Você já ouviu falar sobre Aloe vera ou já encontrou esse componente em seus produtos de skincare?
Esse ativo é muito popular em dermocosméticos. Vem saber mais sobre seus benefícios e como ele foi introduzido nas rotinas de cuidados com a pele!
Um pouco sobre a história da Aloe vera
O uso das plantas medicinais nos cuidados com a saúde ocorre desde os tempos mais antigos, com o objetivo de tratar algumas doenças.
Diversas culturas milenares registraram o uso da Aloe vera como hidratante da pele, tratamento de feridas e irritações. A primeira descrição foi feita em uma tabuleta de argila da Mesopotâmia datada de 2100 a.C.
Também já foi conhecida no Egito antigo como a “planta da imortalidade”. Teria sido usada por Cleópatra nos cuidados tanto da pele como do cabelo. Desde então, vem sendo usada nas mais diversas funções e veículos.
O que é Aloe vera?
Muito comum no Brasil, a Aloe vera é uma planta que cresce em qualquer tipo de solo.
Em relação a sua classificação botânica, A. vera é pertencente ao reino Plantae e espécie A. vera.
O gênero Aloe abrange aproximadamente mais de 500 espécies, proveniente da África e da Península Arábica. Popularmente conhecida como “babosa”, tem suas propriedades cosméticas e farmacêuticas através da extração do gel das porções internas da folha.
Ela consiste em vários princípios ativos. Temos água, vitaminas e polissacarídeos (os carboidratos com alto armazenamento de energia). Além disso, temos mais de 70 outros associados, tais como, vitamina A, B, C, E, cálcio, potássio, magnésio e zinco, diversos aminoácidos e enzimas.
Benefícios da Aloe vera no skincare
No mundo dermatológico, Aloe vera tem sido usada em algumas indicações:
- Atividade hidratante;
- Antienvelhecimento;
- Síntese de fibras de colágeno e elastina;
- Cicatrização de feridas.
Efeito calmante
Seu grande teor de umidade, minerais e compostos bioativos, aumentam os efeitos calmante, nutritivo e hidratante da pele. Portanto, a Aloe vera é frequentemente usada em produtos cosméticos, como cremes, loções e géis.
Destaco o uso em produtos pós-sol, principalmente para alívio dos sintomas de queimaduras.
Efeito hidratante
Além disso, vários dermocosméticos apostam na função hidratante da Aloe vera para balancear a necessidade de produtos adstringentes e ácidos nas fórmulas, assim, os produtos não ressecam a pele.
Sobre a atividade hidratante do gel de Aloe vera, um estudo sobre formulação de cosméticos mostrou que altas concentrações do gel da planta aumentou a hidratação da pele com apenas uma aplicação, indicando que o gel apresenta compostos que melhoram a hidratação da pele, por meio de atividade umectante.
Efeito anti-inflamatório
A Aloe Vera também têm enfeito anti-inflamatório e ação cicatrizante. Seu uso também foi descrito para tratar doenças de pele, como psoríase e dermatite/mucosite por radiação.
Tratamento de doenças de pele com Aloe vera
Psoríase X Aloe vera
No tratamento da psoríase, a Aloe vera teve sua eficácia clínica demonstrada em um estudo. 83% dos pacientes que fizeram uso do creme com o ativo foram considerados tratados.
O tratamento com o creme de Aloe vera foi bem tolerado, sem efeitos adversos e os pacientes puderam notar excelente melhora ou completa resolução das lesões.
Dermatite X Aloe vera
No tratamento da dermatite e mucosite por radiação, o primeiro relato do uso da Aloe vera para o tratamento foi feito por Collins & Collins em 1935.
A paciente que sofria de severa dermatite no lado esquerdo da face foi orientada a aplicar o gel da folha fresca na área afetada. 24 horas depois, a mesma relatou melhora na coceira e na sensação de queimação e cerca de um mês após o uso diário do gel houve completa cura.
Outro relato foi feito por Loveman (1936), onde dois pacientes com dermatite e ulcerações severas nas mãos causadas por radiação, foram tratados com o gel da folha fresca da Aloe vera por períodos de tempo variados.
Ambos pacientes obtiveram cicatrização completa da dermatite e das úlceras. Devido a esses relatos esse ativo tem sido indicada no tratamento de dermatite por radiação, apesar de não haver protocolo de tratamento estabelecido.
Aloe vera nos cuidados capilares
Porém, não é só na pele que ela tem efeitos benéficos, os cabelos também podem ser alvo terapêutico da Aloe vera.
Ela promove hidratação, brilho e maciez, reduzindo o frizz e evitando quebras nos fios. Além disso, é uma rica fonte de nutrição, evitando que o cabelo adquira pontas duplas.
Com ela, fica mais fácil preservar o brilho e a textura dos fios, impedindo tanto uma aparência ressecada como excessivamente oleosa. Ao controlar a oleosidade e inflamações, o uso correto desta planta também traz maior leveza.
Ela também ajuda a tratar possível ardência no couro cabeludo, gerando uma sensação de frescor.
Concluindo, Aloe vera é uma planta que apresenta diferentes atividades biológicas, devido à combinação dos diversos ativos existentes em sua composição.
Por esta riqueza de componentes, é uma substância que pode entregar os mais diversos benefícios para os pacientes!
Gostou desse conteúdo? Aprenda a criar sua rotina perfeita de skincare aqui.