blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Quantas horas devemos dormir? Saiba o ideal para sua idade

Na fase adulta, o tempo de sono varia entre 7 a 9 horas. Existem três dicas práticas para dormir mais e melhor, venha descobrir quais são!

Redação Océane

29/01/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

imagem de uma mulher dormindo no seu quarto

Já virou senso comum acharmos que 8 horas de sono bastam para descansar nossa mente e corpo, não é? Mas a realidade é que a quantidade de tempo que devemos dormir varia para cada idade. Isso ocorre devido às diferentes necessidades de desenvolvimento, crescimento e funções fisiológicas em cada estágio da nossa vida.

No post de hoje, você descobrirá quantas horas devemos dormir para manter a saúde física e mental em dia. Além disso, desvendaremos as verdades sobre o sono da beleza e daremos dicas práticas de como descansar melhor à noite. Continue a leitura para descobrir!

Quantas horas devemos dormir por dia?

Da redação: sugiro elaborar um infográfico com a quantidade de horas indicadas no bullet point, assim performaram no Google imagens.

A quantidade de horas que devemos descansar por noite varia, principalmente conforme a idade. Segundo especialistas, existe uma recomendação para cada fase de desenvolvimento¹.

Infância e adolescência:

  • Bebês de 0 a 3 meses: 14 a 17 horas;
  • Bebês de 4 a 11 meses: 12 a 16 horas;
  • Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas;
  • Crianças de 3 a 4 anos: 10 a 13 horas;
  • Indivíduos entre 6 a 18 anos: entre 8 a 12 horas;

Adultos e idosos:

  • 18 a 64 anos: 7 a 9 horas;
  • Acima de 65 anos: 7 a 8 horas.

Qual a importância de ter uma boa noite de sono?

É inegável que o sono é um dos pilares para manter a saúde em dia, mas com a vida moderna cada vez mais agitada, o descanso acaba não sendo priorizado. Mas isso não pode ocorrer, viu? Afinal, o descanso noturno afeta nosso corpo por completo. Selecionamos os principais benefícios de dormir bem e no tempo certo para sua idade, vem conferir!

Melhora do sistema imunológico

Nosso corpo precisa do descanso adequado para recuperar a energia necessária para se manter saudável durante o dia. Ao realizar esse processo, o organismo se manterá bem para desempenhar funções primárias, como andar, falar, raciocinar e memorizar feitos².

O sono é o tempo que usamos para que o nosso sistema imunológico se recupere para, no dia seguinte, desempenhar bem todas essas atividades novamente. E aí vai um alerta: estudos indicam que dormir seis horas por dia pode diminuir as proteções naturais do corpo contra infecções bacterianas².

Aumenta a saúde física e mental

Dormir pouco impacta nosso organismo de diferentes formas, inclusive, nos deixa propensos a doenças, como obesidade e hipertensão. Descansar menos do que o necessário causa também:

  • Alterações no humor;
  • Elevação dos níveis de estresse e de ansiedade;
  • Aumento dos riscos de depressão;
  • Falta de concentração;
  • Perda de memória;
  • Projeção a ter transtornos psicológicos.

Além de tudo isso, o seu corpo pode demonstrar que você está dormindo pouco com fortes dores de cabeça, cansaço, dores musculares e tonturas³. Por isso, o melhor é sempre criar uma rotina que atenda à quantidade mínima de sono para sua idade!

O sono da beleza existe? Saiba como a aparência e o sono se relacionam

Até aqui, você já entendeu como o sono faz total diferença para o corpo e para a mente, mas existe também o chamado sono da beleza. O termo faz referência aos benefícios do sono de qualidade à pele, afinal, quando descansamos, ocorre a produção de colágeno, a reparação das células e a diminuição do inchaço na região dos olhos.

São muitas vantagens, não é? Mas não para por aí, aqui teremos que ser um pouco repetitivos, mas tanto a diminuição do estresse e da ansiedade contribuem para deixar a pele viçosa e prevenir o envelhecimento precoce da epiderme.

3 dicas simples e eficientes para dormir melhor

Já ouviu aquela frase: fazer as coisas iguais não trará resultados diferentes? Não adianta desejar uma noite melhor de sono e não se esforçar para mudar algumas atitudes na sua rotina. Mas não precisa se preocupar, selecionamos dicas bem simples de serem incluídas no dia a dia agitado, descubra:

1. Tenha uma rotina para dormir bem

Nada de dormir 6 horas por dia, o ideal para fase adulta é sempre acima de 7 horas. Por isso, crie um cronograma que contemple esse horário de descanso. Saiba o momento que precisa ir dormir para cumprir o período mínimo de sono. Além disso, mantenha uma rotina saudável com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada que contemple vitaminas, minerais, fibras e carboidratos.

2. Prepare o ambiente para descanso

Poucas pessoas sabem, mas há ótimos recursos para preparar o ambiente para atrair o sono, a melhor forma ocorre por meio da aromaterapia. Existem ótimas opções de óleos essenciais para dormir e combater a insônia, como lavanda, camomila, cedro e melaleuca.

Outra forma que contribui para deixar o cômodo propício ao descanso é desligar as telas, como celulares, televisores e tablets. Aos poucos, diminua a iluminação do quarto para o cérebro entender que é hora de descansar.

3. Use técnicas de respiração controlada

Por fim, mas não menos importante, aplique técnicas de relaxamento corporal, como a meditação sozinho. A técnica ajuda na desaceleração das atividades cerebrais, diminui a produção de hormônios do estresse e aumenta a concentração no presente, dispersando pensamentos desnecessários ao nos deitarmos.

Agora, você já sabe quantas horas devemos dormir e como adaptar a sua rotina para ter noites de sono tranquilas. Aproveite para desbravar outras recomendações práticas de como melhorar a rotina de descanso. Até o próximo post!

Referências

¹ Quantas horas de sono por dia são ideais para cada idade. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/04/quantas-horas-de-sono-por-dia-sao-ideais-para-cada-idade>.

² Instituto do Sono. Qual é a relação entre sono e imunidade? Saiba mais sobre o assunto. Disponível em: <https://institutodosono.com/artigos-noticias/qual-e-a-relacao-entre-sono-e-imunidade-saiba-mais-sobre-o-assunto/>. Acesso em: 8 jan. 2024.

³ Centro CEREBRO. Qual a importância do sono para a saúde mental?. Disponível em: <https://centrocerebro.pt/blog/importancia-do-sono-na-saude>. Acesso em: 8 jan. 2024.

compartilhe