Seja para esconder os cabelos brancos, seja para mudar a cor natural das madeixas e dar um up no visual — a maioria das mulheres costuma pintar o cabelo com certa frequência. Só que, mesmo sendo uma técnica simples, ainda se trata de um procedimento químico, entende?
Claro que os danos são menores do que uma escova alisadora ou uma descoloração, mas ainda, sim, é necessário ter um cuidado especial para garantir a saúde dos fios e a própria cor escolhida. Mas calma, você não precisa deixar de usar tintura, tá? Vamos compartilhar os melhores truques para cuidar desse cabelo. Vem com a gente!
1. Use uma linha capilar com foco em nutrição
Mesmo as melhores tintas ou tonalizantes acabam criando um tipo de dano da fibra capilar, isso porque elas alteram a cor dos fios de dentro para fora, alterando a pigmentação dele. Esse processo acontece de forma “semi-permanente”, ou seja, não dura para sempre, mas também não sai fácil depois da lavagem.
Então, para reparar esses danos e repor todos os nutrientes que sua fibra perdeu nesse processo, uma excelente opção é investir em um kit de força e nutrição para cabelos normais, assim, você garante shampoo, condicionador e máscara de tratamento com os mesmos ativos.
2. Atenção na temperatura da água, hein
A gente sempre reforça esse ponto aqui no blog, porque, realmente, é algo super importante! Quando a água quente entra em contato com nosso cabelo, acaba abrindo as cutículas e deixando-as mais suscetíveis as quebras e ressecamento. É claro que você não precisa sofrer para lavar seu cabelo na água gelada, mas também não precisa deixar fervendo, né? Uma água morna é o ideal e, se possível, faça o último enxágue com água gelada, mesmo que seja só nas pontas.
3. A máscara de hidratação é o segredo
Para garantir a emoliência do fio, você precisa hidratar seu cabelo 1 vez por semana. Para isso, você pode escolher um dia exclusivo da semana para se dedicar ao cuidado, ou então, incluir no seu cronograma capilar, intercalando entre umectação e reconstrução.
Neste processo, você precisa de uma boa máscara capilar de hidratação, é claro, e um pouquinho de paciência para ir enluvando mecha por mecha e depois deixar agir no tempo indicado, que geralmente varia entre 10 a 30 minutos.
4. Cuidado com o Sol nesse cabelo
Praia, piscina, areia… é tudo de bom, né? Mas, às vezes a gente se preocupa tanto com o protetor solar facial que acaba se esquecendo das madeixas, que também são muito afetadas pelos raios ultravioletas — isso, sem contar com o cloro ou o sal.
Então, o segredo para ficar com o cabelo bonito e, ainda assim, aproveitar os dias de Sol é pensar no cuidado antes e depois, já que as fibras capilares ficam mais expostas depois da tintura. Opte por uma hidratação logo após a tintura e, ao ficar no Sol, aplique sempre um leave-in com proteção térmica. Também bom utilizar algum acessório como bonés e chapéus.
5. Fonte de calor? Só se for com proteção térmica
Já que estávamos falando de proteção, não podemos esquecer das tão amadas (ou temidas) fontes de calor como chapinha, secador e babyliss. O cenário ideal seria realmente evitar o uso dessas ferramentas para garantir uma cor mais viva no cabelo pintado, porém, a gente precisa ser realista e sabemos que nem todo mundo consegue abrir mão.
Nesse caso, se você não se sente bem com seu cabelo natural ou então, naqueles dias que tá a fim de variar um pouquinho no visual, o único cuidado é: aplique protetor térmico em todo o comprimento antes, para proteger do calor. Depois, para finalizar e reparar as pontas, aplique um pouco de óleo capilar.
6. Cabelos coloridos merecem uma atenção extra
Quem tem cabelo colorido, na maioria dos casos, precisou passar por um processo de descoloração antes, já que nem sempre o pigmento adere ou chega no tom desejado num cabelo escuro. Nesse caso, a fibra capilar acaba passando por duas “agressões” em sequência, portanto é essencial redobrar o cuidado.
Por conta da descoloração, a gente indica manter o uso de produtos hidratantes, mas também incluir a reconstrução na rotina. Para isso, você pode aplicar um reconstrutor capilar logo depois do shampoo e deixar agir por uns cinco minutos. Depois é só finalizar sua lavagem como de costume.
Além disso, ao invés de uma hidratação por semana, o ideal é manter um cronograma de pelo menos uma hidratação e uma reconstrução. Aí, se puder incluir outras coisas como a umectação em outros dias, melhor ainda.
7. Cuidado nunca é demais
Sempre dá para melhorar um pouquinho, né? Então, além desses cuidados já citados, você também pode investir em um plus direcionando o cuidado de acordo com seu tipo de fio, seja um cabelo cacheado pintado ou um cabelo liso pintado. Assim, você consegue um tratamento mais direcionado para suas necessidades.
Além disso, outra dica é ficar de olho nos conteúdos do nosso blog! Sempre compartilhamos vários conteúdos sobre cuidados com o cabelo, skincare, maquiagem e mais, além de produtos incríveis. Aproveite para ler o conteúdo sobre como cuidar do cabelo loiro com química. Tem dicas preciosas!