blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Detox corporal: o que é, benefícios e procedimentos

O detox estético é um procedimento não invasivo que visa eliminar substâncias indesejadas que se acumulam no organismo. Saiba tudo sobre o assunto!

Redação Océane

29/01/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

mulher realizando detox corporal

Quem nunca teve um final de semana cheio de festas, comidas e bebidas? Esses momentos são prazerosos, mas deixam rastros de toxinas em nosso corpo. É aí que entra o detox corporal, um procedimento estético não invasivo que visa eliminar substâncias indesejadas que se acumulam no organismo.

O detox é uma das melhores escolhas de tratamentos estéticos para fazer no verão. Mas será que esse método é ideal para você? Neste post, falaremos para quem é, as vantagens, como funciona e quais passos são necessários para realizar o processo. Descubra!

Quando realizar o detox para o corpo?

O procedimento não invasivo é ideal para atender objetivos relacionados à saúde, estilo de vida e preferências estéticas pessoais, sendo perfeito para realizar:

  • Após excessos alimentares em períodos de festas;
  • Antes de uma mudança na dieta;
  • Quando o corpo estiver inchado;
  • Ao começar uma dieta restritiva.

imagem mulher realizando detox

Quais são os benefícios do detox corporal?

A remoção de toxinas corporais deve ser feita em clínicas estéticas, dessa forma, realizada por profissionais qualificados. O número de sessões é definido a partir dos hábitos do paciente, pois esportistas e pessoas com bons hábitos alimentares tendem a alcançar melhores resultados em menos sessões.

Existem três principais benefícios ao realizar o detox estético no corpo, e detalharemos cada um deles agora, confira!

Auxilia na redução de gordura localizada

A principal motivação que leva tantas pessoas a buscarem o detox é o auxílio que o tratamento fornece para redução de medidas corporais. Isso ocorre porque nosso corpo demonstra alguns sinais clássicos ao acumular substâncias tóxicas, como fortes dores de cabeça, surgimento de celulite e retenção de líquidos.

Esse processo de reter água gera inchaço no corpo. É aí que entra o detox corporal, que age para desinchar e, por consequência, diminui as medidas corporais. Não à toa, o procedimento estético é muito buscado no início do ano, após as festas de natal e ano novo.

Contribui com o estímulo do sistema linfático

Aqui, vale resgatarmos um conceito que vemos no ensino médio: o sistema linfático é aquele que desempenha um papel essencial na limpeza do organismo, eliminando substâncias indesejadas e perigosas para nós.

Mas o sistema fica sobrecarregado quando exageramos em comidas e em bebidas alcoólicas, dessa forma, precisa de uma ajudinha extra para eliminar todas aquelas toxinas. O detox estético atua, justamente, para limpar o organismo ao desintoxicar o corpo e eliminar o excesso de líquido retido.

Alguns resultados estéticos são esperados, como melhora no aspecto da celulite, aumento da elasticidade e firmeza da pele. Existem outros cuidados que você pode tomar para cuidar da cútis, como skincare corporal e alimentação balanceada.

Quais passos são feitos no detox para o corpo?

O processo de detox deve ser feito em uma clínica para que profissionais qualificados realizem as técnicas adequadamente, visando gerar resultados significativos para desintoxicar o corpo. Vamos te contar quais são os métodos seguidos para fazer o procedimento não invasivo.

1. Esfoliação da pele

A esfoliação corporal é o primeiro passo de todos para fazer o detox no corpo. Essa etapa é realizada para remover as células mortas, promover a renovação celular, estimular a hidratação e deixar a epiderme lisa.

imagem de um braço fazendo esfoliante

O processo de limpeza da pele é essencial para abrir caminho para os produtos serem melhor absorvidos e as técnicas usadas posteriormente sejam mais efetivas.

2. Drenagem linfática manual ou mecânica

Essa drenagem atua no sistema linfático para otimizar o tempo de limpeza das substâncias tóxicas presentes no organismo. Os resultados desse processo são:

  • Melhora da oxigenação dos tecidos;
  • Promove a retirada de toxinas;
  • Otimiza o tempo da absorção de nutrientes;
  • Elimina os líquidos retidos no organismo.

As técnicas manuais e mecânicas alcançam efeitos similares, ambas devem ser realizadas por profissionais habilitados. Os processos consistem em realizar massagens suaves em pontos estratégicos a fim de estimular a redução de linfedemas e edemas corporais.

3. Ultrassom

O terceiro método usado no detox para o corpo é o ultrassom estético. Esse aparelho emite ondas ultrassônicas que penetram nas camadas da pele, quebrando as células adiposas, responsáveis pela gordura acumulada no tecido.

Outro efeito dessa etapa é aumentar a produção de colágeno, uma proteína importantíssima para deixar a pele firme, viçosa e elástica. É importante lembrar que, conforme envelhecemos, a produção da substância diminui, sendo essencial estimular a produção de colágeno para manter a cútis jovial e saudável.

4. Argila verde

A argila verde é bem conhecida no skincare por ser composta por minerais poderosos, como silicato de alumínio, ferro, cálcio e magnésio. Além disso, traz propriedades terapêuticas ideais para melhorar a aparência da pele, alguns benefícios são:

  • Clareia manchas;
  • Reduz o inchaço corporal;
  • Suaviza imperfeições na epiderme, como celulite;
  • Previne aparecimento de espinhas pelo corpo, como nas costas e ombros;
  • Estimula a renovação das células;
  • Limpa até as camadas mais profundas da pele.

5. Cobertura térmica

No último passo para o detox corporal, são colocados um plástico filme, um pano aquecido e uma manta térmica ainda com a argila verde no corpo. O intuito desse processo é aquecer o composto de minerais para aumentar a eficiência do item.

Geralmente, as camadas são deixadas por 25 minutos. Após isso, todos os produtos são retirados e a sessão encerrada, pronto para você curtir todos os benefícios do procedimento!

Dicas para aumentar os resultados após o detox no corpo

O tratamento estético age para auxiliar na remoção de substâncias indesejadas no corpo vindos, principalmente, de exageros alimentares. Por isso, é possível obter melhores resultados ao aderir a hábitos saudáveis, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos regularmente e evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Chegamos ao fim deste conteúdo incrível, por aqui, você aprendeu o que é e como funciona o procedimento estético do detox corporal. Aproveite para descobrir uma rotina de cuidados para desinflamar o corpo. Te vemos no próximo conteúdo, até logo!

compartilhe