Oi meninas, turow? Que tal um batom vermelho… Lets?
Que o batom vermelho é um ícone da maquiagem, isso a gente não pode negar, não é mesmo? Mesmo que você não seja adepta, já sentiu vontade de usar ou mesmo, já experimentou!
Nesse post, quero compartilhar com vocês um pouco da história, dicas de como usar e quem sabe até desmistificar aquelas famosas frases “Ah isso não é pra mim” ou “Eu não combino com batom vermelho”! Porém, me arrisco a garantir que todo mundo combina com batom no tom vermelho, sim, e que ele nunca sai de moda, mesmo!
A história do batom vermelho
E onde surgiu esse, que é um dos itens mais famosos da maquiagem?
Como, basicamente, tudo que é mais antigo na maquiagem surge no período a.C., com batom vermelho não seria diferente. Cleópatra e Nefertiti começaram a colorir os lábios lá no Egito, há mais de 4000 a.C. Elas extraíam a cor carmim de besouros e cera de abelha e, o vermelho nos lábios dos egípcios, simbolizava o status de altas castas sociais, ou seja, era sinônimo de poder e riqueza.
Porém, na Idade Média, mais de 450 anos d.C., o batom vermelho foi condenado como imoral e associado à adorações diabólicas. Mas, foi graças à vaidade da rainha da Inglaterra, Elizabeth I, que em meados de 1.500, o uso do batom vermelho popularizou novamente. Mesmo sendo cristã, ela defendia que o batom vermelho tinha poderes mágicos e curativos.
Durante o seu reinado, eram usados diversos tons de vermelho para distinguir as classes sociais! Olha as castas sociais aí de novo!!! E foi em 1.700, que o Governo Britânico criou uma lei que punia mulheres que usassem batom vermelho, acusando-as de bruxaria. E mais, qualquer mulher era sentenciada culpada ao usar o batom vermelho como meio de sedução para persuadir um homem ao casamento! Bizarro, né?
Batom vermelho é um ícone da história
O batom vermelho também esteve presente em muitos momentos marcantes da história do feminino e, foi no começo do século XX, que ele voltou com força, com os primeiros movimentos feministas.
Outro momento marcante foi em 1912, em que militantes usavam batom vermelho e lideravam o movimento que pedia o direito de voto para as cidadãs em NY, lutando por independência e direitos femininos.
Já no período da Segunda Guerra, mesmo com a escassez de produtos cosméticos, o batom vermelho continuou sendo distribuído, pois a liderança considerava que o batom “incentivava a moral pública”.
O batom vermelho no mundo das famosas
Muitas estrelas de cinema também foram importantes na popularização do batom, como a atriz Elizabeth Taylor, que exigia ser a única a usar batom vermelho nos filmes que estrelava.
Ou mesmo Marilyn Monroe, que usava batom vermelhinho em todas as situações, além de aplicar várias camadas junto com contorno para dar mais volume aos lábios! Olha uma técnica aí, heim?! Já pega essa dica!
Como escolher o batom perfeito?
Muito se fala de formas de uso, como combinar ou mesmo o melhor tom de vermelho! E graças a toda a sua história e trajetória, o batom vermelho popularizou e se tornou um item bem democrático da maquiagem!
Eu digo que não tem mistério, basta usar para gostar, mesmo que seja para experimentar mais de um tom ou mesmo textura! Uma hora, você acha um batom vermelho pra chamar de seu, tipo a calça jeans, sabe?
A textura e acabamento também é algo a se levar em consideração na hora da escolha. Atualmente, temos texturas cremosas, líquidas e também formatos e aplicadores diferentes, como em caneta, bastão etc., tudo isso para deixar a experiência da aplicação e do efeito final ainda melhor!
Texturas de batom vermelho
- Batons de acabamento matte pigmentam mais e deixam o lábio mais sequinho, mas isso não impede de ser confortável, como o Lipstick Matte Real Red da Mari Saad, que tem óleo de jojoba na composição, fazendo com que ele deslize melhor nos lábios, facilitando a aplicação e sendo gostoso de usar o dia todo!
- Batons líquidos também podem ter efeito matte, como o batom líquido Superstar da Marília Mendonça, que tem bastante pigmentação, fica bem sequinho e tem longa duração!
Dica 1: a hidratação é super importante!
Mas é importante sempre hidratar os lábios antes com uma textura levinha, porém potente, como o do lip balm, para garantir um melhor acabamento e também mais duração de qualquer batom, principalmente do vermelho!
Importante hidratar, também, depois de retirar o batom. Vale colocar a esfoliação labial pelo menos duas vezes por semana, assim o lábio fica lisinho para receber o seu batom vermelho. O Lip Scrub é leve e faz uma esfoliação potente!
Dica 2: contorno!
Outra dica para o batom durar mais nos lábios, é fazer um contorno antes, ou mesmo depois, da aplicação, como a dica da Marilyn Monroe. Realmente não falha!
O Lipliner True Red da Mari Saad, tem um tom lindo de cereja, que vai muito bem com vários tons de batom vermelho. Além de também ter o óleo de jojoba na composição, dando mais conforto na hora da aplicação e também durante o uso.
Dica 3: lip tint!
Uma outra dica incrível e que eu gosto muito, é usar um lip tint, antes da aplicação do contorno labial e do próprio batom, dando mais duração e uma super ativada na cor. O resultado é uma cor intensa!
Eu adoro usar a Tinted Pen da Mari Saad, ela é super fácil de aplicar, pois a ponta da caneta é mais achatada, ajudando até no contorno. Vai por mim, esse bocão vai ficar muito mais lindo!
Dica 4: você consegue mudar o acabamento do batom!
Ainda sobre textura, uma maneira de mudar o acabamento do seu batom, é aplicar um hidratante labial ou mesmo um brilho labial, aí o batom com acabamento mais sequinho passa a ser mais glow ou mesmo com um leve brilho, dependendo do gloss!
Para um efeito de muito brilho, eu uso o Lust da Mari Saad, e para um efeito úmido, eu uso o Flush Tint, da Sabrina Sato.
Depois é só arrasar na máscara de cílios, um blush mais levinho, um iluminador e o look está completo!
Não tem erro, batom vermelho é e sempre será um clássico perfeito, seja qual for a ocasião!
Então, arrase no seu e até a próxima!!!
Ah, tem cupom especial <3
Aproveita, amiga!!
Acesse o nosso site e utilize o cupom RED10 – e ganhe batom líquido nas compras acima de R$99,00!
*oferta não acumulativa com outros cupons e descontos.