blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Rosto inchado: descubra o que pode ser e como desinchar

Buscando uma solução para desinchar seu rosto? Vem cá que a gente te mostra opções práticas para o dia a dia e ainda explica as possíveis causas.

Redação Océane

20/06/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo com rolo de massagem facial

Quem nunca acordou com o rosto inchado e que não melhorou no decorrer do dia, não é mesmo? O que a gente achava que poderia ser apenas o resultado de uma longa noite de sono, na verdade, pode querer dizer algo a mais.

O inchaço é uma reação do nosso organismo para algo que foge ao comum e, quando persiste por muito tempo, pode ser preciso procurar um médico. Mas não se desespere antes da hora!

Para te deixar mais calma, nós trouxemos várias informações super legais que explicação do que o rosto inchado pode ser e o que fazer para melhorar. Continue lendo para entender.

rolo de jade em um fundo liso e com pedras ao lado

7 possíveis causas para o rosto inchado

A mais comum é que, durante o sono, o nosso sistema linfático fica mais lento, ou seja, ficamos mais propensos à retenção de líquidos.

Nesses casos, alguns gatilhos podem agravar ainda mais essa situação. Entre eles, os alimentos ricos em sódio, bebidas alcoólicas, alguns remédios, hormônios, tireoide desregulada e até no jeito que de dormir! Vamos ver em detalhes.

1. Quantidade de horas dormidas

Como já falamos, é normal percebermos o rosto inchado quando dormimos em excesso — quando a gente dorme tanto que nem lembra mais onde está quando acorda —, mas você sabia que dormir pouco também pode dar o mesmo efeito? Fique atenta ao seu relógio biológico, tente dormir pelo menos 8 horas por noite.

2. Uso de determinados medicamentos

Os mais comuns com esse efeito são os anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, anticoncepcionais e corticoides. Esses remédios deixam claro em suas bulas que possuem o efeito colateral de reter líquido, ou seja: o famoso inchaço!

3. Dieta com muito sódio

O sal é um fator bem expressivo para ocasionar a retensão de líquidos. E não é só no rosto: pernas, mãos e outras partes do corpo também podem ser atingidas. Sabe aquele fast food? Então, é recheado de sódio. É hora de migrar para uma alimentação saudável, né?

4. Desnutrição grave

Mais comum em crianças, o inchaço no rosto também pode ser causado por falta grave de proteínas no nosso corpo. Geralmente o sintoma começa no corpo, mas também pode chegar à face.

A desnutrição ainda pode ocasionar pele seca, perda de cor, queda de cabelo e atrofia muscular. Portanto, fique atento aos níveis de proteínas e outros nutrientes que você está ingerindo!

5. Hipotireoidismo

Na verdade, o que pode ocasionar o inchaço do rosto não é o hipotireoidismo em si, mas sim o não tratamento da condição. Portanto, já sabe: cuidar desse aspecto pode evitar o inchaço das pálpebras, face e dorso das mãos, por exemplo.

6. Gravidez

Durante toda a gravidez é comum vermos pernas e mãos inchadas, até aqui tudo bem. Caso você tenha histórico de pressão alta, o rosto inchado pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. Repetindo: pode, não quer dizer que seja, ok?

Se estiver com mais de um sintoma, entre em contato com médico do pré-natal.

7. Tratamentos do câncer

A última opção é uma das mais delicadas. Um dos efeitos colaterais de tratamentos mais agressivos durante o câncer, como a quimioterapia e a imunoterapia, podem causar inchaço no rosto, em resposta ao combate aos tumores. O mais difícil já passou. O rosto inchado é só um momento de transição.

O que fazer para desinchar o rosto?

Está com o rosto inchado e não sabe o que fazer? Mesmo quando é o caso de efeitos colaterais de doenças e não de hábitos pontuais, existem algumas formas de acabar ou amenizar a situação. Confira!

Lave o rosto com água fria e use água termal

A gente sabe que esse conselho é legal no calor, mas no frio ele também é poderoso! O ideal é que, assim que acordar, lave o rosto com água fria — não se esqueça do sabonete específico para a sua pele — e passe água termal ativos calmantes ao final.

Uma dica para deixar o produto ainda mais poderoso, é colocá-lo na geladeira de skincare na noite anterior. A temperatura mais baixa ajuda a refrescar e descongestionar a pele.

geladeira de skincare

Hidrate-se e mantenha uma dieta equilibrada

Parece contraditório dizer que quanto mais água tomamos, menos nosso corpo reterá, não é? Mas é exatamente assim que funciona!

O que acontece é que quando ingerimos uma pequena quantidade de água ao longo do dia, o organismo cria um reservatório de água para manter o funcionamento de todos os nossos órgãos e funções vitais.

Beber bastante água e manter uma dieta equilibrada, com bastante vegetais e prestando atenção nos níveis de sódio dos alimentos, ajudará o seu corpo a não reter líquido. Consequentemente, sua face desinchará.

Aposte na vitamina C e no protetor solar

Todos nós devemos adicionar esses dois produtos no nosso skincare diário. No entanto, por ter efeito antioxidante, apostar no sérum de vitamina C também ajuda a evitar o rosto inchado.

sérum facial com vitamina C e ácido ferúlico

Faça exercícios físicos

Sim, os exercícios físicos são perfeitos para tudo o que a gente precisa, inclusive para desinchar o rosto! São vários os motivos para que eles nos ajudem nessa missão: aumentam a frequência cardíaca, melhoram o fluxo sanguíneo e fazem a contração muscular.

Tudo esses fatores juntos contribuem para liberar e drenar de forma eficiente os líquidos retidos em nosso corpo e melhorar aquele inchaço chato do rosto e corpo.

Não esqueça da massagem facial

É isso mesmo o que você leu: seu rosto merece uma massagem! Existem vários benefícios para as massagens faciais e o desinchaço é apenas uma delas. Quando feita sempre, ela também é ótima para melhorar a circulação, relaxar tensões e prevenir rugas.

Como fazer massagem facial para reduzir o inchaço do rosto?

Além de usar as próprias mãos, outro jeito super eficiente e gostoso é massagear a pele com os rollers. Eles intensificam o efeito lifting, a drenagem linfática, o relaxamento dos músculos, a ativação da circulação sanguínea e a firmeza da pele que a massagem normal proporciona.

modelo passando o rolo de massagem facial em seu maxilar

Todos os rollers têm a mesma função, mas você pode escolher o que mais se adapta:

  • 3D Facial Roller: prático e fácil de usar, com rotação 360º e ação em dois pontos simultâneos;
  • Jade Roller: por ter duas pedras naturais de tamanho diferentes, consegue atingir todas as partes do rosto de forma confortável;
  • Gua Sha Set de Quartzo Rosa: formatos perfeitos que encaixam em várias partes do rosto para facilitar a massagem.

Como desinchar o olho?

Pode acontecer de apenas a área dos olhos ficar inchada e o resto do rosto não, já que a pele dessa área é muito fina. Quando notar essa diferença, além das dicas acima, você também pode apostar em um creme específico para a área dos olhos ou em uma máscara de cafeína para os olhos.

modelo aplicado cica eye cream para reduzir o inchaço dos olhos

Cuidar do rosto no todo e com produtos específicos para cada parte faz muita diferença! Que descobrir outras formas de amenizar as bolsas embaixo dos olhos? Continue no nosso blog!

compartilhe