blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Skincare na gravidez: o que grávidas podem e não podem usar

A gestação exige alguns cuidados especiais, sobretudo com a pele. Confira nosso guia de skincare para grávidas e tire todas as suas dúvidas!

Redação Océane

22/06/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

modelo grávida aplicando creme hidratante em seu abdômen

Junto à gravidez, surgem muitas emoções, pensamentos e dúvidas na cabeça de uma mãe. Os hormônios mudam, as reações do corpo para cada situação se intensificam e as prioridades são recalculadas. Esse é um período de muitas adaptações!

Durante esse período, é normal serem feitas muitas pesquisas para saber o que a gestante pode ou não fazer, de forma a garantir a saúde da mamãe e também a do bebê. E uma das dúvidas que permeia a cabeça de muitas mamães é sobre uma rotina de skincare segura para esse período.

Será que você pode continuar usando os mesmos produtos de skincare de antes? Devo considerar adicionar outros cuidados com a pele? Existe algum composto químico que pode ser nocivo para o meu bebê?

No post de hoje vamos trazer as respostas para essas e outras perguntas que podem estar passando pela sua cabeça neste exato momento!

modelo massageando o rosto com um rolo massageador

O que é indispensável no skincare de uma grávida?

Não deixar de fazê-lo e muito hidratante! Pode parecer um pensamento “bobo” no primeiro momento, mas a verdade é que muitas mamães acabam deixando os cuidados de lado e esquecem que a pele exige ainda mais hidratação nesse período.

gel hidratante facial sobre pinceladas do próprio produto

Isso pode acontecer tanto por medo do que pode e não pode usar ou porque, simplesmente, o skincare acaba ficando em segundo plano. Mas isso tem dois pontos negativos.

O primeiro deles é porque a textura e a qualidade da pele mudam muito durante a gravidez com o aumento dos hormônios. Ou seja, pode ser que ela passe a ficar muito seca ou com muitas espinhas. Então, manter os cuidados é fundamental!

Já o segundo, se deve ao fato de que a vida está mudando por completo,e toda a atenção se voltará quase que exclusivamente para o bebê que está na barriga.

No entanto, você não pode esquecer de você mesma e se deixar de lado, combinado? Continuar com esse tempo de skincare e carinho, é uma forma de fortalecer sua conexão com a mulher que é (por mais diferente que esteja agora).

Quais os ativos de skincare seguros na gravidez?

Vitamina C! A famosa vitamina da laranja tem efeito antioxidante, rejuvenescedor, clareador e é segura para as gestantes.

Além disso, a dermatologista Carla Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que ativos como óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva, elastina, vitamina E, glicerina, centella asiática e manteiga de karité também estão liberados.

kit de skincare com centella asiática

Contudo, vale lembrar que o ideal mesmo é que você confira com a sua médica, os produtos e ativos liberados nessa fase. Cada organismo é único e tem uma particularidade, portanto, não custa garantir, não é mesmo?

Leia mais sobre outro composto liberado para as gravidinhas: Niacinamida!

O que não pode ser usado na gravidez?

Os ácidos, de maneira geral, e cosméticos ou dermocosméticos com ureia (com mais de 3% de concentração), hidroquinona, cânfora, chumbo e cafeína não são “bem-vindos” para as gestantes. Mas existem aqueles casos que fogem à regra, como o ácido hialurônico e do ácido azeláico.

Muitas proibições acontecem porque já foi comprovado que alguns ativos podem causar, inclusive, má formação do feto. Alguns casos são os produtos à base de retinóides, ou vitamina A, por exemplo.

De novo, recomendamos que você pergunte para a sua dermatologista se existe mais algum composto que precisará tirar da rotina durante a gravidez, ok? (Ler rótulos se tornará seu maior passatempo, rs.)

Qual a rotina de skincare que a grávida pode fazer?

O principal produto que não pode ser deixado de lado durante a gravidez — de jeito nenhum — é o protetor solar! E não basta passar só uma vez no dia e nunca mais. Tem que reaplicar durante o dia todo!

É muito comum que, durante essa fase, muitas mulheres passem a ter melasma gestacional. Nesses casos, além do protetor solar constante, é preciso proteger-se do sol com chapéus, bonés e outros para não intensificar as manchas.

Manter uma rotina com produtos de limpeza de pele também é uma forma de auxiliar a manter o equilíbrio dela, mesmo com todas as alterações hormonais.

tônico facial com aloe vera

Outro fator super importante nesse período é a hidratação. Entre um dos benefícios, usar produtos hidratantes durante toda a gestação, como brumas, loções e cremes, ajudam a prevenir as temidas estrias.

Aproveite para entender como cuidar da pele do rosto e do corpo no pós-parto.

Como controlar a oleosidade da pele na gravidez?

Muitas mulheres notam o aumento de oleosidade na pele durante a gravidez — mas não são todas, ok? — e isso pode ser decorrente de vários fatores como as alterações hormonais e reações dos medicamentos ingeridos por elas nessa fase.

Apesar de não ser preocupante para a saúde da mulher, essa oleosidade pode gerar desconforto estético, já que, geralmente, vem seguido de um aumento da quantidade de cravos e espinhas.

Para controlar o nível de oleosidade da pele durante a gestação é preciso estar sempre atenta à limpeza adequada e frequente dela, além de manter uma alimentação e hidratação adequadas.

Sim, é preciso hidratar até mesmo as peles mais oleosas. Quando feita de forma correta, essa hidratação ajuda a controlar os níveis de óleos naturais presentes nela, ou seja, você garante uma pele bem cuidada!

Outra forma de controlar a oleosidade da pele na gravidez é o uso de soluções tonificantes com ácido glicólico ou ainda produtos com ácido lático.

Posso fazer ou continuar os procedimentos estéticos na gravidez?

De forma geral, não — com exceção da drenagem linfática, limpeza de pele e capacete de LED para tratamentos capilares.

O motivo é que muitos dos produtos utilizados nesses procedimentos não são testados para gestantes. Ou seja, pode ser que ocasione prejuízos à mãe e ao bebê.

Não deixe de cuidar de você

Nós sabemos que a gestação é um período delicado e que exige vários cuidados que não estamos acostumadas, mas lembre-se que é por apenas alguns meses. E o mais importante: continue cuidando de você!

Aproveite esse momento de mudanças para experimentar um novo hobby, começar algo que você queria ou até se permitir descansar sem culpa. Conte com a océane para isso, ok?

compartilhe