Quando a gente fala sobre rotina de cuidados com a beleza, é super normal relacionar com a pele do rosto, o cabelo e o corpo. Mas e os pés? Infelizmente eles tendem a ficar lá esquecidos, ressecados e até rachadinhos. Só então, quando a gente compra uma sandália nova para uma festa ou pensa naquele chinelinho de dedo na praia que começa a busca incessante para ficar com pés lisinhos de um dia pro outro.
Mas não precisa ser assim, tá? O ideal mesmo é incluir alguns cuidadinhos no dia a dia para ficar com os pés de princesa o ano todo. Para te ajudar nesta missão, separamos 10 dicas para lidar com pés ressecados. Chega mais!
1. Aposte em esfoliantes para pés
A gente já falou aqui no blog sobre a importância e dos benefícios da esfoliação corporal e, para os pés, isso não poderia ser diferente, tá? É um processo muito importante para remover toda a camada de células mortas e deixar uma aparência mais hidratada e lisa.
Mas atenção, embora seja um processo muito benéfico, não pode ser feito todos os dias. O mais indicado é fazer disso um hábito semanal ou quinzenal para não causar o temido efeito rebote.
Em relação a produtos, é legal investir em um esfoliante próprio para pés, tá? Isso porque eles contam com óleos e outros ativos mais potentes para a hidratação dos pés. Dentre as opções, aqui na Océane você encontra a queridinha máscara esfoliante para pés, que cria um efeito peeling, proporcionando um efeito de renovação celular potente.
2. Hidratar os pés é essencial
Assim como a pele do rosto e do corpo, a gente precisa dedicar uns minutinhos para hidratar os pés diariamente. Para isso, o indicado é optar por um creme hidratante para pés com algum óleo potente, como o óleo de coco.
Além disso, uma opção para dar um boost de hidratação é a máscara hidratante, conhecida como FootMask. A aplicação é simples e o produto acompanha duas meias descartáveis hidratantes, aí é só calçar antes de dormir e, pronto!
#DicaOceane: você pode aproveitar esse momento de hidratação para fazer uma massagem nos pés e obter um efeito relaxante incrível! E se quiser investir um pouquinho, um aparelho massageador para pés pode te salvar.
3. Dormir de meia ajuda a ter pés lisinhos e quentinhos
No inverno, é mais comum usar meia para dormir, né? Mas esse hábito, pode virar uma rotina do ano todo para potencializar os efeitos do seu creme hidratante, já que a ação da meia protege a região.
O único cuidado é que essas meias precisam ser 100% algodão e não colocar na sequência da aplicação, para não “roubar” e absorver o hidratante que deve ficar na sua pele.
4. Lixar os pés? Nem pensar!
Quando a gente pensa em remover células mortas e calosidades, a ideia mais óbvia é realmente retirar tudo de uma vez. Só que lixar os pés com pedra-pomes ou lixa de pés é um processo mais invasivo, ou seja, remove mais pele do que deveria.
O problema disso tudo, é que acaba virando algo cíclico, porque após lixar a pele do pé ela fica bem fina e sensível, mas dias depois ele cria uma barreira grossa ainda mais ressecada.
5. Inclua a hidratação na sua rotina do banho
Se você é dessas que vive esquecendo alguma etapa — inclusive o cuidado com os pés — o jeito mais fácil é incluir o processo na sua rotina de banho, assim você consegue hidratar os pés todos os dias, sem esquecer.
Outra vantagem, é que logo depois do banho morno, a permeação de ativos na pele é maior e, consequentemente, o resultado da hidratação também.
6. Nada de água quente, hein? Precisa ser sempre água morna
Isso vale para tudo, viu? A gente já explicou aqui no blog que a água quente promove o ressecamento da pele e dos cabelos, então, para os pés a regra é a mesma: sempre optar por água morna ou fria. Isso se aplica tanto para o banho, quanto para o momento da pedicure ou naquele escalda pé relaxante, viu?
7. Seque bem os pés para evitar irritações
Todo mundo fala da importância de secar bem os pés para evitar chulé, mas pouco se fala sobre como essa falta de cuidado piora o ressecamento dos pés. Quando a região fica úmida, a chance de proliferação de fungos e bactérias é bem maior e, depois, essa irritação pode acabar descamando e piorando o aspecto ressecado.
8. Redobre a atenção com seus sapatos
Isso mesmo! Os sapatos que você usa podem ser os vilões do seu pé ressecado e daqueles calinhos que sempre insistem em aparecer. Isso tudo acontece por conta do atrito ao usar sapatos muito apertados ou então, da exposição direta dos calcanhares quando se usa muita sandália ou chinelo.
E resultado disso tudo, é que essa região fica grossa como uma tentativa de proteção mesmo. Mas, isso não significa que você também não pode usar uma rasteira ou um salto alto nunca mais, viu? É só prestar atenção e, se necessário, trocar por algum calçado mais confortável.
9. Pés descalços? Só de vez em quando
Se usar muito calçado aberto gera atrito e ressecamento no pé, imagina só os danos de andar o tempo todo descalça? Aí não tem hidratante que faça milagre! Então, quando estiver em casa, opte por alguma pantufa confortável ou até mesmo um chinelo, assim, seu pé não fica sobrecarregado, nem tão ressecado.
Aproveite para andar descalço de vez em quando, em momentos específicos para relaxar, como pisar na grama aos fins de semana enquanto realiza outras atividades.
10. Água faz bem para o corpo todo
Quantos copos de água você já bebeu hoje? Se foram vários, parabéns! Se não, acabe de ler esse post e vai encher uma garrafinha, viu? É até clichê falar isso, mas a água é essencial para garantir a hidratação do corpo todo. Então, mesmo com os melhores produtos para skincare, se você não beber água, não vai alcançar os resultados que tanto almeja.
Curtiu? Agora é só aplicar todas as dicas e dar adeus aos pés ressecados! Confie nos nossos truques e volte aqui para contar os resultados do seu pezinho macio de princesa, viu?!