blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Hidratação da pele oleosa no verão

Vem aprender dicas de dermatologista para aprender a hidratar a pele oleosa no verão, sem provocar o excesso de oleosidade!

Redação Océane

16/01/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

destaque hidratante pele oleosa

Meninas da pele oleosa: nada de pular essa etapa do skincare, ok? 

É bem comum que os dias mais quentes aumentem a oleosidade da nossa pele, mesmo para quem não tem esse tipo de pele, naturalmente.

Isso acontece porque as temperaturas mais elevadas e o clima mais quente, fazem a cútis produzir ainda mais sebo, resultando em mais oleosidade – aquela aparência que faz o rosto ficar com aspecto mais brilhante especialmente na região ‘T’, que engloba o nariz, queixo e a testa.

Hidratar a pele no verão

No verão, é comum que a pele perca mais sais mineiras pelo excesso de suor que pode, também, deixá-la desidratada.

Por isso, a hidratação é essencial nesta estação, já que pele oleosa é diferente de pele hidratada:

  • oleosidade é sobre excesso de sebo;
  • hidratação é sobre a quantidade de água na pele. 

Entenderam a diferença?

Mesmo que pessoas que tenham pele oleosa sintam que, logo ao passar o hidratante, a sensação de oleosidade aumenta, isso acontece porque o hidratante utilizado não é o correto para este tipo de pele.

Por isso, para garantir uma hidratação eficiente, é necessário utilizar o hidratante indicado, especificamente, para esse tipo de pele.

creme cica

 

+ Veja aqui a importância do hidratante

Dicas de cuidados com a pele no verão

Na estação, pele brilhando só de saúde, né? Vem ver aqui algumas dicas essenciais!

Limpeza de pele adequada

A primeira dica é manter a limpeza da pele diariamente, para que o excesso de oleosidade dos poros não os deixem obstruídos, ocasionando o aparecimento de acne.

Para isso, a escolha pelos produtos certos e específicos faz total diferença para essa batalha nos dias mais quentes. A dica de ouro são os dermocosméticos que apresentam texturas leves, como as fórmulas à base de gel e séruns. 

+ Aprenda a limpar o rosto do jeito certo

Proteção solar

A exposição solar, comum no verão, faz a pele ressecar, isso você já sabe. Um exemplo clássico são aquelas regiões que, por algum erro ou descuido do protetor solar, ficam expostas ao sol e resultam em vermelhidão e descamação.

É esse ressecamento que também estimula a pele a produzir mais oleosidade, deixando o rosto com a aparência ainda mais brilhosa.

Não é à toa que nas prateleiras existem tipos de protetor solar específicos para a pele oleosa. São eles que ajudam a controlar a produção de sebo por possuírem uma composição livre de óleos.

Mesmo que muita gente ainda acredite que a exposição solar, a curto prazo, seca as espinhas e melhora os incômodos da pele oleosa, o efeito rebote vem logo depois.

As glândulas sebáceas produzem mais óleo para evitar esse tal ressecamento – o que piora ainda mais o quadro de quem tem a pele acneica e oleosa.

hidratante pele oleosa

+ Protetor solar: por que é importante?

Escolha de produtos para a pele

Quem tem pele oleosa ainda deve optar por dermocosméticos livres de óleos e com texturas leves, como os séruns.

Uma boa opção para combater os efeitos do sal do mar, do sol e do cloro da piscina para este tipo de pele é a água termal, que é rapidamente absorvida, fácil de aplicar, traz uma sensação de frescor e pode ser usada para hidratar a pele em qualquer lugar.

No mais, as máscaras faciais também são ótimas opções – geralmente possuem ativos concentrados e são capazes de oferecer resultados mais profundos e prolongados para recuperar a pele durante e após o verão.

+ Escute a sua pele: aprenda a escolher os produtos de skincare

Beba água

Aliado ainda à hidratação facial feita com produtos indicados e específicos, a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia, ajuda a manter todo o corpo hidratado – dessa vez de dentro para fora.

+ Entenda a importância da hidratação

Não lave o rosto em excesso

Vale lembrar ainda que, por mais que nos dias quentes dê mais vontade de lavar o rosto na tentativa de se livrar da oleosidade, esse ato também pode criar um efeito rebote e aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, podendo até ocasionar o aparecimento de acne no rosto. 

A dica aqui é lavar o rosto, no máximo, três vezes ao dia e de preferência com a água mais gelada ou na temperatura ambiente, com sabonete específico. 

gel de limpeza para limpeza

Sem água quente

A temperatura da água do banho também influencia na oleosidade da pele já que, quando está muito quente e em contato direto, influencia no aumento da desidratação, impactando diretamente no aumento da oleosidade nos poros. 

Esfoliação

A esfoliação também pode ser uma grande aliada para manter a produção de sebo controlada, já que remove as células mortas e renova a derme. 

+ Esfoliação: aprenda a fazer e conheça os benefícios

Pele clean

Mesmo que seja difícil deixar a maquiagem de lado, essa pode ser uma boa tática para ajudar a diminuir ou controlar a produção natural de sebo da pele.

É importante dar preferência a bases, corretivos, blushes e qualquer outro produto que seja a base de água. Conte com eles na sua nécessaire e lembre-se: sempre procure ajuda de um médico dermatologista!

Hidrate-se e bom verão para a sua pele! 

Gostou desse conteúdo? Confira algumas dicas para cuidar do seu cabelo no verão!

compartilhe