blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Sobrancelhas retas são tendência? Entenda sobre a febre!

Te contamos tudo sobre as sobrancelhas retas: como surgiram, como adotá-las e quais os cuidados tomar (e ainda têm dicas para uma pele mais jovem!)

Redação Océane

28/07/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Foto de uma mulher com a sobrancelha reta.

Foi-se o tempo das sobrancelhas super finas e arqueadas. Pelo menos por enquanto, chegou a hora de deixar a influência dos anos 2000 apenas para as maquiagens belíssimas que a gente tanto ama por aqui.

As sobrancelhas arqueadas dão espaço para mais uma tendência: as sobrancelhas retas. Com a ideia da aparência e make natural cada vez mais forte, as straight brows, lá dos anos 20, estão voltando com tudo!

Assim como o brow lamination desbancou as sobrancelhas super preenchidas e alinhadas para baixo, as sobrancelhas retas continuam esse legado entregando ainda mais suavidade — como se acordássemos sempre prontas para qualquer compromisso.

O sucesso das sobrancelhas retas

Se você vive no TikTok, com certeza já deve ter notado que várias famosas, como a Florence Pugh, Phoebe Dynevor, Rosie Huntington-Whiteley, Ariana Grande a Bella Hadid, adotaram a trend das straight brows.

Inclusive, já deve até ter visto alguns conteúdos com #straightbrows, porque não são poucos. Mas por que esse tipo de sobrancelhas está tão em alta?

Isso é um simples reflexo de estarmos investindo cada vez mais em cuidar da nossa pele (alô produtinhos de skincare!) Ou seja, tudo que dá aquele ar fresh ao visual acaba virando assunto nas redes, e é aí que as sobrancelhas retas entram.

Imagem de uma mulher com a sobrancelha reta.

A influência das coreanas

O estilo de sobrancelha das coreanas é a grande influência para a trend! Pense com a gente, quem nunca se perguntou quais os segredos da aparência jovem delas? E se a gente te contar que as sobrancelhas retas das coreanas transmitem essa jovialidade?

Mas antes que você saia correndo para sua designer de sobrancelhas (ou que resolva raspar em casa mesmo a parte arqueada da sua), precisamos te lembrar que todo o fator genético e cultural ali influencia muito.

Enquanto não temos o que fazer no quesito descendência, recorremos aos truques de maquiagem e beleza para aderir à tendência e aproveitar a carinha jovem ?‍♀️.

Foto de uma mulher coreana que tem uma sobrancelha mais reta.

A hora da verdade: todo mundo fica bem com sobrancelhas retas?

A curto e grosso modo, não, mas vamos te explicar o porquê. Cada pessoa tem um formato de sobrancelha natural diferente e não são todas as pessoas que combinam com a personalidade que as straight brows transmitem. Simples assim.

Para entender melhor, as sobrancelhas retas femininas passam o ar de força, seriedade e intelectualidade, enquanto as sobrancelhas retas masculinas transmitem força, imposição e personalidade marcante. Do contrário, as arqueadas mostram sensualidade e poder.

Outro ponto importante para termos em mente é o formato do nosso rosto, para sabermos como valorizá-lo com as sobrancelhas ideais. As pessoas de rostos redondos são os que mais combinam com a tendência (entendeu por que das coreanas?).

Mas isso não quer dizer que você precisa ficar de fora! Selecionamos 3 dicas para adotar a trend quando sentir vontade — mesmo que você seja brasileira e que não tenha rosto redondo.

3 dicas para adotar as sobrancelhas retas

Para a sua felicidade, apesar de não fazermos milagres, temos dicas valiosíssimas de como ter as sobrancelhas do momento, parecer mais jovem e ainda curtir o visu fresh!

Mas antes, vale lembrar que a internet está cheia de gente falando que uma das formas de chegar nas straight brows é raspando ou tirando a ponta curvada das suas sobrancelhas para depois desenhá-la reta com maquiagem. No entanto, fazer isso pode impedir o crescimento de novos pelos — você não vai querer isso quando a moda passar, confie na gente.

1. Deixe os pelinhos crescerem!

O primeiro passo é focar na quantidade de pelo, isso porque a gente precisa de vários deles para chegar nas sobrancelhas retas. Ou seja, nada de ficar tirando os pelinhos que “saem do lugar”, combinado?

Quando você notar que eles começaram a crescer consideravelmente, use uma pinça para arrumar o desenho. Lembre-se que as sobrancelhas têm que ficar retas, portanto, resista à tentação de seguir aquela linha curva que você estava acostumada.

DICA: para não tirar o que não deveria, que tal recorrer a uma profissional para te ajudar a criar esse novo desenho? São várias as opções de procedimentos: design de sobrancelhas, microagulhamento, microblanding, fio a fio e mais!

2. Faltou pelo? Recorra ao lápis e à sombra

Se seus pelinhos já não crescem mais o suficiente para mudar o desenho ou se quer apenas experimentar a tendência, você pode contar com a ajuda dos lápis e sombras para criar o design retinho.

3. Use corretivo para “apagar” os pelos extras ao invés de tirá-los

Para evitar parar o crescimento posterior dos seus pelos das sobrancelhas, evite tirá-los ou raspá-los. Dito isso, é aí que o corretivo entra em ação para te ajudar na missão das sobrancelhas retas.

Use um gel, cera ou sabonete de glicerina para colar os pelos contra a pele e, então, passe um corretivo de alta cobertura para apagá-los. Depois, use um lápis ultrafino e sombra para “recriar” os pelos no desenho da tendência.

Mitos e verdades das sobrancelhas retas

Agora que você já sabe de onde a tendência das straight brows vieram e como adotá-las, que tal desvendar alguns mitos sobre elas? Vem com a gente!

A sobrancelha reta muda o rosto?

EM PARTES. Na verdade, ela muda a nossa expressão! As sobrancelhas retas levantam o nosso olhar e deixam o contorno natural do rosto mais aparente. Esse conjunto passa a sensação de seriedade, inteligência e poder ao visual.

A sobrancelha reta afina o rosto?

MITO. Na verdade, ela realça o contorno natural do nosso rosto. Ou seja, se seu rosto já for fino, ela vai reforçar essa característica, da mesma forma se ele for oval ou de qualquer outro formato.

Todo mundo fica bem de sobrancelha reta?

MITO. Como já falamos, pessoas com rosto redondo e até as de rosto quadrado ficam melhor com esse formato de sobrancelha, mas não tem problema nenhum você aderi-las.

No entanto, se não tiver nenhum desses dois formatos de rosto e preferir não arriscar, você também pode aprender a valorizar as suas sobrancelhas com as nossas dicas!

Se eu raspar o final da minha sobrancelha, os pelos param de crescer?

DEPENDE. Isso é, sim, possível de acontecer, principalmente se você já fez várias alterações nas sobrancelhas ao longo da vida. Mas, como cada organismo é diferente, não tem como afirmarmos com certeza que isso acontecerá.

Dicas de ouro para uma pele jovem como a das coreanas

Skincare! É certo que a genética asiática tem grande peso para uma pele lisinha e livre de espinhas ou poros mais abertos, mas adotando alguns cuidados básicos é possível ver grande melhora ao longo do tempo.

Esses cuidados foram batizados como K-beauty, o skincare das coreanas. Vem aprender com a gente!

compartilhe