blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Dermatite Seborreica(caspa): sintomas, causas e tratamentos

Conheça as causas, sintomas e tratamentos eficazes da dermatite seborreica, uma condição comum do couro cabeludo que requer atenção. Vem cá ler!

Redação Océane

20/12/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

dermatite nos dedos

A dermatite seborreica é uma condição comum da pele que causa inflamação e sintomas como descamação, coceira, vermelhidão e oleosidade, especialmente no couro cabeludo, mas também pode afetar outras áreas do corpo, como o rosto, orelhas, peito e costas. Apesar de ser incômoda, tratá-la é possível e olha que é descomplicado. Venha entender os sintomas e os principais tratamentos para essa condição.

6 sintomas da dermatite seborreica

mulher com marcas de dermatite no pescoço

A dermatite seborreica tem alguns sintomas clássicos, são eles:

1. Oleosidade no couro cabeludo

cabelo preto oleoso

A oleosidade no couro cabeludo é o principal sintoma de dermatite seborreica. Pode acontecer de nem ter caspa, mas os cabelos ficam pesados rapidamente, mesmo depois de lavá-los. Isso se deve a uma desregulação da produção de oleosidade.

Você perceberá que quanto mais oleosa for a secreção que as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem, maior será a caspa.

Aprenda como lavar o cabelo corretamente

2. Caspa

mulher com caspa de cabelo nos ombros

Dermatite seborreica não é o mesmo que caspa. A caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica. Surge como um efeito secundário da inflamação e da oleosidade, causada, sobretudo, quando há acúmulo de sebo no couro cabeludo. Com a descamação do couro cabeludo ocorre também a coceira, que é um sinal que o corpo emite em decorrência da inflamação.

3. Ardência no couro cabeludo

Pequenos focos de inflamação são sintomas da dermatite seborreica. Surgem como pontos amarelados que ardem quando mexidos. Esses pontos geram coceira, que se agrava conforme coça. Além disso, escamas de tom amarelado surgem, indicando um processo inflamatório mais severo.

Se está neste estágio, é melhor buscar um médico dermatologista, ok? Ficar com ardência é muito incômodo.

4. Coceira

mulher coçando os braços

A coceira é um reflexo do processo inflamatório do couro cabeludo e piora à medida que se manipula a pele irritada. Com o ato de coçar o couro cabeludo também pode haver um processo infeccioso.

Além disso, a coceira indica também que a inflamação está aumentando, gerando mais lesões. Essas lesões devem ser objeto de estudo clínico para evitar processos infecciosos mais graves.

5. Vermelhidão

maõs de uma pessoa avermelhadas

A vermelhidão é um dos sintomas da dermatite seborreica e se acentua conforme se mexe na pele. Se há coceira, a vermelhidão pode ser reflexo do ato de coçar.

Além disso, a pele avermelhada ao redor do couro cabeludo também indica a existência de um processo inflamatório. Caso esse tipo de sintoma se apresente, é hora de buscar ajuda médica, a fim de identificar o que causou a inflamação.

6. Queda de cabelo

mulher penteando o cabelo

A queda de cabelo tem como causa tanto a ação mecânica relacionada à dermatite seborreica quanto por processos inflamatórios. Os processos inflamatórios comprometem a saúde do bulbo capilar, enquanto a ação mecânica se desencadeia pelo ato de coçar.

Em uma situação ou em outra, é essencial buscar ajuda médica quando for notado o problema. Com a ação rápida de um médico dermatologista de sua confiança, é possível reverter o quadro de queda e impedir o surgimento de falhas.

3 tratamentos para dermatite seborreica

Os tratamentos para a dermatite seborreica costumam ser eficientes, sobretudo por afastar o quadro mais agudo da inflamação. Veja:

1. Shampoos apropriados

Embora o mercado cosmético tenha muitas opções de shampoos anticaspa, o shampoo que se deve usar para tratar a dermatite seborreica é necessariamente medicamentoso.

Os antimicóticos presentes na composição desse tipo de shampoo atuam diretamente no processo inflamatório, reduzindo rapidamente também seu quadro de sintomas.

2. Cremes corticosteroides

Os cremes corticosteroides são utilizados quando há foco inflamatório agudo, como aquele que é formado por placas amareladas.

Esses cremes devem ser aplicados diretamente sobre os focos de inflamação aguda, aliviando rapidamente a coceira e impedindo que evoluam para infecções.

3. Medicamentos inibidores de calcineurina

Quando as duas abordagens anteriores não demonstram resultados satisfatórios ou eficientes, os medicamentos inibidores de calcineurina passam a ser necessários.

Esse tipo de tratamento costuma ser mais longo, requerendo acompanhamento médico frequente a fim de compreender sua evolução positiva.

Prevenção é o melhor remédio

Embora não haja uma forma específica de prevenção da dermatite seborreica, sabemos que alguns cuidados essenciais com a higiene do couro cabeludo fazem a diferença.

O tratamento mais clássico da dermatite seborreica envolve a lavagem criteriosa do couro cabeludo com produtos gentis para ele, sem que cause ressecamento.

A hidratação do couro cabeludo também deve ser levada em conta, utilizando para isso produtos específicos, que irão fazer com que a dermatite seborreica não se manifeste.

Além dos bons hábitos de higiene e de cuidado, a boa alimentação e hidratação são fundamentais para que qualquer doença ou condição se afaste do nosso corpo, incluindo a dermatite seborreica.

Outros fatores também devem ser observados, como a temperatura da água, a higienização das toalhas de banho, a atenção com as trocas regulares de roupas de cama e a utilização de bonés ou chapéus devidamente higienizados.

Embora a dermatite seborreica não tenha uma causa específica ou definida, é possível verificar que seus sintomas não estão relacionados especificamente com maus hábitos de higiene. A dermatite seborreica não é transmissível e nem perigosa, mas deve ser observada e tratada para a restauração da sua qualidade de vida e autoestima.

Os kits de cabelo da Océane são ideais para quem busca ter cabelos e couro cabeludo sempre saudáveis. Conheça-os!

compartilhe