Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Aromaterapia: conheça os principais benefícios para o seu bem-estar

Nádya Duarte, jornalista Océane, entrevista Laura Nobre, fisioterapeuta e massoterapeuta holística, sobre os óleos essenciais.

Nádya Duarte

02/05/2022

6 min de leitura

Nádya Duarte

6 min de leitura

O que é aromaterapia?  

A aromaterapia é uma prática repleta de benefícios conhecida desde o século XX, que tem como propósito a utilização dos óleos essenciais para melhorar o bem-estar físico e mental.  

De onde vêm tudo isso?  

Os óleos essenciais são extraídos das plantas e flores e diluídos em outros compostos para a utilização segura. Usar a aromaterapia no dia a dia pode ajudar a reduzir o estresse, além de dormir melhor e muitos outros benefícios.  

A fisioterapeuta e massoterapeuta holística, Laura Nobre, utiliza em seus atendimentos as fragâncias. Ela diz que a aromaterapia equilibra tanto o corpo quanto a mente, mas frisa que “É importante conhecer os óleos, já que, por ser muito concentrado, uma gota equivale à várias xícaras”. Por isso, ela lembra a importância de procurar produtos feitos para o uso diário.  

Como adotar a aromaterapia à rotina? 

Laura conta que é possível utilizar os óleos na autocura durante a rotina. Como ajudar no momento de estudo, dormir melhor ou estar mais alerta, auxiliando no dia a dia e trazendo maior qualidade de vida.  

Porém, a fisioterapeuta recomenda iniciar com produtos diluídos e feitos para o uso diário, como os sprays de ambiente, difusores e os blends de óleo essencial.  

Além disso, seguir as recomendações é super importante! Escolha os aromas que fazem sentido para você e os utilize ao seu favor. No nosso site você consegue conferir qual é o benefício de cada produto, assim fica mais fácil de introduzi-los à sua rotina.  

Qual é a diferença entre difusores, blends de óleos e aromatizadores?  

Difusores: são ótimos aliados do dia a dia, perfeitos para perfumar e umidificar o ambiente. Nos dias mais secos, você pode utilizá-lo apenas com água para umidificar e proporcionar uma melhor respiração. Agora, se o intuito for perfumar o local, basta utilizar uma essência com a fragrância de sua preferência ou diluir o óleo essencial.  Uma ótima opção para deixar em casa ou no escritório! 

Kit de Blends:  é a solução perfeita para cuidar do seu bem-estar. 
São 5 blends de óleos essenciais, todos em embalagem roll-on, para fácil aplicação em diferentes partes do corpo de acordo com seu objetivo. São eles: 
– No Stress: para relaxar a mente; 
– Sleep: para melhorar a qualidade do sono; 
– Detox: para desintoxicar corpo e mente; 
– Breath Easy: para melhorar a respiração; 
– Immunity: para reforçar a imunidade; 

O kit vem em um necessaire super prático e compacto! 

Pillow Spray: Travesseiro perfumado? Check. Noites tranquilas? Check. Corpo e mente relaxados? Melhor ainda. Assim é a lista de benefícios do spray para travesseiro. É um produto para incluir na rotina noturna, contribuindo para uma noite de sono melhor. Quer uma dica? Borrife o spray relaxante 2 vezes no travesseiro antes de ir para a cama e acalme corpo e mente! 

oleos essenciais aromaterapia

Quer saber mais sobre a aromaterapia? Confira na íntegra a entrevista completa com fisoterapeuta holística Laura Nobre:  

Como surgiu o seu interesse de utilizar a aromaterapia nos seus atendimentos tanto de fisioterapia quanto nas massagens relaxantes?  

Laura Nobre: Há alguns anos atras, fiz um curso de neurolinguística, e através das técnicas que eu aprendi, percebi que memórias olfativas são grandes recursos para criar e reequilibrar. Os aromas nos remetem a memórias afetivas. Fui buscar mais informações sobre isso e encontrei na aromaterapia essas respostas. Através da aromaterapia conheci os óleos essenciais e vegetais, e utilizo nos meus atendimentos. Como fisioterapeuta e massoterapeuta a aromaterapia equilibra tanto o corpo quanto a mente.  

Qual ponto é fundamental quando pensamos no uso seguro dos óleos essenciais?  

Laura Nobre: Conhecer bastante o assunto! Óleo essencial é muito concentrado, uma gota dele equivale às vezes à várias xícaras. Se não for utilizado cuidadosamente pode ser tóxico. Precisa conhecer. Sempre ajudo os meus pacientes a entenderem isso e procurar sempre uma linha que foi pensada para um uso diário seguro.  

Quais são os benefícios do uso dos óleos essenciais na rotina?  

Laura Nobre: O uso de óleos essenciais na rotina melhora a saúde na sua totalidade, como é um grande recurso de cura, faz com que as pessoas previnam uso de muitos medicamentos no futuro. Tudo que é natural é melhor!  

Quais são seus óleos essenciais favoritos (uso pessoal/uso profissional)?  

Laura Nobre: Os meus preferidos são de lavanda, melaleuca, alecrim e hortelã pimenta para o uso pessoal.  

Lavanda acalma, possibilita sono reparador e para pele é adstringente, antioxidante e cicatrizante, melaleuca é antifúngico, adstringente e cicatrizante, alecrim revitaliza a energia e estimula circulação, hortelã pimenta é refrescante, alivia a dor e enxaqueca, limão siciliano ajuda na drenagem linfática e é antioxidante, laranja doce é revigorante, ajuda no alívio de dores e na diminuição do estresse.  

Como adotar os óleos à rotina?  

Laura Nobre: Para adotar à rotina, recomendo iniciar com aromatizador de ambientes, spray aromatizador e depois com mais conhecimentos ou orientação de um profissional capacitado, utilizar em banhos, escalda pés, no corpo com óleo vegetais ou cremes…  

Existe muitas maneiras mágicas de usar os óleos essenciais na nossa vida. 

O que não se deve fazer com os óleos essenciais?  

Laura Nobre: Não utilizar diretamente na pele, somente os que estão em um formato feito para isso.  

Os óleos muito concentrados podem levar a queimaduras, dermatites e intoxicação. Não ingerir sem a orientação de um profissional capacitado para te dar suporte, lactantes, gestantes e crianças muito pequenas é contraindicado a utilização de óleos essenciais.  

Qual dica você sempre lembra ao falar sobre óleos essenciais? 

Laura Nobre: Use a aromaterapia, é um grande recurso de cura. Compre produtos de boa procedência. Vale a pena incluir em sua vida a aromaterapia!  

compartilhe

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp

LEIA TAMBÉM

óleos essenciais ambientados

Bem-estar

Relaxamento e cuidado em qualquer lugar