blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Evitar estrias na gravidez: 8 dicas para evitar e tratar

Sejam roxas ou brancas, as estrias na gravidez são um problema muito comum. Mas, com os cuidados certos, é possível evitar e tratar, confira!

Redação Océane

23/06/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo grávida com estrias na barriga

A gravidez é um dos momentos de maior transformação na vida da mulher, sendo os primeiros sinais a aparecer as mudanças no corpo. Afinal, para um bebê crescer saudável, a barriga da mamãe obrigatoriamente precisa esticar — o que pode deixar marcas na pele. Por isso, evitar estrias na gravidez é o grande desejo de muitas mulheres, mas será que tem como?

Vamos entender direitinho o que fazer para evitar estrias na gravidez, que podem aparecer na barriga e pernas, quais hábitos e práticas prometem remediar esse aparecimento.

1. Alimentação saudável

Além de esse cuidado ser essencial para o desenvolvimento saudável do bebê, também faz toda a diferença para a mãe e é uma forma de evitar estrias na gravidez. Busque por alimentos que estimulam o colágeno e os que ajudam a manter o belo viço da pele. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas opções para estar no seu prato, confira:

pote com frutas saudáveis picadas

  • Lentilha;
  • Feijão;
  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • Ameixa;
  • Morango;
  • Nozes;
  • Castanha;
  • Rúcula;
  • Brócolis;
  • Couve.

2. Hidratação da pele

A gente já sabe que uma pele bem hidratada é uma pele feliz, né? Afinal, a sensação macia e com viço faz toda a diferença para nos sentirmos bem — e durante a gravidez isso não é diferente! Como a pele acaba sofrendo muito ao ser esticada, é essencial ela estar o mais saudável possível, por isso, abuse de cremes corporais hidratantes.

duas embalagens, sendo uma de hidratante e outra de esfoliante

A parte mais crítica costuma ser o final da gestação, afinal, é nesse momento que ocorre um estirão e a barriga costuma ficar bem grande, então, nada de relaxar nesse momento, combinado? Ingerir bastante água e ter a disposição um umidificador de ar também ajudam muito, já que o componente é ingerido diretamente e o ambiente fica mais agradável.

3. Uso de produtos específicos

A gente sabe que no skincare há produtos que as grávidas não podem usar, como o ácido retinoico e o ácido salicílico. Por isso, na hora de escolher seus cremes, atente-se aos ingredientes e sempre confirme com um médico de confiança se está liberado o uso ou não. Uma opção para ajudar na hidratação que é liberada são alguns óleos, como de rosa mosqueta, semente de uva e amêndoas.

kit de skincare com centella asiática sobre uma pedrinha

Você também vai gostar: Óleo de rosa mosqueta: o que é, como usar no rosto e mais!

4. Exercícios físicos

Como durante outras fases da vida, os exercícios físicos são tudo para o nosso corpo, afinal, não nascemos para ficarmos parados. Assim, a prática, desde que liberada por um médico, é uma boa forma de manter a circulação sanguínea bem ativa, além de ajudar no controle do peso nessa fase.

5. Massagens

A gente já conversou aqui no blog sobre os benefícios das massagens, né? Durante a gravidez, elas também são ótimos aliados para evitar estrias, afinal, aumentam a circulação sanguínea na região. Ainda, causam uma sensação de relaxamento e diminui níveis de ansiedade, tudo o que uma gravidinha busca!

modelo fazendo massagem facial

6. O conforto é ordem

Nesse momento, nada de ficar por muito tempo com calças jeans justas ou outras opções apertadas, principalmente na região do bumbum, coxas e barriga. Essa prática piora a circulação de sangue local, favorecendo o aparecimento de estrias.

7. Evite altas temperaturas no banho

Apesar de um banho quentinho ser muito relaxante, ele pode acabar danificando a pele. Se o assunto é evitar estrias na gravidez, opte por banho mornos ou gelados.

8. Cuidado com o peso

Outro fator que causa estrias é quando o peso aumenta muito na gravidez. Por isso, se quer evitar estrias na gravidez, o ideal é ter uma alimentação balanceada e sem exageros, para que os quilos a mais na balança sejam resultados do crescimento e do desenvolvimento do bebê.

Como tratar estrias na gravidez?

Se mesmo com todos os cuidados durante a gravidez as estrias acabaram aparecendo, tudo bem: há formas de tratá-las para diminuir a aparência e deixar a sua pele super saudável. Procedimentos como microagulhamento, laser, luz pulsada e radiofrequência são opções que você pode buscar.

Os processos funcionam como um estimulante alto da produção de colágeno e elastina, o que facilita a pele a se recompor nas regiões que haviam sofrido com o esticamento rápido da pele.

Dicas anotadas?

Agora, é hora de mais do que nunca se cuidar e aproveitar essa fase única na vida. Não se culpe caso as estrias aparecerem, afinal, fazem parte de todo esse processo e sempre há a tecnologia para nos salvar depois de tudo. Para quem quer aprender mais e se aprofundar no assunto, não deixe de conferir nosso conteúdo completinho sobre estrias.

Explicamos o que são, como e evitar e também mais detalhadamente sobre os tratamentos que existem atualmente no mercado. Vale a pena a leitura e aprender um pouco mais, afinal, não é só a gravidez que acaba proporcionando o seu aparecimento. Nós te esperamos por lá, boa leitura!

compartilhe