blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Contorno labial: tipos e como fazer da maneira certa

Quer descobrir mais sobre uma técnica de maquiagem que chama a atenção para a boca? Então confira esse post sobre contorno labial e seus tipos. Acesse!

Redação Océane

09/02/2023

10 min de leitura

Redação Océane

10 min de leitura

Mulher passando contorno labial Océane, cor vermelha em seus lábios

Direto dos anos 1990, o contorno labial voltou com tudo. Ele se destaca como uma técnica de maquiagem fácil para realçar os lábios e que não pode ser deixada de fora da sua maquiagem — seja para o dia a dia ou momentos especiais.

Ele nada mais é do que um traço ao redor dos lábios que realça o desenho da boca ou modifica da forma que você desejar. Sabe aquele bocão Kylie Jenner? Então, com o contorno é possível. É uma alternativa para quem quer um preenchimento labial, mas sem passar por agulhas.

Gostou da ideia? Então continue acompanhando o conteúdo para descobrir os tipos principais de contornos labiais para explorar, além de efeitos que pode fazer em diferentes tipos de lábios, as vantagens desse tipo de aplicação e as dicas de itens necessários para fazer um bom contorno labial que dure horas. Vem com a gente 🙂

Quais os tipos de contornos labiais?

Há três principais: esfumado, coloração diferente e da mesma cor do batom. Vamos ver o efeito de cada um deles a seguir!

Contorno labial esfumado

Se você busca um visual mais despojado e descontraído, o contorno labial esfumado pode ajudar a gerar esse efeito. Nessa técnica, o contorno é levemente borrado para fora, tirando a marcação pesada do traço. Ainda, ele é perfeito para quem não tem tanta habilidade ao traçar o contorno, já que não precisa ficar perfeitamente aplicado.

Como consequência, você terá um lábio que dá a impressão de ser mais cheio!

Como fazer

É só passar o contorno no desenho natural da sua boca. Feito isso, com os dedos ou um pincel pequeno dê batidinhas ao redor da boca para espalhar o produto, em direção à parte de fora dos lábios. Finalize com um gloss ou tom mais claro para o destaque na parte a parte de fora.

Contorno labial de cor diferente

Outra opção é fazer o traçado ao redor da boca com um tom mais vibrante do que a cor natural dos seus lábios. O efeito gerado aqui é um ar mais sexy e ousado para o look por conta do contraste que chama a atenção para a boca.

Como fazer

Escolha um lápis diferente do seu batom. Exemplo: lápis marrom e batom nude claro. Aplique contornando os lábios. É só isso!

Outra dica é pegar uma esponja que esteja com um pouco de corretivo, aplicar o produto na parte interna do lábio, para realçar ainda mais o contraste entre as partes da boca. Se quiser um ar mais glam, finalize a make com um gloss transparente.

Contorno labial da mesma cor do batom

Outra opção é usar o contorno apenas para dar um efeito de acabamento que não fique perceptível como as outras opções, mas que faz toda a diferença na finalização da aplicação do batom de forma perfeita!

Como fazer

A dica aqui é escolher um contorno e batom de tons muito similares, em que o contorno será apenas uma continuação da cor, não um destaque. A finalização fica bem desenhada e diminui o risco de borrar durante a aplicação do batom.

Confira: 4 dicas para aplicar o batom líquido

Qual o melhor contorno para diferentes tipos de lábios?

É claro que você pode usar o contorno que mais curtir, mas trouxemos algumas dicas para destacar diferentes tipos de lábio com necessidades únicas. Confira as dicas e se inspire!

Lábios finos

O contorno em lábios finos ajuda a dar a impressão que eles são um pouco maiores caso você tenha o interesse. Para esse aumento ficar mais natural, prefira passar o contorno rente à linha natural da boca, não do lado de fora. Um bom batom vermelho é o ideal caso queira dar esse efeito, principalmente com efeitos mais brilhosos, como o cintilante ou gloss!

Acesse também: Como escolher o batom vermelho perfeito?

Boca pequena

O efeito do contorno em boca pequena ajuda a aumentá-la não só de volume, mas também para as laterais, dando uma impressão que ela é sutilmente mais larga do que o seu natural.

Aplique gloss na parte central dos lábios, para o foco recair nesse local e não na parte contornada, aumentando a impressão de naturalidade. Além dos batons cintilantes, cores como vermelhos, bege e rosa dão um acabamento ótimo para o truque.

Um lábio mais fino do que o outro

Lábios assimétricos não têm restrições quanto a se aplicar um contorno. A dica aqui é equilibrar a grossura de ambos com o esse truque de maquiagem. Para isso, no que for mais grosso, passe o produto exatamente em cima da linha natural do seu lábio. Naquele que for mais fino, aplique o contorno um pouco para fora, aumentando o tamanho de forma sutil.

Lábios simétricos

Quem tem lábios do mesmo tamanho também pode usar um contorno labial. Ele irá a manter essa parte bem desenhada, ajudando até no momento de aplicar o batom, pois diminui o risco de borrar.

Para isso, escolha as cores do contorno e batom de mesmo tom, para que o preenchimento não seja perceptível e marcante. Cores variadas ficam legais, escolha a que mais combine com o resto da maquiagem e coloração pessoal.

Quais as vantagens de se fazer o contorno labial para o acabamento da make?

O contorno labial é uma técnica que ajuda a deixar a sua maquiagem ainda mais certeira, dando uma impressão de acabamento e que foi bem executada. Ainda, pode trazer uma ideia de maior volume, tamanho e grossura.

mulher fazendo contorno labial com batom em caneta da Océane

Outra vantagem é que o contorno ajuda o batom que você aplicar durar mais tempo. Para isso, além de usar ao redor da boca, pode usá-lo de base para o batom, melhorando a sua fixação, mesmo após falar e comer, seja ele cremoso ou matte.

O que é necessário para fazer o contorno labial?

Para fazer o contorno labial, é preciso escolher com qual produto você vai querer trabalhar. Aí dá para escolher o que você mais curtir:

Escolhido o produto para fazer o contorno, é hora de decidir como será o acabamento. Tanto batons cremosos como matte, cintilante ou líquido podem ser usados na parte interna dos lábios. Opte por combinar com as sombras dos olhos, para criar uma make ainda mais harmônica.

Caso queira um brilho extra ou um visual ainda mais glam, aplique um gloss ou brilho labial e seus lábios estarão prontos. Agora, é só tirar aquela foto incrível para o feed das redes sociais.

Na próxima vez que sair de casa, já sabe, né? É só passar um contorno labial que você ficará ainda mais chique do que já é. Vá testando os estilos e encontre aquele que mais combina com você.

Aproveite para aprender com a gente como usar lip tint. Pode apostar que lá tem dicas tão valiosas. Continue acompanhando o nosso blog para mais posts. Até mais!

compartilhe