blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Efeito panda: como evitar a make estourada no flash?

Alguns produtos e ingredientes podem causar o efeito panda. Venha descobrir como evitar e conheça inspirações de maquiagem para foto!

Redação Océane

29/01/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

imagem de uma mulher com maquiagem estourada

Está para nascer decepção maior do que investirmos horas do nosso tempo para criar uma make impecável e, na hora da foto, sairmos parecendo os vampiros dos filmes de tão brancas que ficamos. Mas você sabe por que a maquiagem estoura no flash?

Podem existir diferentes culpados nessa história, como a composição do produto, uso de tons errados e, até mesmo, a forma de aplicá-los no rosto. Para te ajudar a nunca mais passar por essa frustração, selecionamos dicas valiosas para você ficar bem na foto, confira!

1. Prepare a pele sempre

Essa etapa é essencial para dar um acabamento impecável à produção. Sempre siga os passos para preparar a pele corretamente, como limpar, tonificar, hidratar e proteger a epiderme para receber os produtos. O resultado será uma make natural capaz de suavizar manchas e linhas de expressão. Além disso, esse processo dá aquela aparência de rosto saudável que amamos!

 

2. Evite corretivos e bases muito claras

Eles são grandes vilões na história: o corretivo e a base que estouram no flash, mas também são os mais simples de corrigir. A maior dica é procurar chegar o mais próximo possível a sua tonalidade, para isso, é importante conhecer o fototipo e subtom da pele.

imagem de uma mulher passando corretivo no rosto

3. Sele a maquiagem com pó translúcido sem fundo branco

Quer evitar o efeito panda nas fotos, então deixe de lado os pós com fundo branco. Opte por selar a pele com pó translúcido incolor. E nada de pesar a mão na hora de aplicar, passe somente o necessário e esfume bem, dessa forma, evita acúmulo do produto, principalmente, na região abaixo dos olhos,

Mas se você não abre mão de selar a make com pó compacto, fique tranquila! Invista no pó compacto translúcido sem cor, a escolha ideal para controlar a oleosidade sem pesar na produção.

imagem de uma mulher usando pó compacto translúcido

4. Não pese a mão na hora de se maquiar

É comum, principalmente em eventos noturnos, fazermos uma composição de milhões e pesar a mão, não é? Entretanto, esse fator contribui para que a maquiagem estoure no flash. Por isso, a recomendação é não exagerar na construção de camadas para evitar o efeito panda nas fotos.

Para garantir que não sairá com o rosto branco nos registros da festa, aposte em produções mais clean. Mas isso não significa que você deva limitar a sua criatividade, nada disso! Aposte em um bocão ou olhar bem marcado.

5. Evite produtos com sílica e dióxido de titânio

Chegou a hora da dica de mestre: olhar a formulação das maquiagens, principalmente bases, corretivos e pós. Observe se há presença de dióxido de titânio ou sílica, esses componentes são poderosos na hora de combater a oleosidade, mas vilões na difusão da luminosidade.

Funciona assim: as substâncias agem para deixar a pele mais seca e longe da oleosidade, ao mesmo tempo, difundem a luz para esconder os poros. Justamente por isso, o local fica mais esbranquiçado e, quando bate o flash, voilà, efeito panda.

Fotos para maquiagem: conheça inspirações perfeitas

Seguir essas dicas fará você dizer adeus ao rosto branco na hora dos cliques, mas vamos além, iremos te mostrar maquiagens para foto que são práticas e funcionais para fazer. Continue a leitura para conhecer as makes!

Make natural

Talvez você conheça essa produção pelo termo “no makeup”, ambas se referem a mesma técnica de maquiagem natural. A tendência inspiradora transmite uma linda mensagem de empoderamento ao realçar traços que tornam cada pessoa única, por isso, a composição é suave.

A make minimalista usa tons suaves e texturas leves para criar um visual radiante. Sempre opte por bases de média cobertura que tenham acabamento fresh, assim, você conseguirá uniformizar a pele, realçando a luminosidade. Nos olhos, prefira tons neutros sem muita pigmentação.

imagem de uma mulher com make natural

Delineado gráfico colorido

Se você prefere maquiagens mais impactantes, o delineado gráfico é a escolha perfeita para você. A tendência é muito versátil e pode ser usada em diferentes cores, indo da clássica linha preta aos traços amplos e coloridos. Explore tons vibrantes em uma ou mais linhas que podem ser feitas com delineadores e sombras.

Bocão marcado pelo batom

Outra ótima escolha para impactar e sair bem na foto são as makes com bocão marcado. Use a criatividade na hora de selecionar a cor, algumas dicas são combinar com a maquiagem, com a roupa ou mesmo com a temática da ocasião.

E não se preocupe com o produto sair ao longo da festa, existem truques que fazem o batom não sair de jeito nenhum, mesmo após horas com ele!

Iluminador na medida certa

O iluminar é uma dádiva da maquiagem, afinal, transforma nossa produção por completo. Na hora de elaborar uma make para foto, você pode usar esse produto como aliado para arrasar no clique. Opte por iluminadores cintilantes de longa duração e aplique nos seguintes locais:

  • Têmporas;
  • Nariz;
  • Abaixo das sobrancelhas;
  • Arco do cúpido.

E, aqui, vale resgatar uma das dicas valiosas que comentamos antes: esfume bem o iluminador para não deixar partículas acumuladas.

Gatinho clássico em preto

O delineado gatinho é um daqueles clássicos que nunca saem de moda, sendo a escolha ideal para quem deseja marcar o olhar na foto. Teste diferentes formas de realizar o famoso traço preto e combine a maquiagem com um esfumado da cor que desejar!

Cílios postiços caem bem

Outra alternativa de maquiagem para foto são os cílios postiços, opção versátil que transita entre produções suaves e intensas. Aqui, é possível usar a criatividade ao realizar esfumados, iluminações estratégicas ou o efeito bocão para elaborar uma produção especial.

Qual dessas produções foi a sua favorita? Temos certeza que, a partir de agora, você não sairá mais com maquiagem estourada no flash, mas com makes poderosas na hora do clique. Te esperamos no próximo conteúdo da Océane, até logo!

compartilhe