blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

6 dicas de como cuidar dos cabelos com progressiva

Quem tem progressiva sabe que o cabelo precisa de muita atenção. Vem com a gente descobrir como cuidar dele do jeito certo!

Redação Océane

28/07/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Representação de uma mulher com cabelo alisado.

Seja por praticidade na hora de cuidar ou por não ter se acostumado aos cachos naturais, muita gente acaba considerando fazer progressiva. Mas o que muita gente não tem ideia é que o cabelo com progressiva exige muitos cuidados.

Portanto, antes que seu cabelo “grite” por atenção ou que simplesmente tenha um corte químico de uma hora para outra, nós separamos as melhores dicas e cuidados pós-progressiva para você adotar aí na sua casa e mantê-lo lindíssimo todos os dias.

1. Use produtos específicos para o cabelo com química

Não vá achando que a progressiva resolverá todos os seus problemas, porque, após a química, o seu cabelo precisará de atenção especial. O primeiro deles é investir em produtos específicos para o cabelo com química.

Assim como escolhemos os produtos certos quando descolorimos os fios para ficarem sempre hidratados e saudáveis, agora o importante é concentrar os seus esforços em shampoos, condicionadores e máscaras para sua nova fase.

Os cabelos com química, como a progressiva, precisam de ingredientes que ajam na reconstrução e recuperação das fibras dos fios. Alguns ativos que podem te ajudar nesse processo, como: aloe vera, vitamina B5, proteínas hidrolisadas de seda, queratina e caxemira e ainda as proteínas de trigo, amêndoas, aveia ou outras.

Imagem do shampoo, condicionador e máscara para cabelos quimicamente tratados.

Cuidado com shampoo pesado e antirresíduo

Nessa fase, a melhor coisa a se fazer é evitar qualquer tipo de shampoo pesado ou de limpeza profunda, inclusive o antirresíduo. Isso porque esse produto abre as cutículas dos fios, fazendo com que a progressiva dure menos.

Além disso, os shampoos de limpeza profunda não tiram o excesso de oleosidade que a progressiva pode deixar nos fios. Portanto, aposte nos produtos de limpeza suave e livres de sulfato, pois vão limpar seu cabelo por completo e ainda fechar as cutículas.

Lave o cabelo em dias alternados

Se você era acostumada a lavar o cabelo todos os dias, precisamos te dizer para diminuir essa frequência. Lavar o cabelo em dias alternados evita o ressecamento dos fios, além de manter os nutrientes naturais e o produto da progressiva agindo por mais tempo.

Ah, outro ponto interessante de lembrarmos é que a progressiva sai conforme as lavagens (lá pelo 3º ou 5º mês), portanto esse é mais um motivo para você não lavar os fios todos os dias. ?

2. Adote um cronograma capilar

Fazer um cronograma capilar para cabelos com progressiva é uma ótima forma de mantê-los saudáveis e evitar que fiquem quebradiços. Com ele você sempre saberá a hora de hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Todos os passos do cronograma capilar vão garantir que seu cabelo fique saudável, mesmo com a química:

  • Hidratação: quando feita com a máscara de tratamento certa, ela vai repor a água dos fios e, assim, garantir maciez do cabelo;
  • Nutrição: para selar as cutículas dos fios, o ideal é usar produtos com óleos vegetais (coco, abacate e rícino);
  • Reconstrução: cabelo saudável é igual a proteínas na medida certa, por tanto invista em produtos com queratina, por exemplo.

três ampolas capilares da oceane de diferentes modelos

Imagem das três ampolas para cronograma capilar.3. Cuidado com a temperatura da água

Nos desculpem as pessoas que amam tomar banho na mesma temperatura de água que se cozinha, mas se você quiser um cabelo (e pele) saudável, não vai dar para continuar assim…

O ideal para manter qualquer cabelo saudável é a temperatura ambiente, até os 23º C. Quando tomamos banhos muito quentes, a oleosidade dos fios aumentam, além de favorecer o surgimento de outros fatores, como caspa, ressecamento e queda.

4. Não esqueça da hidratação

Máscara de tratamento: ela precisa ser sua melhor amiga! O ideal é que a hidratação seja feita uma vez por semana, deixando o produto nos fios, pelo tempo indicado na embalagem do cosmético, para repor a água que eles perderam durante a progressiva.

Para a hidratação para cabelos com progressiva também é interessante que você opte por uma máscara reconstrutora, ampolas e óleos que nutrem e hidratam os fios, combinado?

Imagem da máscara de tratamento capilar.

Dê atenção redobrada às pontas

Assim como ao descolorir, quando fazemos progressiva é normal que as pontas dos fios fiquem mais ressecadas que o restante. Por isso, quando for hidratar o cabelo, dê uma atenção especial a elas.

Além disso, corte o cabelo regularmente para remover as pontas ressecadas e mantê-lo sempre bonito.

5. Finalize os fios com secador de cabelo

Você pode, sim, deixar o cabelo com progressiva secar naturalmente. Mas, por mais que possa parecer estranho, finalizar os fios com secador de cabelo após a lavagem é uma forma de prolongar os efeitos da progressiva.

A forma ideal de fazê-lo é usar uma escova para modelar e “segurar” os fios e posicionar o secador a 30 cm dos fios, debaixo para cima — mas não use a temperatura máxima do eletro.

Imagem do protetor térmico, reconstrutor capilar e óleo finalizador capilar.

Pode fazer chapinha no cabelo com progressiva?

O ponto aqui, na verdade, é: você não vai precisar. É verdade que o produto é reativado com o calor, porém você não precisa passar a chapinha a cada lavagem (concentre esses esforços quando a raiz crescer e a nova progressiva ainda não estiver com data marcada).

Não esqueça do protetor térmico!

Para não danificar os fios enquanto usa qualquer fonte de calor, o protetor térmico é a chave! Ele ajuda com que os fios fiquem bem acabados, sem frizz e saudáveis por muito mais tempo.

Não pule essa etapa, ok? É imprescindível passar o protetor térmico antes de qualquer uso de secador de cabelo ou chapinha.

6. Cuide da sua alimentação (sim, é isso mesmo o que leu)

Já percebeu que a alimentação é importante para tudo, né? Nesse caso não seria diferente. Querendo ou não, a progressiva é um procedimento químico que altera a estrutura dos nossos fios, por isso, cuidar do cabelo de dentro para fora é essencial!

Pensando nisso, invista em um prato colorido e não deixe a proteína (animal ou vegetal) de lado, pois ela ajudará na recuperação do cabelo com química.

Riscos da progressiva

A progressiva pode, sim, deixar os fios lindos, mas precisamos lembrar que também pode danificar muito o seu cabelo, assim como qualquer outro procedimento químico.

Um dos pontos para considerar se vale a pena ou não investir na progressiva é o risco do corte químico — principalmente se os fios já têm outra química.

Além disso, muitas pessoas também alegam que sentiram seus fios enfraquecerem e se tornarem mais oleosos após o procedimento.

Se decidir optar por fazer a progressiva, escolha um profissional com boas referências, que use produtos de qualidade (e sem formol!) e não esqueça de conferir nosso conteúdo sobre como cuidar de cabelos com química.

compartilhe