Manchinhas no rosto incomodam, né? Principalmente aquelas que são mais difíceis de esconder com maquiagem. Essas imperfeições mexem com nossa autoestima, mesmo que sejam de origem natural do nosso organismo.
Existem as manchas de acne, sardas, do sol, melasma e outros tipos. Por isso, nesse post trouxemos as principais causas e como tratá-las, para te ajudar a lidar com elas da melhor forma, sem neura. É só continuar com a leitura com a gente e entender mais sobre elas!
Tipos de manchas no rosto
Você sabia que existem em média 6 tipos de manchas que aparecem no rosto? Todas elas têm uma causa específica, sejam inflamações, exposição excessiva ao sol, espinhas e até alergias. Algumas dessas manchinhas, se não cuidadas, podem causar cicatrizes que são ainda mais terríveis do ponto de vista estético. Então se liga nos principais tipos de manchas!
Mancha marrom: melasma
O melasma tem seu surgimento bem relacionado ao excesso de exposição ao sol. Elas são aquelas manchinhas com tons marrons que também podem aparecer devido a alterações hormonais, efeitos genéticos e até em alguns casos de gravidez.
As regiões mais comuns em que elas surgem são as bochechas e nariz, locais que mais têm mais contato com o sol no dia a dia.
Mancha vermelha
As manchas vermelhas podem ser sinais de dermatites, psoríase e urticária. Por isso, merecem bastante atenção, ok? Essas doenças precisam de tratamento especiais. A dermatite, por exemplo, deve ser tratada com medicamentos antialérgicos. Já a psoríase é uma condição crônica que precisa de outro tipo de cuidado.
É importante procurar um dermatologista, para te ajudar nesses casos. Cuidado redobrado com as manchinhas vermelhas, principalmente as que coçam!
Mancha branca
As manchas brancas são um dos principais sinais de envelhecimento. Principalmente, se você passou anos com exposição ao sol, sem protetor solar. Elas também podem surgir por alterações hormonais do seu organismos que aparecem na região abaixo dos olhos, testa e bochechas.
Mancha de acne
As manchas de acne são um dos casos mais comuns, sejam em adolescentes ou adultos. Isso porque o processo de inflamação pode ser tão intenso que influencia no processo de pigmentação da pele. Elas aparecem muito na região da bochecha, maxilar e queixo. As alterações hormonais, são as principais causas dessas acnes hiperpigmentadas.
Mancha de sarda
As manchinhas de sardas é uma pré-disposição genética. Elas chegam a ser fofas, mas em excesso podem incomodar quem lida diariamente elas. Para identificar se sua condição é essa, veja o tom e tamanho da mancha — as sardinhas são castanhas e bem pequenas.
Outro fator relevante para apontar dessa condição é que essas manchinhas vêm e vão. Se você passou uma temporada na praia, por exemplo, elas podem aumentar consideravelmente. Mas se você cuidar bonitinho, aplicando um protetor solar, elas desaparecem — é quase mágico!
Leia também nosso texto sobre a niacinamida, substância perfeita para tratar as manchinhas da pele!
Tem como evitar manchas no rosto?
Tem sim! Principalmente se forem manchinhas que se formam devido ao contato com o sol. Você precisa apostar em uma rotina de autocuidado que inclua um bom protetor solar facial, com o FPS ideal para seu tipo de pele. Além disso, os cremes hidratantes que contém propriedades calmantes e antioxidantes são um sucesso para prevenir as manchas.
Aposte, também, em uma alimentação saudável rica em vitamina C — o ácido ascórbico que auxilia no controle hormonal, causa comum do melasma, manchas brancas e espinhas. E claro, beba muita água, pelo menos 1,5L, para evitar as inflamações no rosto!
Como tirar manchas do rosto?
Para a alegria de muitas, existem diversos produtos super eficientes para tratar as manchas do rosto. Então vem cá ver o tratamento ideal para cada tipo de manchinha.
Manchas no rosto por melasma
Produtinhos que contenham niacinamida, vitamina C, ácido glicólico ou ferúlico são os ideais para esses casos. O melasma não causa desconforto. Por isso, investir em tratamentos é a melhor solução, para que já possui algumas manchas!
Você também pode procurar um tratamento estético, com laser, microagulhamento, peelings e outras técnicas se seu caso for muito avançado, ok?!
Manchas no rosto por dermatite
A dermatite é uma doença que exigem um acompanhamento médico especial. Por isso procure um dermatologista, para que ele receite os remédios e pomadas ideais para seu caso!
Manchas no rosto por psoríase
As manchinhas de psoríase são vermelhas ou rosáceas. Essa condição é uma doença crônica, geralmente de origem genética e para tratá-las é necessário acompanhamento com médico dermatologista. A dica que temos para você é: cuide da sua alimentação e beba muita água. Ah, os cremes com compostos calmantes e hidratantes ajudam suavizar as irritações!
Manchas no rosto por urticária
A urticária é uma condição médica que também existe tratamento especializado. Ela promove feridas que coçam e incham, devido a alguma reação alérgica. Não deixe de checar com um médico, para ele te passar o antialérgico ideal para seu caso!
Manchas de acne no rosto
As manchinhas de acne são muito comuns, mas que podem ser tratadas. Aposte em cosméticos com substâncias como:
- Vitamina C;
- Centelha asiática;
- Ácido glicólico;
- Ácido mandélico;
- Niacinamida;
- Retinol e outros compostos.
Você também pode adotar um cronograma com máscaras faciais e esfoliantes, para te ajudar com a renovação celular e clareamento das manchas. Ou optar por tratamento dermatológicos com peelings, microagulhamento, lasers e outras técnicas. Esses procedimentos oferecem resultados bem eficientes, em curto e médio prazo.
Manchas de sardas no rosto
Você pode tratar as sardinhas com cremes, séruns ou máscaras clareadoras, eles contêm ativos que potencializam a renovação celular e têm ação antioxidante. A utilização regular de esfoliantes físicos, enzimáticos ou químicos também são ótimos para essa função!
Quando devo me preocupar com mancha no rosto?
Cuide sempre que suas manchinhas mudarem de cor, tamanho ou quando as manchas forem brancas e com formatos bem irregulares, que vão aumentando. Procure um dermatologista imediatamente para descartar ou tratar possíveis casos de câncer de pele, vitiligo, infecções e inflamações.
As manchinhas no rosto podem não ser nada grave, mas é importante prevenir e tratá-las da forma correta. Cuidar da autoestima e bem-estar, nunca é de mais!
Aproveite e leia nosso post sobre as técnicas de esfoliação do rosto, precedimento que ajuda a evitar manchas e cicatrizes em seu rostinho. Te esperamos lá!