blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Skinimalism: a nova tendência para realçar a beleza natural

Menos é mais! Essa é a nova tendência de skincare do momento! Quer saber mais sobre e descobrir como montar a sua rotina skincare minimalista? Vem cá!

Redação Océane

02/03/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Modelo com pele e maquiagem skinimalism

“Menos é mais”, esse velho ditado explica toda a essência do skinimalism a tendência de beleza que promete bombar em 2023 [1]. E isso nem é a gente que tá afirmando, viu? O último relatório da Worth Global Style Network (WGSN), que é uma empresa mundial de previsão de tendências, colocou o skinimalism como a maior tendência de beleza do ano.

Antes disso, em meados de 2021, quando a gente ainda estava tentando lidar com os danos da pandemia de coronavírus, o Pinterest já apostava nessa vibe de beleza minimalista para os próximos anos.

Então, cá estamos! E a gente vai te explicar tudinho sobre o que é skinimalism, como inserir na sua rotina, quem pode aderir, quais são as vantagens e mais. Confira!

O que é skinimalism?

Skinimalism é a junção de dois termos em inglês “skin” (pele) “minimalism” (minimalismo), ou seja, em tradução literal, é a pele minimalista.

Modelo com pele e maquiagem da estética skinimalism

Esse conceito preza pela utilização de poucos produtos para criar uma pele mais limpa, com aspecto natural mesmo, deixando as imperfeições à mostra e realçando a beleza natural. Pode ser aplicado tanto no skincare como na maquiagem.

Isso tudo surgiu por conta dos comportamentos da pandemia, onde a gente passava a maior parte do tempo em casa, usando menos “make pesada” e dando uma atenção especial para o skincare.

Na prática, isso não anula o fato de usar uma maquiagem elaborada com vários produtos de vez em quando, tá? Mas preza pela naturalidade, praticidade e cuidado no dia a dia.

Pode ficar tranquila, amiga, que para adotar a tendência, você não precisa dar adeus à coleção de makes e ficar só com um hidratante e gloss na gaveta.

Como criar uma rotina skincare minimalista?

O primeiro passo antes de pensar em qualquer rotina de skincare é entender qual é seu tipo de pele, porque, assim, você consegue selecionar os produtos certos e que realmente dão resultado em você.

Sabendo as características da sua pele fica mais fácil pensar em produtos adequados para as suas necessidades, como: controlar a oleosidade, hidratar, recuperar a barreira cutânea, diminuir a aparência dos poros visíveis e mais.

Outra coisa importante para criar uma rotina minimalista é pensar na quantidade de produtos que você tem usado, já que um dos objetivos é criar uma rotina rápida e funcional. Escolha poucos produtos, mas escolha produtos bons.

Quais são os produtos de skincare essenciais para o skinimalism?

Limpeza, hidratação e proteção solar, esses são os três passos essenciais para uma rotina de skincare segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) [2].

Basicamente, você precisa limpar a pele pela manhã, hidratá-la e usar um protetor solar facial; à noite é só repetir a limpeza e a hidratação e, pronto, skincare feita em minutos.

Os produtos de tratamento ficam de fora no skinimalism?

Na-na-ni-na-não! Os produtos e ativos de tratamento, como os séruns não ficam de fora. O segredo da tendência é optar por produtos multifuncionais, ou seja, que cumprem mais de uma função na nossa pele.

Sérum facial de retinol e niacinamidade da océane com conta-gotas ao lado

Ficou confuso? Vamos usar o exemplo do nosso sérum facial de niacinamida para facilitar:

  • Composição: retinol + niacinamida;
  • Benefícios: hidrata a pele, melhora a textura e suaviza a aparência das linhas finas e rugas.

Note que temos em um único produto, dois ativos e vários benefícios. Isso é um produto multifuncional e pode cumprir muito bem a função de hidratação noturna em uma rotina minimalista. Simples assim!

Como incluir o skinimalism na make?

Como a gente explicou lá no início, o skinimalism engloba muito mais do skincare, mas o conceito de beleza todo. E, é aqui que entra a maquiagem minimalista, um estilo que foge do tradicional rebocão e preza pela simplicidade.

Para aderir esse estilo que também pode ser chamado de maquiagem clean girl, você precisa, antes de tudo, ter uma rotina de skincare certinha, cuidando da pele de manhã e a noite.

Depois, na hora de preparar a pele, aplique bastante hidratante e dê preferência maquiagem cremosa ou em bastão, para facilitar a aplicação e proporcionar um resultado mais bonito e durável. E, claro, sempre priorize poucos produtos: um hidratante, um corretivo, uma máscara de cílios, um blush e um lip tint já são suficientes.

Agora nós queremos saber o que você acha dessa tendência de skinimalism e se pretende incluir em sua rotina de cuidados e make. Conta pra gente aqui nos comentários e continue acompanhando o blog para ficar por dentro de mais novidades! Que tal conhecer mais uma tendência? Dessa vez apresentamos a brow lamination. Vamos conhecer?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] WGSN. Global Skincare Industry 2022‑2026. Worth Global Style Network. [2023]. Disponível em: https://www.wgsn.com/pt/products/beauty. Acesso em: 16 fev. 2023.

[2] SBD. Cuidados diários com a pele. Sociedade Brasileira de Dermatologia. 2017.

compartilhe