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8 cuidados para proteger o cabelo do suor nos treinos

O suor pode prejudicar os nossos fios, por isso é tão importante cuidar do cabelo antes e depois do treino. Acesse e confira todas as dicas.

Redação Océane

17/03/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

mulher com prendendo o cabelo em um rabo de cavalo para treinar na rua

A prática de exercícios físicos é muito importante para a nossa saúde física e mental, isso é fato, o problema é conciliar essa atividade com a nossa rotina diária e, mais do que isso: o cuidado com o cabelo.

Tem gente que até fala que não dá para ser malhada e ter cabelo bonito, que precisa escolher entre uma coisa ou outra. Mas a gente quer te provar o contrário! Com os cuidados certos dá minimizar o impacto do suor enquanto treina e até mesmo usar algum produtinho de tratamento. Quer saber mais? Então vem com a gente e confira todos os truques!

O suor prejudica mesmo os fios?

É quase impossível treinar e não ficar suado, principalmente na região da nuca e da testa, né? Esse suor é um mecanismo natural do nosso corpo, justamente com a função de controlar a temperatura corporal durante a prática de exercícios físicos.

O problema é que na sua composição, além de água, o suor também tem uma grande quantidade de sal, fator que pode prejudicar (e muito!) a saúde da nossa fibra capilar.

Para te explicar isso de um jeito simplificado, esse sal retem a água (hidratação) dos nossos fios e aumenta as chances de ter um cabelo quebradiço e embaraçado. Isso, sem contar com aquele aspecto pesado e oleoso que é quase inevitável ao fim do treino.

Como cuidar no cabelo antes do treino?

Quanto menos contato com o suor seu cabelo tiver, melhor. Porém, a gente sabe que não dá para evitar 100%, vamos compartilhar com você algumas dicas para salvar seu cabelo dos danos causados.

Confira abaixo as principais dicas para cuidar do seu cabelo antes e depois do treino — seja em casa, na academia ou ao ar livre.

1. Prenda o cabelo durante a atividade física

Parece óbvio, mas é essencial prender o cabelo durante qualquer atividade física. E isso é meio que uma regra para qualquer tipo de corte e comprimento, tá? Seja cabelo curto, médio ou longo.

O melhor penteado é aquele coque podrinho de malhar e tranças. Assim, os fios não ficam se embaraçando conforme exercita e entra menos em contato com o suor.

2. Aplique óleo capilar nas pontas antes de malhar

Mais do que proteger, você pode cuidar das madeixas enquanto treina! Para isso, o mais indicado é aplicar um óleo capilar nas pontas do cabelo para criar uma espécie de barreira entre o suor e seu cabelo, principalmente, se você usar muito rabo de cavalo.

finalizador e protetor térmico da marca sobre um fundo monocromático off white

#DicaOceane: você pode “pesar a mão” e fazer uma espécie de umectação capilar durante o treino, caso vá lavar o cabelo assim que chegar em casa.

3. Cuidado com o elástico de cabelo

O tão inofensivo lacinho de cabelo pode ser o vilão e até causador de quebra no seu cabelo, sabia? Geralmente, as pessoas costumam usar um lacinho bem apertado para segurar bem em todo tipo de exercício, só que dependendo do material e da força que você coloca, as chances de quebrar o fio são grandes.

Para evitar o problema, o ideal é usar sempre um lacinho de tecido — tipo scrunchie — para não machucar o fio. Além disso, dependendo do comprimento, tente variar a altura que costuma amarrar, pois, muita gente acaba lidando com danos no local exato que amarra há anos.

4. Exercício ao ar livre? Atenção com chapéus e bonés

Se você é fã de atividades ao ar livre, como corridas e pedaladas, deve estar cansado de saber que é essencial proteger a cabeça do Sol com chapéus, bonés e viseiras, certo?

Só que, dependendo do material, esses itens podem deixar o couro cabeludo abafado e provocar ainda mais suor. Então, se possível use uma viseira que deixa o topo da cabeça “livre” e, claro, não se esqueça do protetor térmico.

protetor térmico da oceane em embalagem branca

Já no caso dos capacetes de bike não tem muito o que fazer, então, aplique bastante óleo capilar para proteger e lave o cabelo assim que chegar para retirar todos os resíduos de suor.

5. Teste penteados para variar

O rabo de cavalo ou coque são clássicos na hora de treinar, afinal, são super práticos e rápidos para fazer. Dá para variar com outros tipos de amarrações como uma trança embutida ou trança gladiadora, desde que use sempre o óleo capilar para criar.

Além disso, a vantagem de fazer um penteado mais elaborado é que se não conseguir lavar o cabelo já tem um visual mais arrumadinho e disfarça a oleosidade ao longo do dia.

Depois do treino

Treino feito? Agora é hora de anotar os cuidados para cuidar das madeixas em casa e garantir um cabelo bonito na academia ou fora dela. Veja só nossas dicas:

6. Lave os cabelos após a academia em dias que malhar pesado

Uma dúvida muito comum é se devemos lavar o cabelo todo dia ou não? Para quem treina pesado todos os dias, lavar o cabelo diariamente não faz nenhum mal, pelo contrário, ajuda a remover todo o suor e oleosidade de forma efetiva.

Porém, isso se encaixa para treinos intensos, viu? Em casos de atividades mais leves, como ioga ou pilates, não há necessidade de lavar, caso seu cabelo esteja limpo. Na dúvida, avalie as necessidades do seu fio e não tenha medo de lavar.

7. Shampoo a seco quando não sobrar tempo

Tem dias que é pura correria e mal dá tempo de treinar, quem dirá de lavar e finalizar o cabelo antes de sair para o trabalho ou outro compromisso. Neste caso, o shampoo a seco pode salvar seu cabelo!

Para isso, comece usando um secador de cabelo com jato frio para retirar qualquer molhado de suor. Depois, vá desembaraçando com cuidado, divida o cabelo em mechas e aplique shampoo a seco na raiz. Para finalizar e deixar com um aspecto mais bonito você pode usar o secador novamente.

Mas atenção hein, esse truque ameniza os danos, mas não substitui uma boa lavagem com shampoo e condicionador.

kit de tratamento capilar para cabelos normais em um banheiro rosa monocromático

8. Invista em cronograma capilar

Quanto mais hidratado e nutrido seu cabelo estiver, menos água ele vai perder para o suor, ou seja, os danos serão menores. O segredo para alcançar isso é investir no cronograma capilar e utilizar boas máscaras de tratamento capilar entre as lavagens para repor os nutrientes do fio. 

kit de tratamento para cabelos quimicamente tratados em um banheiro de ladrilhos amarelo

Prontinho! Agora é só pegar sua melhor roupa de treinar, incluir estes cuidados na sua rotina e aproveitar que dá, sim, para ser malhada e ter um cabelão bonito! 

Ah, para complementar seus cuidados, vale a pena dar uma olhadinha no post “Como desembaraçar cabelo: passo a passo descomplicado e aprender como salvar seu cabelo naqueles dias que fica mais embolado que seu fone de ouvido! 

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