blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

10 Dicas para brilhar durante e depois do carnaval

Confira nesse post dicas especiais para você arrasar nos bloquinhos de carnaval sem passar nenhum perrengue!

Gui Takahashi

10/02/2023

6 min de leitura

Gui Takahashi

6 min de leitura

Fevereiro mal começou e a emoção da maior festa popular do Brasil já toma conta do nécessaire.

É chegada a hora, minha amiga, de tirar o seu arsenal de brilhos, cores, glitter, pedraria da gaveta pra pôr o bloco na avenida.

Depois de 2 anos em abstinência forçada do Carnaval, em 2023 vamos retomar a alegria, o entusiasmo e a euforia de estar nas ruas junto com as pessoas novamente.

A gente vai dançar, pular, cantar até perder o fôlego, sim, e com belíssimas maquiagens e looks. Afinal, não existe época do ano mais apropriada para pirar na maquiagem de carnaval e na fantasia.

Assim, separamos algumas recomendações para que sua festa seja alegre do início ao fim.

sombra em gel

1 – Dê asas à sua criatividade

Se um dia vi regras e limites sobre técnicas de maquiagem, não me lembro!

Fevereiro é o mês de se desprender e se soltar. O importante é vibrar, se divertir com a make, chacoalhar o pó daquelas pedrarias, glitter, sombras coloridas, blushes vibrantes, brilhos que ficaram no fundo da gaveta.

Faça o visual que mais te atrai, vale grafismo, aplicações, pinturas. É um momento muito mais de autoexpressão e diversão do que de perfeição estética.

2 – Cuidado com a apropriação cultural

Carnaval é uma festa de pura animação, mas é bom lembrar que nem por isso a gente pode desrespeitar culturas de grupo minoritários e às quais não pertencemos.

Assim, vale evitar fantasias de índio, “nega maluca”, blackface (pintar o rosto de marrom ou preto), gueixa, caso você não seja indígena, negro ou leste asiático, respectivamente.

Fazer isso fere culturas que sempre foram invalidadas, desvalorizadas, desprezadas ou vistas aqui no Brasil como feias e ridículas. E pessoas brancas se fantasiam com símbolos de luta, resistência, muitas vezes com significados sagrados, só por diversão e para se acharem legais é visto como ofensivo e como apropriação cultural.

3 – Protetor solar, sempre

É comum a folia começar cedo, então, nada de sair de casa sem se proteger dos raios solares. Afinal, você já sabe que se expor às radiações UV pode causar queimaduras, lesões, e até levar ao câncer de pele.

Ah, e também, ninguém quer ficar depois com marquinhas das pedras e glitter que foram colados no rosto e com manchas de sol. Se for ficar muito tempo na rua, lembre-se também de reaplicar o protetor solar.

+ Vem ver a importância do protetor solar

4 – Brilho próprio

Não, não estou falando da luz interior.

Aqui, a recomendação é usar glitter, purpurina e outras partículas brilhantes que sejam próprias para a maquiagem, principalmente se você pretende usar na região próxima aos olhos. Os brilhos que não são específicos para essa finalidade podem machucar, causar cortes ou lesões caso entrem nos olhos. 

5 – Glitter para a folia toda

Para não perder o brilho no meio do rolê, a dica é usar cola de cílios ou cola específica para glitter na hora de fixar.

Tem gente que acredita que apenas passar os brilhos sobre uma superfície cremosa ou úmida, como a pele com base ou corretivo seria o suficiente. Mas com o tempo, acaba desgrudando e saindo. Com a cola de cílios, você também pode grudar até pedras maiores.

6 – Make que dura

As dicas para fazer sua maquiagem não te largar no meio da festa são:

  1. Faça o skincare pré-make. Ele é essencial para que a pele esteja equilibrada e assim, possa receber bem os produtos.
  2. Use um primer para aumentar a durabilidade e a aderência da maquiagem.
  3. Aposte nas makes à prova d’água.
  4. Sele a pele com um pó.
  5. Use bruma fixadora de maquiagem, que além de aumentar a durabilidade, ainda devolve o aspecto natural de pele que o pó pode tirar.

7 – Bebeu água?

Como lembra a canção do Timbalada, a hidratação é muito importante.

Seja porque você vai estar exposta ao sol, ou pulando e suando, ou bebendo álcool, que tem efeito diurético no corpo. Tenha sua garrafinha de água consigo ou compre no rolê. O importante é não ficar desidratada e tomar água.

8 – Skincare antes e depois

Os cuidados com a pele são importantes para prepará-la para a maquiagem. Afinal, quando hidratada e equilibrada, além de ser mais saudável, vai conseguir segurar por mais tempo a make, sobretudo se pensarmos que você estará no calor do verão brasileiro.

E depois de festejar, pular, dormir pouco e beber várias, a pele vai sentir. Nesse momento, no pós-carnaval, o skincare vai ser essencial novamente.

Hidratar e tratar a pele com produtos que energizam e dão viço, podem ajudar a tirar a cara de ressaca. Depois da folia, é legal usar sheet masks para um boost de hidratação e nutrição.

9 – Fita adesiva para tirar glitter

Na hora de tirar a maquiagem, tome muito cuidado ao remover a make, principalmente na área dos olhos. Além de ter uma pele mais fina e sensível, é importante evitar que glitter, pedrinhas ou brilhos entrem nos olhos.

A dica é pegar um pedaço de fita adesiva e usá-la sobre a pele, gentilmente, grudando e removendo os brilhos.

10 – Cleansing oil ou balm

Pensando que você usou primer, maquiagens à prova d’água, pó e bruma fixadora, a melhor forma de remover tudo isso e garantir um rosto limpinho é com um double cleansing.

Ou seja, a limpeza dupla que começa com a remoção da make com cleansing oils ou cleansing balms e depois, com um sabonete facial.

Os cleansing oils ou balms são gentis com a pele e conseguem dissolver a maquiagem.

Gostou desse conteúdo? Confira aqui nesse post dicas de delineados para arrasar na make de carnaval!

compartilhe