blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

8 formas de usar fontes de calor sem danificar os fios!

Quer aprender como usar babyliss, secador e chapinha sem estragar o cabelo? Vem cá que a gente de ensina como minimizar os danos das fontes de calor.

Redação Océane

14/04/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

protetor térmico océane

Seja para ir para o rolê, trabalhar ou estudar, a gente sempre gosta de estar com o cabelo arrumado, né? E tem jeito mais fácil do que apostar nos queridinhos que nos salvam na hora mais corrida? Sim, a gente tá falando do trio amado: secador de cabelo, chapinha e babyliss.

Alisar ou enrolar, com eles não tem tempo ruim. O duro é que o uso em excesso dá aquela danificada bonita nos fios — isso todo mundo já tá cansado de saber. Por isso, a gente veio aqui te trazer 8 dicas de como usar fontes de calor sem danificar os fios — ou, pelo menos, amenizar o estrago.

No fim, ainda trouxemos dicas extras para te ajudar no dia a dia. Bora lá?

1. Cronograma capilar

Cabelo saudável é a regra número um para a vida. Seja para fazer uma coloração, outros procedimentos químicos e também quando o assunto é o uso das fontes de calor.

Para ajudar a manter o cabelo forte, resistente, nada poroso ou com quedas, a gente precisa repor semanalmente nutrientes perdidos em processos naturais do dia a dia, assim como com o uso de chapinha, babyliss e secador de cabelo.

Três produtos da oceane, uma máscara de tratamento, um reconstrutor capilar e outro tipo de máscara de tratamento.

Então, minha gente, já deixe anotado na sua agenda o compromisso semanal de fazer um cronograma capilar para tratar as madeixas. Ele nada mais é do que reposição da hidratação, da nutrição e reconstrução dos seus fios. Para isso, é só você apostar em:

Confira o nosso conteúdo sobre cronograma capilar para entender como melhor encaixar o uso das máscaras capilares no seu dia a dia: é fácil e não tem erro!

máscara capilar para cabelos quimicamente tratados

2. Protetor térmico pra que te quero

Agora, o seu melhor amigo após lavar o cabelo, quando sabe que vai utilizar alguma fonte de calor, é o protetor térmico. Esse produto cria uma camada protetora nos fios e é rico em vitaminas como A, B, E e K. Ou seja, o resultado é um cabelo modelado da forma que você quiser, brilhoso e saudável.

protetor térmico océane

3. Shampoo a seco para salvar

Outra dica é apostar no shampoo a seco em alguns dias para evitar o uso das fontes de calor. Precisa sair e só a raiz não está tão legal? É hora de colocar essa opção em ação. Ele também ajuda a moldar o cabelo para apostar em algum penteado, como um rabo de cavalo baixo ou mesmo uma trança, deixando todos os fios no lugar.

shampoo a seco océane

Confira também: Shampoo a seco: descubra o produto salva o cabelo oleoso

4. Aposte em diferentes métodos

Além de evitar o uso em dias seguidos de todas as fontes de calor, também dá para moldar o cabelo com diferentes métodos no dia a dia que não desgastam seus fios. Dentre eles, tem:

  • Rolo de cabelo;
  • Bobe de cabelo;
  • Modelador de cachos;
  • Rolo modelador de cabelo;
  • Coques;
  • Tranças.

É só lavar o cabelo, aplicar um creme da sua preferência, como leave-in ou ativador de cachos, e prender o cabelo com uma das opções. Aí, aguarde as madeixas secarem e solte o cabelo para um resultado lindão!

leave-in e protetor térmico

5. Nunca faça chapinha com o cabelo molhado

Papo sério: se não quiser fritar seu cabelo, nunca faça chapinha com o cabelo molhado! É que nesses momentos o nosso cabelo já está mais frágil, a uma temperatura baixa. Passar uma fonte de calor totalmente diferente causa um choque térmico nada saudável!

Por isso, a regra é: chapinha apenas com o cabelo bem seco e devidamente protegido com um protetor térmico.

6. Dê uma folga para os eletros

Sabe aquele dia que você vai ficar de preguiça em casa, quem sabe fazendo uma máscara facial e também uma máscara para os pés? É perfeito para deixar os fios respirarem um pouco e apostar numa vibe natural, sem fazer o uso de secador, chapinha ou babyliss. Uma pausa só vai fazer bem para as madeixas!

cabelo cacheado finalizado com shampoo a seco

7. Não esqueça de finalizar os fios

Usada a sua fonte de calor preferida, é hora de finalizar os fios com aquele oleozinho milagroso. Sim, a gente tá falando do amado óleo finalizador capilar. Ele deixa seu cabelo macio e com brilho, além de cuidar de ações que fazem danos aos nossos fios, como as causadas pelos secadores e chapinhas.

óleo finalizador

Acesse também: Finalização cabelo cacheado: 4 opções para seu dia a dia!

8. Faça o uso correto dos aparelhos

De nada adianta aplicar todos os pontos anteriores se o uso correto dos aparelhos não está acontecendo. Anota, aí:

  • O secador deve ser usado a uma distância de 30 centímetros do cabelo;
  • Não exagere na temperatura que colocar o aparelho;
  • Fios mais finos aguentam baixas temperaturas;
  • Fios grossos suportam temperaturas maiores;
  • Não superaqueça uma mesma mecha várias vezes seguidas com a chapinha;
  • Aposte em chapinha e babyliss com acabamento de cerâmica, turmalina ou titanium.

Pronta para arrasar?

É isso, não tem segredo não: basta apostar em algumas mudanças no seu dia a dia para ter fios saudáveis mesmo fazendo o uso de fontes de calor. O melhor lembrete é ter em mente que o uso exagerado de qualquer aparelho vai ser danoso para os fios.

Assim, o equilíbrio e o cuidado devem fazer parte da sua rotina. Para aquele dia que vai evitar a fonte de calor, se inspire nas nossas dicas de formas de fazer rabo de cavalo e inove no visual. Até lá!

compartilhe