blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Tipos de escova de cabelo: para que cada uma serve

Um guia para você conhecer os principais tipos de escova de cabelo e qual o modelo ideal para cada tipo de fio. Te esperamos!

Redação Océane

31/10/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Foto da escova desembaraçadora e da escova vazada da Océane.

Você acabou de aprender como lavar o cabelo corretamente e chegou a hora de pentear os fios. Mas aí lembrou que não sabe nem para que serve cada uma delas, nem qual é a escova ideal para o seu tipo de cabelo.

A verdade é que as escovas de cabelo são ferramentas essenciais na rotina de cuidados capilares, mas a variedade de opções disponíveis pode ser quase assustadora.

Então, para que você consiga escolher a escova certa para suas necessidades específicas, viemos te explicar sobre os diversos tipos de escovas de cabelo e suas funções.

Ou seja, se você está procurando a escova perfeita para desembaraçar, pentear e estilizar, continue lendo porque nós temos a resposta de qual é a sua escova ideal.

Escova de desembaraçar

A escova de desembaraçar é a salvadora dos cabelos emaranhados! As cerdas suaves dela deslizam delicadamente pelos nós. Ela tem cerdas maiores e específicas para desembaraçar os fios mesmo quando ainda estão molhados.

Além disso, as cerdas em duas camadas facilitam a escovação, massageiam o couro cabeludo e ativam a circulação para evitar os danos e quebras. Ah, e ela também pode ser usada nos fios secos, belê?

Foto de duas escovas de desembaraçar os fios Océane.

Escova raquete

Com seu formato largo e achatado, a escova raquete pode ser usada por todos os tipos de cabelo, principalmente pelos longos e volumosos. Suas cerdas mistas ajudam a diminuir o frizz e distribuir os óleos naturais, proporcionando um cabelo saudável e brilhante.

Foto de uma escova de cabelo ventilada preta.

Escova térmica

A escova térmica é uma aliada valiosa para criar cachos, ondas e até para fazer alisamentos rápidos. Equipada com um cilindro de metal e cerdas mistas, retém o calor do secador, ajudando a modelar os cabelos de maneira eficaz.

Algumas opções possuem cerdas iônicas que evitam o frizz. Já as que têm tamanhos menores, são os modelos perfeitos para modelar a franja.

Escova redonda de haste oca

Versátil, a escova redonda de haste oca retém o calor do secador, permitindo uma distribuição uniforme no cabelo, acelerando a secagem e modelagem. Também é excelente para criar ondas suaves, proporcionar corpo aos cabelos e escovar franjas longas.

Escova redonda pequena

Criada para cabelos curtos e finos, a escova redonda pequena oferece controle preciso. Suas cerdas firmes garantem acabamentos definidos e polidos para cabelos curtos e médios e são perfeitas para dar volume para os fios finos.

Escova redonda grande

Esse tipo de escova é o mais indicado para quem procura adicionar volume a cabelos longos e médios. Além disso, ela também ajuda no processo de alisamento e desembaraço dos cabelos crespos e cacheados. Legal, né?

Escova vazada

Essencial para secar cabelos de modo rápido e uniforme, já que os espaços vazados aceleram a passagem de ar do secador e garante que alcancem todos os ângulos, evitando danos por calor excessivo.

Sem contar que suas cerdas são fortes e flexíveis, o que significa que estimulam a circulação sanguínea enquanto massageiam o couro cabeludo.

Foto de uma modelo usando a escova de cabelo vazada Joy Brush rosa.

Escova para cabelos com extensão

Para quem tem extensões capilares, uma escova especialmente desenhada para elas é crucial. As cerdas delicadas foram desenvolvidas para manter as extensões saudáveis e bonitas por mais tempo, evitando quebrá-las ou embaraçá-las ainda mais.

Escova de penteado

Perfeita para produções elegantes, a escova de penteado tem formato ovalado, possui cerdas longas e resistentes que evitam quebrar o cabelo. Ela proporciona acabamentos suaves ao prender o cabelo, sendo ideal para fazer coques e rabos de cavalo.

Escova polvo

Essa é super inovadora e é perfeita para quem tem cabelo crespo ou cacheado. Isso porque a escova polvo possui cerdas de silicone, sendo bem mais gentis com os fios.

Ela é ideal para cabelos finos, distribui condicionador e tratamentos capilares de forma uniforme, e evita causar danos. Sem contar que essa é uma ótima escolha para quem fitagem ou está precisando dar aquela fortalecida nos fios para incentivar o crescimento saudável deles.

Escova para finalização

Quer fazer aquele penteado perfeito, com resultado de salão? Essa escova dará o toque final que você estava precisando, enquanto controla o frizz! Ela tem cerdas naturais ou mistas, suaviza a superfície do cabelo, proporcionando um acabamento incrível. E, para quem tem baby hair, a escova de finalização faz o trabalho de estilizá-los sem esforço ?.

Qual a escova certa para o meu tipo de cabelo?

Não basta saber tudo sobre os tipos de escova e não saber qual o modelo certo para cada tipo de cabelo, não é mesmo? Pensando nisso, também te contamos qual a escova certa para você, de acordo com os seus fios. Vem ver!

Cabelos lisos

A escova raquete é a escolha para cabelos lisos, porque dá volume e movimento e ajuda a distribuir os óleos naturais dos fios. Isso colabora para que você fique com um cabelo de aspecto saudável e brilhante.

Cabelos ondulados

A escova térmica é a aliada dos cabelos ondulados, principalmente na hora de definir e modelar as ondas. Já a escova redonda de haste oca é perfeita para criar ondas naturais e um acabamento descontraído aos fios.

Cabelos cacheados

Além dos produtos específicos para cabelos cacheados, as escovas de desembaraçar e escovas polvo são essenciais para manter a saúde e beleza deles. Essas escovas evitam danos e mantêm a forma dos cachos, proporcionando um visual super saudável para os fios.

Cabelos crespos

A escova vazada ajuda a evitar o frizz durante a secagem dos cabelos crespos. Já para a finalização e estilização, uma escova com cerdas naturais suaviza a superfície, proporcionando um acabamento polido e super chique.

Escolher a escova de cabelo ideal é essencial

Escolher a escova de cabelo certa é fundamental para manter seus fios saudáveis e bem cuidados. Com este guia você está equipada com o conhecimento necessário para fazer a escolha certa.

Entendendo seu tipo de cabelo, a escova certa e todas as dicas para desembaraçar os fios sem danificá-los, você tem tudo o que precisa para mantê-los radiantes, saudáveis e prontos para brilhar em qualquer ocasião!

compartilhe