovas alisadoras e descoloração e necessita de cuidados para recuperar a porosidade e o brilho. 

mulher de costas segurando o cabelo com as duas mãos

Como saber se meu cabelo está com scab hair?

Uma dúvida muito comum entre a galera que está passando por transição capilar é entender se é cabelo danificado, quebrado ou scab hair e isso é super normal, viu?

A diferença é que o scab hair além de fraco já nasce fragilizado, ou seja, fica com um aspecto seco bem próximo da raiz. Em comparação, o cabelo quebradiço costuma apresentar sinais do meio para as pontas. 

Como identificar scab hair cabelo liso?

Para identificar se você tem scab hair ou um cabelo quebrado, você precisa olhar a textura dos fios, que geralmente já nascem com pontas duplas com um aspecto mais grosso que os demais. 

Como identificar scab hair cabelo ondulado?

Já no cabelo ondulado, as chaces de quebra são um pouco maiores, porque a aparência dos fios fica ainda mais seca e até com aquele visual espigado e cheio de frizz. É um pouquinho mais difícil para modelar e nota-se desde a raiz um fio bem danificado.

Para deixar o visual mais arrumadinho e disfarçar o scab hair, vale a pena ir variando na finalização do cabelo ondulado, sem usar fontes de calor, tá?!

Como identificar scab hair cabelo cacheado?

No cabelo cacheado, a principal característica é que mesmo molhado e com bons cremes o fio costuma embaraçar muito logo na raiz. É essencial tomar cuidado na hora de pentear para não piorar os danos. 

Qual é a causa do scab hair?

Adivinha só? Os procedimentos químicos são (mais uma vez) os grandes vilões da história! Entretanto, a gente precisa reforçar que esse problema não acontece só por conta das escovas progressivas da vida, viu? Também pode ter relação com descolorações e outros procedimentos químicos e até mesmo mecânicos como o uso excessivo de fontes de calor — vulgo secador, chapinha e babyliss. 

Como tratar scab hair?

Para tratar o scab hair, o primeiro passo é dar adeus às químicas que causaram os problemas. Mesmo tomando alguns cuidados, a química sempre prejudica a saúde dos fios, não tem jeito. Então, o melhor jeito é começar seu processo de transição capilar quanto antes. 

Além disso, anote na agenda, escreva no espelho, cole um post-it no computador ou qualquer outra coisa para não se esquecer que: é um processo temporário. Tenha um pouquinho de paciência que logo seu couro cabeludo se recupera e tudo volta ao normal.

Cronograma capilar

Outro cuidado que faz toda a diferença é aderir ao cronograma capilar, dando ênfase na etapa de nutrição para criar um tipo de camada de proteção. Para te ajudar, montamos uma sugestão de cronograma, olha só:

kit de tratamento para cabelos quimicamente tratados em um banheiro amarelo

  • Semana 1: máscara de nutrição + máscara de hidratação + máscara de reconstrução;
  • Semana 2: máscara de nutrição + máscara de hidratação + máscara de nutrição;
  • Semana 3: máscara de hidratação + máscara de nutrição +máscara de reconstrução;
  • Semana 4: máscara de hidratação + máscara de hidratação + máscara de nutrição.

A hidratação é usada para repor a água da fibra capilar e ajuda a devolver o brilho para os cabelos ressecados e opacos. Vale a pena investir em máscaras de hidratação com vitaminas, pantenol, ceramidas e mais. 

kit de tratamento para cabelos normais espalhados em um banheiro rosa

A nutrição é um tratamento para repor os lipídeos, ou seja, a oleosidade natural (e muito benéfica) que nosso próprio couro cabeludo produz, devolvendo o brilho e ajudando com o frizz. Geralmente as máscaras de nutrição são ricas em óleos e manteigas vegetais como a manteiga de karité. 

A etapa de reconstrução é essencial para repor as proteínas e, principalmente, a falta de queratina que causa aquele aspecto poroso e ressecado. Neste caso, vale a pena investir em máscaras de reconstrução com queratina, creatina e outras proteínas. 

Com esses cuidados, é possível notar que pouco a pouco o cabelo vai se reestabelecendo e dando vida aos fios naturais com mais força e brilho. Tenha paciência no processo que os resultados vão valer a pena. 

Vitamina T, de tesoura

O corte é o jeito mais fácil de tratar o scab hair, porém, como a gente explicou, ele costuma ficar bem perto da raiz, resultando em um visual bem radical — que, geralmente, não é o que as pessoas têm buscado. 

Mas calma, tem como tratar o scab hair sem cortar todo o cabelo! Para dar uma melhorada e acelerar esse processo (porque a gente sabe que você é ansiosa), um bom corte pode ajudar a dar forma para os fios e ir removendo aquelas partezinhas danificadas.

Quanto tempo leva para se livrar do scab hair?

A gente até queria, mas infelizmente, não tem uma resposta exata de quanto tempo leva para dar adeus ao scab ir e ficar com um cabelo lindão e seguir sua transição capilar tranquilamente. 

Tudo depende dos danos que seu cabelo sofreu, do seu estilo de vida como alimentação e ingestão de água, tipo de produtos usados no cronograma e mais. Ou seja, é preciso ter muita paciência e cuidar de cada fiozinho com amor e carinho. 

Mas fica tranquila que você não tá sozinha nessa, viu? Aqui na Océane nós temos uma linha completinha de hair care e sempre compartilhamos dicas e outras informações sobre o universo dos cabelos aqui no nosso blog!

compartilhe