blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Criando hábitos saudáveis em 2024

Aprenda com a nutricionista Flávia Rodrigues como incorporar novos hábitos na sua rotina para viver dias mais leves de bem-estar.

Flávia Rodrigues

22/01/2024

5 min de leitura

Flávia Rodrigues

5 min de leitura

O período festivo é marcado por celebrações e momentos de descontração. No entanto, quando as festas terminam, a rotina diária precisa ser retomada.

Esse gás que ganhamos no início de um novo ciclo é ótimo! Eu diria até que é um período propício para reavaliar hábitos e estabelecer metas na vida pessoal e profissional. E isso servirá como uma ‘’bússola” para te guiar nesse novo ano.

Por onde começar?

1. Faça algumas reflexões, trace seu objetivo

Antes de mergulhar na retomada da rotina, é útil fazer uma reflexão. Avalie suas escolhas alimentares, níveis de atividade física e descanso.

Identifique momentos de alegria e gratidão, mas também reconheça áreas que podem ser aprimoradas. Essa reflexão servirá como base para estabelecer metas realistas e alcançáveis.

Tente incluir também os possíveis desafios! Por exemplo: “observei que no ano passado pedi muito delivery, pois não tinha tempo para preparar as refeições e consequentemente não me alimentava bem”.

Para solução dessa situação é possível pensar em algumas estratégias como:

  • Testar pedir ”marmitinhas” congeladas;
  • Avaliar a possibilidade de separar algumas horas na semana para deixar alguns alimentos prontos;
  • Comprar vegetais já cortados e higienizados;
  • Caso venha pedir um delivery, tente escolher restaurantes que tenham pratos mais equilibrados.

São diferentes possibilidades para testar e avaliar qual melhor vai funcionar na sua rotina.

2. Estipule metas

As metas vão te guiar sobre qual caminho seguir para alcançar seu objetivo. Nesse momento o segredo é traçar algo que seja realista e que você consiga medir.

Eu particularmente adoro escrever as minhas metas em um papel/caderno. A sensação de cumprir e poder dar um ‘’check’’ é um sentimento muito bom!

Pense que as metas não vão ser o destino final, mas sim caminho para o grande objetivo. A cada meta cumprida, comemore, é importante que o processo seja prazeroso.

imagem lista de metas

3. Se alimente bem

Uma alimentação equilibrada é primordial, mesmo que o seu objetivo envolva uma promoção no trabalho, alavancar o seu negocio ou até mesmo viajar mais.

Concorda comigo que para que possamos realizar essas atividades, precisamos estar bem? Com saúde!

O corpo humano funciona como uma orquestra, embora cada órgão tenha sua função, estão todos conectados. Se eu me alimento mal, provavelmente meu intestino não funcionará bem e faltarão nutrientes. Com isso, humor vai mudar, qualidade de sono, as dores ficarão mais intensas, provavelmente a mente não vai funcionar na máxima potência.

Quando entendemos que precisamos estar bem para ter gás para seguir com as metas e alcançar os objetivos, algumas coisas começam a fluir de uma forma um tanto quanto intuitiva.

Nesse caso você pode começar aos poucos como:

  • Ao invés de focar no que você precisa retirar, foque no que falta no seu prato! Inclua 1 porção de vegetais, 1 fruta ao dia, aumente a hidratação;
  • Quando for ao mercado, crie uma lista de compras com os itens que não podem faltar;
  • Quem congela sempre tem! Tenha no freezer preparações prontas ou semi- prontas, para te ajudar com a correria. Por exemplo: vegetais in natura congelados, porção de proteínas prontas, marmitinhas congeladas, frutas congeladas ou até mesmo sopas.

4. Traga movimento, mas saiba quando parar

A prática regular de exercícios é fundamental para nossa saúde física e mental. Inicie com atividades que você goste, sejam caminhadas, corridas, aulas de dança ou yoga.

Estabeleça metas realistas de frequência e duração, aumentando gradualmente à medida que sua resistência melhora.

pessoa subindo uma escada correndo e usando shorts

É importante que haja em nossa rotina o equilíbrio perfeito entre o movimento e o momento de pausa/descanso, para o nosso bem-estar.

O sono adequado desempenha um papel crucial na saúde geral. Estabeleça uma rotina de sono consistente, criando um ambiente propício ao descanso.

Embora a tecnologia seja uma parte essencial da vida moderna, é importante desconectar de vez em quando. Reserve momentos do seu dia para estar presente no momento, longe de telas. Evite o uso excessivo de eletrônicos principalmente antes de dormir.

Uma estratégia para deixar o horário de descanso mais aconchegante é incluir uma gotinha de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou difusor.

5. O ambiente influencia em nossas escolhas

O ambiente ao nosso redor desempenha um papel crucial na formação de nossas escolhas diárias e, consequentemente, no nosso estilo de vida.

Como estamos falamos sobre mudança de rotina e construção de novos hábitos, é essencial olhar para esse fator também.

O espaço físico que frequentamos, convivência, disponibilidade de alimentos, cultura, exerce uma influência significativa sobre nosso comportamento e decisões. 

Vou trazer aqui um exemplo: se o ambiente próximo oferece predominantemente opções de alimentos pouco saudáveis, como fast food e lanches altamente processados, é mais provável que as pessoas façam escolhas alimentares menos saudáveis.

O estimulo inverso também acontece. Se o ambiente próximo a você tem opções de saladas e alimentos frescos, é mais provável que as pessoas façam escolhas melhores.

Pensando dessa forma, aos poucos é importante que possamos organizar o nosso ambiente para que esse processo fique mais fluído.

Algumas estratégias que você pode implementar:

  • Manter o ambiente organizado;
  • Organizar a geladeira para que frutas e vegetais fiquem mais visíveis;
  • Deixe sempre uma garrafa de água em cima da mesa;
  • Estimular seus amigos e familiares para atividades ao ar livre;

Esse momento de início de ano, onde muitos retornam com as energias renovadas, pode ser uma oportunidade para criar um ano diferente!

Lembre-se de que a jornada para um estilo de vida saudável é única para cada pessoa. Então ajuste essas dicas conforme necessário e teste alguns formatos, até que encontre uma forma de levar esse processo de uma forma leve e prazerosa.

Espero ter ajudado vocês. Beijos, até a próxima!

compartilhe