blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Acne hormonal: o que é, quais as causas e prevenções

Redação Océane

09/02/2024

4 min de leitura

Redação Océane

4 min de leitura

mulher com a pele marcada por acnes

Não é novidade que a maior parte das pessoas acaba tendo espinhas durante alguma fase da vida, seja por conta da adolescência, falta de uma rotina de skincare, estresse, gravidez ou até mesmo doenças como ovário policístico. Seja qual for o motivo principal, é bem provável que você tenha em algum momento da vida, principalmente a acne hormonal.

mulher com a pele cheia de manchas vermelhas marcada por acnes

Os pontos de inflamação que geralmente provêm dessas lesões cutâneas não são como as outras, em circunstâncias comuns. No lugar de aparecerem espinhas no pescoço, nos ombros, na testa e em outros lugares da face e do corpo, elas aparecem apenas na área inferior do rosto, no queixo e na mandíbula.

Para te inteirar no assunto, hoje falaremos de maneira mais intensificada e aprofundada sobre a acne hormonal, o que ela é, quais são suas principais causas, a melhor forma de tratamento e como a Océane pode auxiliar na conquista de uma pele lisinha. Continue a leitura e confira!

O que é a acne hormonal?

A acne hormonal é uma forma que é influenciada diretamente pelas flutuações nos níveis hormonais. Ela ocorre quando as glândulas sebáceas da pele produzem sebo em excesso. Esse sebo acaba obstruindo os poros, tornando o acúmulo de cravos uma realidade e, no decorrer do tempo, eles inflamam e causam as espinhas.

Essa produção excessiva de sebo possui várias causas, das quais falaremos em breve. O ponto principal é que essas acnes hormonais ocorrem, na maior parte das vezes, em épocas de mudanças hormonais significativas no corpo, causando essas lesões na superfície da pele.

O que causa essas espinhas?

Como citamos acima, a produção exacerbada de sebo acaba causando essas espinhas e tornando-as comuns na nossa face. Por mais que as pessoas tenham questionamentos como se chocolate dá espinha, o principal aqui é entender que a acne hormonal não é influenciada por nenhum tipo de alimento ou produto de beleza.

A causa principal desse tipo de acne são fases da vida, como ciclo menstrual, gravidez, adolescência, menopausa ou, até mesmo, ovário policístico. Cada um desses, acaba sendo o estopim para uma produção excessiva de sebo da pele, resultando em uma face repleta de espinhas.

Na adolescência, há um aumento dos hormônios sexuais que estimulam o sebo. Na gravidez, a mudança de pele é muito comum em algumas mulheres e, em casos de ovário policístico, a irregularidade que essa síndrome causa nos hormônios é responsável pelo aparecimento de espinhas, crescimento de pelos e mais.

Como identificar e diferenciá-la?

Por ser resultado de problemas hormonais, pode ser que a acne seja o primeiro alerta de doenças que causam essa irregularidade. Um ciclo menstrual não regular, por exemplo, pode significar doenças como endometriose e a própria síndrome nos ovários que já citamos.

Caso você perceba uma constância com espinhas no queixo ou mandíbulas, procure um especialista para analisar e identificar se essas lesões são, de fato, ocasionadas por irregularidades hormonais.

Qual é o tratamento dessa acne?

Existem inúmeras formas de tratar a acne hormonal. Algumas, por mais óbvias que possam parecer, são o ponto principal para a melhora da pele. Vamos listar para que você não se esqueça, veja:

  • Cuidados com a pele: limpeza constante, cronograma com produtos essenciais e especializados em espinhas e cravos, além de hidratação;
  • Medicamentos próprios para espinhas: ácidos, antibióticos e, em casos mais graves, pílulas como Roacutan — que precisa de indicação e acompanhamento médico;
  • Procedimentos dermatológicos: peeling, limpeza de pele e mais.

Cada um desses pode auxiliar na diminuição e no controle dessas espinhas, além de diminuir a oleosidade da pele de maneira rápida e fácil.

mulher aplicando produto secativo de acnes na pele

Existe prevenção para a acne hormonal?

O processo de como fazer a prevenção de acne pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Principalmente quando o assunto é acne hormonal, precisamos ter em mente que, se esse tipo acontece com certa frequência, a prevenção dessas lesões é quase impossível.

O auxílio para amenizar os impactos da acne na pele pode, sim, ocorrer. De maneira simplificada, o skincare pode diminuir as espinhas, mas ele não resolve esse problema.

Tem como acabar com essa acne?

Infelizmente, a não ser que os cuidados sejam constantes e a fase de desequilíbrio hormonal passe, é possível que esse problema nunca acabe, apenas diminua. Não sempre, mas em alguns casos, medicamentos com dosagens altas indicados por dermatologistas podem resolver casos extremos e preocupantes. Atente-se ao seu e se faça as seguintes questões:

  • Qual é a frequência que essas espinhas surgem?
  • Qual é a localização delas?
  • Você considera necessária a consulta com um profissional?
  • Quais têm sido os seus cuidados para com a saúde da sua pele?
  • Você tem tido uma boa alimentação nos últimos meses?

Cada pergunta representa um ponto que deve ser observado na hora de identificar suas espinhas. Com atenção, cuidados constantes com sua saúde e bem-estar, podemos afirmar que você passará por essas fases de maneira mais leve e com menos preocupações.

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre mapa de acne e descubra o significado de espinhas em cada área do rosto. Nos vemos na próxima!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos skincare da oceane

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane