blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

6 tipos de esponja de maquiagem e como usá-las

Você sabia que cada esponja da maquiagem tem um jeito certo de ser usada? E, cada formato é ideal para aplicar um tipo de make. Vem entender melhor!

Redação Océane

21/07/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Representação da esponja de maquiagem da linha Edition.

As esponjas de maquiagem são verdadeiras aliadas na hora de aplicar nossa make! Elas são feitas de materiais macios e vêm em diferentes formatos, como a famosa gotinha. Com essas queridas dá para alcançar cada cantinho do rosto e deixar os produtos bem uniformes.

Mas você sabia que existem diferenças entre elas? Cada esponja tem uma função e um jeito certo de ser usada. E, pensando nisso, a Océane montou este conteúdo para explicar como utilizar nossos modelos de esponjas da melhor maneira. Então, fique com a gente e aprenda tudo!

1. Esponja com a base chanfrada

A esponja com base chanfrada é um verdadeiro coringa na hora de aplicar a base líquida ou cremosa favorita! Com seu formato em cunha, ela alcança todos os cantinhos do rosto com facilidade, proporcionando uma aplicação precisa e acabamento impecável.

Feita com materiais super macios, como a espuma, essa esponja desliza suavemente pela pele, garantindo uma cobertura suave e sem marcas. A pontinha chanfrada é perfeita para os detalhes, como ao redor dos olhos e do nariz, enquanto a parte mais larga — redonda — é ideal para cobrir áreas maiores.

Você pode usá-la seca para uma pele bem selada ou úmida, para um acabamento mais natural. Essa espuma hidrófila é ótima e funciona das duas formas!

Imagem de duas esponjas flat blend da linha Océane e Mari Saad, de cor roxa.

2. Esponja semi-gota

A semi-gota tem o topo levemente achatado, o que é perfeito para aplicar maquiagem no rosto todo. A base arredondada continua lá, facilitando a aplicação em cantinhos difíceis, como ao redor dos olhos e do nariz.

A esponjinha semi-gota fofa é ótima para deixar nossa maquiagem uniforme e sem marcas indesejadas. Antes de usar, é só umedecer levemente a esponja para que ela distribua o produto de forma suave e eficiente. Ou pode utilizá-la seca, para uma cobertura maior. Ah, e com essas belezinhas dá para aplicar corretivo, base e até blush e contorno. Legal, né?!

Imagem de duas esponjas da linha Edition, de cor preta, uma molhada e outra seca.

3. Esponja com chanfrado duplo

A esponja com chanfrado duplo é uma verdadeira revolução na hora de aplicar nossa maquiagem! Com seus dois lados chanfrados, ela nos ajuda a alcançar todos os cantinhos da face com precisão e facilidade.

Ela é feita com uma espuma que simula os poros faciais e consegue deslizar suavemente pela pele, proporcionando uma aplicação perfeita e sem marcas. Os lados chanfrados são ideais para chegar aos detalhes, como os cantos do nariz e as linhas da mandíbula. E o melhor de tudo, é super fácil de usar: basta umedecer levemente a esponja e aplicar a base, corretivo e outros itens.

Imagem das esponjinhas de maquiagem da linha Océane e Mari Saad.

Conheça também as máscaras de cílios da linha Edition!

4. Esponja triangular para pó

A esponja triangular para pó é uma verdadeira aliada quando queremos aplicar o nosso pó facial de forma impecável! Com seu formato triangular, ela alcança as partes mais inacessíveis do rosto, como abaixo dos olhos e ao redor dos lábios.

Além disso, ela é feita com veludo e algodão, além de ter uma fita para prender no dedo e facilitar a aplicação, garantindo uma aplicação suave e uniforme do pó, controlando o brilho e deixando nossa pele viçosa. Usar a esponja triangular é super fácil. Basta pressioná-la suavemente sobre o pó e aplicá-lo no rosto com batidinhas leves!

Imagem de uma mulher usando a esponja para pó da Océane.

5. Esponja redonda para pó

Já a esponja redonda para pó é a nossa melhor amiga na hora de finalizar a make com aquele toque mattificado! Feita em material de algodão e com seu formato redondinho, ela desliza suavemente sobre a pele, garantindo uma aplicação homogênea do pó facial.

Ah, e ela é perfeita para absorver o excesso de oleosidade e deixar nossa pele com um acabamento matte impecável. Para usar a esponjinha, basta prender a cordinha no dedo, pressioná-la delicadamente sobre o pó e aplicando-o na pele com movimentos suaves. Com sua forma redondinha, ela cobre áreas maiores do rosto, como testa, bochechas e queixo, de forma super eficiente.

6. Mini esponjas triangulares

Por fim, temos as mini esponjas triangulares que são uma graça e super úteis na hora de fazer nossa maquiagem! Com seu formato triangular e compacto, elas são perfeitas para alcançar áreas específicas do rosto com precisão.

Feitas em látex, essas esponjinhas são ideais para fazer retoques, aplicar corretivo ou criar efeitos de contorno em pontos estratégicos. Ah, e para um acabamento mais natural é necessário umedecê-las sempre que for usar, beleza?! Elas são tão fofas que vêm em conjuntinhos, prontas para nos ajudar a arrasar na make!

Qual esponja para passar corretivo?

Como o corretivo é aplicado em regiões menores e mais precisas do rosto, como a área dos olhos ou a mandíbula, é ideal utilizar as mini esponjas ou os lados chanfrados dos modelos grandes. Assim, não terá erro na hora de depositar e espalhar esse produto!

O quê espirrar na esponja de maquiagem?

Sempre que for umedecer sua esponjinha utilize água. É um erro espirrar produtos, como a base, diretamente nela. A melhor forma de economizar seus produtos e preservar a esponja é depositar o cosmético em uma superfície, como o cantinho da mão — em cima do dedão — e vir pegando o produto para passar no rosto.

Qual a melhor esponja para passar base no rosto?

Tanto a esponja semi-gota quanto as chanfradas são ótimas para aplicar base. Com elas, você pode usar a parte redonda para regiões como bochecha e testa e deixar a parte reta para aplicar perto do nariz, acima da sobrancelha e outro cantinho da face!

Pode colocar água quente na esponja de maquiagem?

Somente durante o processo de lavagem, ok? A água quente ajuda a remover com mais facilidade os produtos da esponja. No entanto, para a aplicação da make é ideal que esponja seja umedecida com água fria ou levemente morna, para os produtos fixarem melhor!

E aí, gostou dos modelos de esponja de maquiagem? Agora que já sabe tudo sobre elas, aproveite para usá-las com mais assertividade e brilhar com as makes!

Leia também nosso post sobre o Cleasing Balm, creme demaquilante da Océane, e aprenda como remover a maquiagem com facilidade e um só produto. Te esperamos lá!

compartilhe