blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Espinha no queixo: causas, prevenção e tratamentos

Fazer a limpeza facial, esfoliar a pele e usar produtos com ativos específicos ajudam a tratar as espinhas no queixo. Descubra mais detalhes!

Redação Océane

19/12/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

espinhas no rosto de uma pessoa

A gente sabe do incômodo e da insegurança que bate quando nos olhamos no espelho e deparamos com as acnes. E cá entre nós, é cada lugar que elas resolvem aparecer! A nossa vontade é só retirar aquela inflamação a todo custo, mas aí é hora de lembrar das nossas dicas, viu?

As famosas receitinhas milagrosas que viralizam na internet são, além de não melhorar a situação, podem causar reações adversas à pele, como irritações. Por isso, neste post, iremos te guiar para solucionarmos acabar com a acne com segurança e eficiência.

mulher com espinhas no queixo

Iremos te contar quais são as principais causas das espinhas no queixo, como prevenir e quais as formas eficazes de tratar as inflamações no rosto. Continue a leitura para descobrir!

Por que dá espinhas no queixo? Conheça as causas comuns

As espinhas são doenças que surgem como um alerta do nosso corpo ao informam que algo está errado, as motivações variam conforme a área do rosto. Existe o mapa da acne que traz o significado das espinhas que nascem em cada local da face, sendo as principais motivações:

  • Mudanças hormonais;
  • Estresse;
  • Desequilíbrio do sistema digestivo;
  • Excesso de produção de sebo;
  • Ansiedade;
  • Uso de produtos inadequados para a pele.

Os maus hábitos contribuem para o aparecimento de espinhas em todas as regiões faciais, inclusive no queixo. Por isso, é importante incluir a alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas no radar se você deseja ter uma pele equilibrada e jovial.

Soluções eficientes para tratar as espinhas do queixo

Antes de mais nada, precisamos compreender que a pele acneica necessita de cuidados especiais para evitar o aparecimento excessivo de espinhas, cravos e outras inflamações na pele.

As formas mais eficientes de tratá-las são por meio de orientação profissional e uso contínuo de dermocosméticos indicados para o seu tipo de pele. Explicaremos cada solução agora:

Consulte a um dermatologista

Se você possui muitas espinhas, seja somente no queixo ou presente em outras partes do corpo, é de suma importância consultar um especialista para conseguirem descobrir a(s) causa(s) do aparecimento das acnes. A partir do diagnóstico, traçar a melhor forma de combater o surgimento das inflamações faciais.

Use produtos com ácido salicílico

O ácido salicílico está entre os melhores ácidos para combater espinhas, o ativo age na renovação celular ao contribuir para esfoliar a pele, dessa forma, evita a obstrução dos poros, sendo uma das principais causas do surgimento da acne no queixo.

gel facial

Selecionamos os quatro produtos mais eficientes do mercado que contém ácido salicílico na formulação:

E aí vai uma dica: manter a rotina de skincare é um ótimo passo para quem deseja saber como acabar com as espinhas. Afinal, as principais etapas de cuidados faciais (limpeza, hidratação e proteção) ajudam a manter a pele equilibrada e evitar o surgimento da acne.

Utilize adesivos secativos para espinhas

Se você precisa de uma solução para ontem, calma, vamos te dar uma forma rápida, eficiente e segura para dizer adeus a espinha no queixo. Os adesivos para espinhas possuem hidrocolóide, ácido salicílico e tea tree, ativos capazes de cicatrizar e amenizar as inflamações faciais.

Essa alternativa é muito prática, para usar basta aplicar com o rosto seco. Faça uma leve pressão por cerca de três segundos e pronto! Utilize os adesivos após seguir os passos de skincare para aumentar a eficiência do produto.

dois dedos com produto da oceane

5 dicas para evitar as espinhas no queixo

As espinhas atrapalham o nosso dia a dia, seja numa make que queremos fazer e, até mesmo, na nossa autoestima. E a forma mais eficiente de acabar com a acne de uma vez por todas é criar uma rotina de cuidados com a pele. Selecionamos cinco formas seguras e efetivas para evitar as infecções faciais, descubra cada uma!

1. Faça limpeza facial com frequência

A limpeza é a primeira entre as etapas do skincare, sendo essencial para tirar aquelas pelinhas mortas e remover toda a sujeira, sendo fundamental para desobstruir os poros e evitar o surgimento de acnes.

Realize esse processo todos os dias e, dê preferência, duas vezes por dia: pela manhã e antes de dormir. Escolha géis de limpeza e tônicos faciais para ter eficiência na remoção de toda sujeira e na renovação das células.

produtos oceane para pele oleosa

2. Realize a esfoliação regularmente

Assim como a limpeza, a esfoliação também age para remover as células mortas e estimular a renovação da pele. Além disso, age para prevenir o acúmulo de sebo, melhorar a textura e aumentar a eficiência dos demais produtos usados para tratar as espinhas no queixo.

gel esfoliante para o rosto

3. Hidrate o rosto constantemente

Use os séruns e os melhores hidratantes faciais para se ver livre da acne de uma vez por todas. Opte por alternativas que contenham extrato de pérola e o ácido glicólico, retinóico, salicílico, lático, hialurônico e niacinamida (vitamina C).

4. Remova a maquiagem antes de dormir

Essa dica não é nova para ninguém, não é? Muitas vezes, só sabemos que não pode dormir de maquiagem, mas não entendemos o motivo, por isso, selecionamos os principais problemas de permanecer com a make ao ir deitar:

  • Evitar a obstrução dos poros;
  • Prevenir a proliferação de bactérias que estimulem infecções e o surgimento de acne;
  • Precaver a inflamação e irritação da pele;
  • Estimular a renovação celular ao evitar o acúmulo de células mortas;
  • Promover a regeneração noturna do rosto.

5. Evite espremer as espinhas pelo rosto

Independente da área localizada a espinha, é importante não espremê-la, pois isso vai piorar o cenário, já que pode causar infecções, inflamações, vermelhidão, risco de formação de cicatrizes e disseminação de bactérias para áreas circundantes da pele — este fator pode levar ao desenvolvimento de mais espinhas e à formação de novas áreas inflamadas.

Agora, você já sabe quais são as principais causas, prevenções e tratamentos para dizer adeus às espinhas no queixo. Aproveite para descobrir como tirar as espinhas internas. Te esperamos no próximo post, até logo!

compartilhe