blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Hormônios da felicidade: 4 formas de estimulá-los

Sim, é possível adotarmos algumas práticas na nossa rotina (que não tomam tempo) para estimularmos os hormônios da felicidade. Te contamos no blog!

Redação Océane

08/09/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Foto de uma pessoa sorridente, representando a feição de uma pessoa feliz.

Você já ouviu falar que possuímos alguns neurotransmissores no nosso corpo capazes de gerar sensações boas? A dopamina e a serotonina são os famosos hormônios da felicidade e do prazer, que deixam seus dias muito mais leves e deliciosos.

Inclusive, estimulá-los é um ótimo autocuidado e você não vai se arrepender quando colocar isso na sua #ToDoList. Então vem com a gente aprender 4 formas diferentes e super gostosas para elevar o prazer lá no alto!

Foto de uma mulher sorridente, com a pele e cabelo saudáveis. Uma mulher em um estado de felicidade.

1. Prepare um banho relaxante logo que chegar em casa

Sabe aquela sensação quase calmante de chegar em casa? Uns vão ir direto para o chuveiro ou banheira antes de começar a sua (provável) terceira jornada, não é? É uma maravilha.

Tomar um banho relaxante acalma seus ânimos, tira toda aquela sensação de “peso” dos problemas que teve que resolver durante o dia e dá um renovo super leve. Se você não toma banho assim que chega, deveria experimentar!

Aproveite que já escrevemos os 8 passos para montar um banho relaxante aqui no blog e monte o seu ainda hoje, combinado?

2. Invista na aromaterapia para equilibrar corpo e mente

Quer melhorar seu bem-estar físico e mental em vários níveis? Conheça a prática do século XX que tem uma vantagem atrás da outra para o organismo: a aromaterapia.

Você sabia que entre os benefícios da aromaterapia estão a redução do estresse, uma melhor noite de sono e até aquele UP na imunidade? E o legal é que dá para incluí-la na rotina de várias formas, como nos sprays de ambiente, difusores e blends.

Os blends de óleos são a forma perfeita de usar os óleos essenciais, pois são feitos para o uso diário e são combinados pensando nas principais necessidades das pessoas, como:

  • Relaxar a mente;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Desintoxicar o corpo e a mente;
  • Melhorar a respiração;
  • Reforçar a imunidade.

Foto de uma mulher aplicando a blend de óleos essenciais em seu pulso. Praticando a aromaterapia.

3. Acenda uma vela aromática em tudo o que fizer

Tem coisa mais gostosa do que acender uma vela perfumada enquanto dá conta dos seus afazeres diários? Elas são ótimas para dar aquele tchan visual e olfativo no seu lar, te acalmar e até deixar um momento de autocuidado ainda mais especial.

E se engana quem acha que ela dura pouco tempo, tá? Porque sua queima por completo pode demorar até 25 horas! Então já vem ver as 5 opções de quando acender sua vela aromática e inclua-a quanto antes na sua rotina, você não se arrependerá.

Foto da vela aromática de bergamota e ambar acesa.

4. Aposte no seu bem-estar sexual assim como investe no skincare

Existe um motivo muito simples para termos os melhores vibradores: eles são itens indispensáveis para o seu autocuidado (até para o skincare ?)! Até porque, não se fala de prazer e relaxamento sem falar de sexo, não é?

Entre os vários motivos para investir em um vibrador, saiba que ele é ótimo para te levar a liberar ocitocina e dopamina, fica a dica! Ou seja, independentemente do modelo de vibrador que escolher, fique sabendo que ele acabará se tornando seu melhor amigo, principalmente nos dias em que você precisa levantar o ânimo.

Foto de dois vibradores Rose da Océane em um fundo rosa.

Conheça as funções dos hormônios do prazer, felicidade e bem-estar

A verdade é que existem alguns hormônios diferentes que provocam reações semelhantes em nosso organismo, como bom humor, alegria, prazer, motivação e mais.

Dependendo do que você fizer, ativará uma parte do corpo e, consequentemente, um hormônio específico — ocitocina, dopamina, endorfina e serotonina, por exemplo.

  • Ocitocina: o hormônio do amor ou do vínculo entre pais e filhos, interações sociais e emoções. Ela é responsável por regular o comportamento social no todo;
  • Dopamina: um dos mais conhecidos por ser considerado o hormônio do prazer. Está associada a atividades prazerosas como comer, exercitar-se, alcançar objetivos e até ao sexo!
  • Endorfina: sabe quando fazemos alguma atividade física e, mesmo se tivermos ficado com alguma dorzinha, saímos com uma sensação boa e prazerosa? Isso é efeito da liberação da endorfina;
  • Serotonina: o famoso hormônio da felicidade. Ajuda a regular o bom humor, o sono e age no equilíbrio do estresse e da frustração.

Além desses mais conhecidos, a norepinefrina serve para regular o nosso humor e estresse, nos auxiliar a tomar decisões rápidas, melhorar o foco, atenção e vigilância. Está ligada à nossa capacidade de aprender e memorizar informações e muito mais.

Como ajustar sua rotina e produzir o hormônio da felicidade

É possível incluir essas 4 formas de estimular os hormônios da felicidade na sua rotina e vamos explicar os pequenos ajustes que você pode fazer para equilibrá-la — sem demandar um tempo que você não tem.

O primeiro passo é acender uma vela perfumada enquanto você está no seu trabalho. Se não for possível, acendê-la durante o seu momento em casa após acordar ou até depois do trabalho também são boas opções.

Falando em trabalho, quando você sair de lá ou da faculdade, monte o seu banho relaxante. Mesmo que você não tenha tempo para tomar um banho demorado, nada impede de apagar a luz, acender uma vela e ligar uma música nos 5 minutos que ficar dentro do banheiro.

Antes de deitar, por que não pegar o seu vibrador favorito e ter um momento consigo mesma? A noite de sono ficará muito mais gostosa e relaxante! Por último, você também pode aproveitar para colocar algumas gotinhas de óleo essencial no seu travesseiro para dormir melhor ou passá-lo durante o dia para te ajudar a acalmar e se concentrar.

Ou seja, são várias as formas e produtos de bem-estar para trabalharmos em conjunto com o nosso corpo e termos dias ainda mais leves e confortáveis. Tire um tempo para aproveitar sua própria companhia, você vai adorar!

compartilhe