blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Milium: entenda o que é, quais as causas e como tratá-lo

Vem cá entender melhor o que é são os miliuns, suas causas e como tratá-los. Veja também 3 dicas para acabar com essas marquinhas chatas!

Redação Océane

29/06/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

pele com milium abaixo dos olhos

Você já viu pequenos pontinhos esbranquiçados e endurecidos que aparecem na pele, geralmente no rosto? Será sobre eles que falaremos hoje aqui no blog: os chamados miliuns.

Eles são uma lesão cutânea bem comum, apesar de pouco falada. Eles podem aparecer tanto em jovens, quanto em bebês e adultos. Se você já teve ou tem essa condição, saiba que não apresenta nenhum tipo de perigo à saúde, tudo bem,?

Continue lendo para entender o que os miliuns são, quais as causas e os tratamentos para esses pontinhos.

modelo com miliuns abaixo dos olhos

O que é milium?

O milium sebácio, ou apenas milium, é um cisto endurecido que aparece, em sua maioria, em peles oleosas e em pessoas que usam maquiagens ou produtos de skincare inadequados.

Eles podem aparecer tanto em pequenas quantidades e mais espalhados, como próximos uns aos outros, trazendo um aspecto “rugoso” à pele. Mesmo que inofensivo, eles acabam causando um desconforto estético, mas não precisa se desesperar porque existe tratamento!

Diferente do cravo que acontece devido à grande quantidade de oleosidade da pele que se concentra nos poros, o milium no rosto, na verdade, é resultado da queratina e células mortas que ficam acumuladas neles.

Quais os tipos de miliuns?

A depender da faixa etária e da parte do corpo em que o milium aparece, pode ser que sejam tipos diferentes de pequenos cistos. Eles são divididos em miliuns primários e secundários.

Milium primário

Mais comum em recém-nascidos, o milium primário é aquele que surge (quase que) sem motivos. Ele também pode aparecer tanto na pele de adultos quando inflamada ou inchada, principalmente nas orelhas e olhos.

Outra possibilidade é que ele ainda apareça em jovens devido à exposição intensificada da pele a raios UVA e UVB.

Milium secundário

Esse tipo já é mais comum de aparecer em qualquer faixa etária, quando a pele sofreu algum trauma, como uma lesão proveniente de um procedimento dermoabrasivo ou laser, por exemplo.

Como identificar miliuns?

Se você notou que algumas bolinhas brancas ou amareladas surgiram na pele, como se fossem uma mini espinha, provavelmente são miliums! Esses cistos podem aparecer em qualquer parte do corpo ou rosto, mas sua incidência maior é ao redor dos olhos e nariz.

Quais as causas dos miliuns?

Esses pontinhos na pele não têm causas 100% definidas, no entanto, o provável é que apareçam devido a uma degeneração das fibras elásticas da pele e das células que produzem a queratina, pela exposição ao sol.

Outras possíveis causas são a decorrência de processos de cicatrização rápida da pele, tratamentos estéticos ou até doenças dermatológicas e sistêmicas.

Dicas para a prevenção dos miliuns + produtinho

Agora que você já sabe o que o milium é, é importante saber como preveni-lo. O recomendado é que siga os cuidados básicos que elencamos aqui, porque fazem toda a diferença, combinado? (No final ainda te indicamos um ativo que te ajudará nessa missão!)

  • Tenha uma rotina de skincare com produtos específicos para o seu tipo de pele;
  • Use filtro solar;
  • Faça esfoliação na pele com a frequência ideal (falamos mais sobre isso mais para frente).

kit de skincare com centella asiática

Retinol

Por mais que esse composto seja muito conhecido por amenizar as rugas e linhas de expressão, ele também é um ótimo aliado para a prevenção dos miliuns.

O retinol é um derivado da vitamina A e pode ser usado tanto em creme como em sérum. O ideal é que o produto seja aplicado na parte da noite, combinado com um hidratante ou protetor solar, caso aplicado durante o dia.

sérum com retinol e niacinamida

Tratamento para miliuns

Não cutuque! Ao invés de melhorar, sair apertando as bolinhas pode machucá-las ainda mais. O tratamento mais rápido e eficiente para o milium deve ser feito com agulhas em seu dermatologista de confiança.

No entanto, fazer uma limpeza profunda da pele, inclusive contando com a esfoliação e o peeling, também ajuda bastante nesse processo!

Para você fazer tudo certinho e voltar a ter sua pele linda como sempre, nós separamos mais alguns produtos de skincare para tratar os miliuns, confira.

Esfoliante AHA + BHA

Esfoliar a pele é benéfico por vários motivos, e o principal é que, ao fazê-la, nós removemos as camadas de células mortas da nossa pele. Isso significa que conseguimos prevenir e tratar as bolinhas ao mesmo tempo que saímos com uma pele de bebê após o procedimento!

esfoliante facial com AHA e BHA

No entanto, não é porque ela ajuda a melhorar a textura da pele que a esfoliação pode ser feita diariamente. O ideal é que ela seja no máximo três vezes na semana em peles oleosas. Já para quem tem pele mista ou seca, a frequência é de uma vez na semana ou a cada 15 dias.

Além do nosso esfoliante com AHA + BHA, ácido cítrico, ácido salicílico e extrato de chá verde, você também pode usar toda a linha de skincare AHA + BHA para intensificar os cuidados.

Ácido glicólico

Lembra que falamos que o peeling é uma das formas de tratar os miliuns? Então, o ácido glicólico age como um peeling químico, ativando a produção de colágeno da pele e fazendo a renovação dela.

Para aproveitar o melhor do ativo, você pode usar o nosso creme rejuvenescedor lavável AHA + BHA. Ele é aquele coringa perfeito para cuidar da pele!

várias embalagens do creme de tratamento com AHA e BHA

O importante é dar a atenção que sua pele merece. Assim, todas as pequenas coisas que te incomodam vão sendo tratadas pouco a pouco. ❣

compartilhe