blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Conheça os benefícios do carvão ativado para a pele

Entenda sobre os benefícios do carvão ativado, a diferença dele e do carvão vegetal e para quem ele é indicado no blog de hoje. Te esperamos!

Redação Océane

20/10/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

embalagem com máscara facial de carvão ativado ao lado de pinceladas do próprio produto

No mundo dos cuidados com a pele, sempre estamos em busca de ingredientes inovadores e eficazes. E, vez ou outra, alguns cosméticos naturais vão ganhando destaque, como é o caso do carvão ativado!

Se você já se perguntou para que serve o carvão ativado, quais são seus benefícios e até se existe diferença entre ele o carvão vegetal, este guia é para você.

Vamos te contar tudo sobre esse ingrediente, além de responder às suas perguntas mais frequentes sobre o uso do carvão ativado no skincare. Vamos juntas!

O que é carvão ativado?

O carvão ativado um ingrediente presente na natureza, de lugares como cascas de coco e madeira. Este tipo de carvão passa por um processo especial de ativação que envolve altas temperaturas e um processo de oxidação. Isso resulta em uma estrutura altamente porosa, a chave para sua alta capacidade de absorção.

vidro com pedras de carvão ativado e uma colher com farelos em cima

Diferença entre carvão vegetal e carvão ativado

Muita gente acha que eles são a mesma coisa, mas não é bem verdade! Embora ambos se originem do mesmo material, o processo de ativação ao qual o carvão ativado passa dá a ele propriedades únicas. Ou seja, os dois são vegetais, tendo diferença nas propriedades e usos de cada um. Isso significa que o carvão ativado é diferente do vegetal, mas o mesmo de carvão vegetal ativado. Agora fez sentido?

Enquanto o carvão vegetal é usado para combustão — para colocar na churrasqueira mesmo —, o carvão ativado ou carvão vegetal ativado vai para o lado oposto, sendo empregado em diversos setores, incluindo o de cuidados e limpeza profunda da pele.

Funções e benefícios do carvão ativado

Essa belezinha chamada de carvão ativado tem habilidades maravilhosas de absorção, purificação e desintoxicação. Ele atua como ímã, atraindo e absorvendo impurezas, excesso de óleo e toxinas da pele. Por ser mais suave, ele é adequado para uma variedade de tipos de pele, proporcionando uma limpeza profunda sem desencadear irritação.

O carvão ativado também se destaca por sua habilidade em eliminar impurezas profundas da pele. Ele penetra nos poros, remove a sujeira, bactérias e resíduos de maquiagem, prevenindo obstruções e acne. Utilizar produtos com carvão ativado significa oferecer à sua pele uma limpeza revitalizante e profunda.

Hoje ele é muito encontrado em várias fórmulas de produtos de skincare, como as máscaras faciais de carvão ativado, cápsulas e comprimidos, já que ele pode ser quebrado em partículas bem pequenas e é super versátil.

Benefícios do carvão ativado para o rosto

O carvão ativo é um ingrediente natural ótimo para remover impurezas e fazer aquele detox. Mas sabia que, além de ser eficiente para a pele, ele também pode apresentar benefícios para os cabelos? Olha só tudo o que ele pode fazer:

  1. Controla da oleosidade da pele: ele absorve o excesso de óleo, deixando a pele com um acabamento matte e fresco;
  2. Combate a acne: absorve toxinas e equilibra a produção de sebo, ajudando a reduzir a acne, eliminando as causas subjacentes e prevenindo futuros surtos;
  3. Deixa a pele com aspecto mais jovem: remove impurezas profundas e minimiza a aparência dos poros, proporcionando uma pele suave e rejuvenescida;
  4. Ajuda a limpar o couro cabeludo: desobstrui os poros do couro cabeludo retirando todas as impurezas, remove as células mortas, limpa profundamente e previne o surgimento de caspas;
  5. Elimina a oleosidade excessiva dos fios: o ativo faz isso sem agredi-los;
  6. Estimula o crescimento do cabelo: por deixar os fios e couro cabeludo livre de impurezas, colabora e estimula para que ele cresça de forma saudável, além de diminuir a queda.

Vale a pena incluir esse ingrediente no seu momento de skincare, porque ele não atrai as células de água e sim as de gordura. Ou seja, ele limpa sem retirar o viço e a hidratação natural do rosto!

embalagem de máscara esfoliante ao lado de pinceladas do próprio produto

Com qual frequência podemos usar carvão ativado no skincare?

A frequência de uso do carvão ativado depende do tipo de produto e da sensibilidade da sua pele. Geralmente, produtos que o contenham, como máscaras faciais ou sabonetes, podem ser usados de uma a duas vezes por semana. No entanto, sempre siga as instruções do fabricante e, se você sentir qualquer irritação, interrompa o uso imediatamente, combinado?

Os produtos de limpeza facial com carvão ativado são ótimas formas para adotar o ingrediente à sua rotina. E lembre-se que é essencial evitar aplicá-lo diretamente sobre a pele, para prevenir qualquer tipo de dermatites e outras reações alérgicas.

Para quem o carvão ativado é indicado?

Ele é adequado para a maioria dos tipos de pele, especialmente para quem tem pele oleosa, propensa a acne ou com poros dilatados. No entanto, pessoas com pele seca ou sensível devem usar com cautela, pois ele pode acabar deixando a pele ainda mais seca.

Para ter certeza se você deve ou não investir nesse ativo, sempre vale fazer um teste de patch antes de usar qualquer produto novo e, se você tiver dúvidas ou preocupações, consulte seu dermatologista.

Experimente uma rotina de skincare com carvão ativado

O carvão ativado é, sem dúvida, um dos ingredientes naturais perfeitos para uma pele radiante. Sua capacidade de purificar e desintoxicar torna-o uma adição valiosa à sua rotina de cuidados com a pele.

Ao compreender seus benefícios e as precauções necessárias, você pode aproveitar ao máximo os produtos com carvão ativado, dando à sua pele um novo vigor.

Além dele, você também pode experimentar outros ativos (claro, usando-os na proporção correta) e descobrir como eles podem transformar sua pele, deixando-a fresca, limpa e radiante.

compartilhe