Conhecer o seu próprio subtom de pele te ajuda em tudo, desde a escolha da próxima cor de cabelo até o tom certo de maquiagem (para não ficar com cara de cansada, por exemplo). Mas você sabia que tem um subtom que não é nem quente, neutro ou frio?
Isso aí, é o subtom oliva — inclusive, ele é super comum aqui no Brasil. Na prática, essa pele tem uma aparência mais amarelada, no entanto, combina melhor com cores frias. Além disso, ela é mais opaca e pálida em comparação com a de subtom quente.
Se esse é o seu tipo de pele, continue lendo, porque vamos te ensinar alguns truques para fazer a make perfeita para o seu subtom. Mas se você ainda tem dúvidas se é o seu caso, fica tranquila que no final do texto dividimos algumas dicas para identificar uma pele de cor oliva. Vem ler!
1. Primeiro passo: base e corretivo
Você sabe que uma pele mal feita pode estragar o restante da produção, não é? Então, a busca pelo subtom certo nessa etapa é super importante. No entanto, escolher os produtos certos pode exigir algumas tentativas frustradas. Mas tudo bem, uma hora vai!
Uma dica para acertar na escolha da base e do corretivo é misturar opções com fundo rosado e amarelado para chegar na combinação perfeita. Também vale a pena testar corretivos verdes, já que eles geralmente tendem a funcionar bem.
2. Aposte nos tons com fundo rosado para as bochechas
Lembra que falamos que, apesar de ter uma aparência amarelada, as peles olivas harmonizam melhor com cores frias? Então, a regra mais geral para não ter dúvida é fugir de tons muito quentes, como vermelho e laranja.
Mas se você já leu nosso texto sobre como usar colorimetria a seu favor aqui no blog, sabe que é possível encontrar uma mesma cor nos tons frios e quentes, não é? Ou seja, você não precisa sair jogando todas as suas maquiagens fora, porque existem exceções!
Blushes em tons de rosa e pêssego podem deixar sua make lindíssima. Apenas evite opções muito claras ou em tons muito frios para não te deixar esverdeada (e tome cuidado com o efeito “chinelada” na hora de passar, hein).
3. Equilibre com sombras e batons de fundo bronze
A pele oliva é uma mistura de tons frios e quentes, por isso, agora que suas bochechas estão mais puxadas para os tons rosados (frios), é preciso equilibrar a maquiagem.
Para tanto, aposte nas sombras e nos batons de cores com fundo laranja, frutas vermelhas, chocolate ou bronze — já aproveite para ler todos os truques de como fazer o batom durar mais tempo e arrasar!
4. Fuja de tons muito claros
Em linhas gerais, as peles de cor oliva funcionam melhor com sombras de cores escuras e/ou profundas, como azul, verde, fúcsia, vinho e marrom.
Se você não quiser fazer uma maquiagem muito escura, não tem problema. Que tal testar uma dessas cores como um delineado fino? Além de deixar a make harmônica, você ainda confere um toque de criatividade a ela.
Outra dica importante é que pessoas de pele cor oliva tendem a ter olheiras arroxeadas, portanto, evite sombras e pigmentos roxos ao redor dos olhos para não intensificar a região.
Sombra Dupla
5. O iluminador segue a tendência bronze
Tons cintilantes ficam ótimos na pele oliva e dão um glow a mais, no entanto, lembre-se de deixar de lado as cores muito claras. Aproveite para focar em iluminadores voltados para o bronze, eles ficam ótimos.
Aplique o produto nas regiões comuns: têmporas, abaixo do arco da sobrancelha, ponta do nariz, queixo e arco do cupido (acima da curvinha dos lábios superiores).
Cartela de cores para a pele oliva
Ao todo, existem 12 cartelas de cores para comportar todos os tipos de pele, mas apenas 4 correspondem às peles de cor oliva. E, diferentemente do que muitas pessoas acham, não são apenas as de Inverno, já que essa pele tem um “pezinho” no amarelado. As possíveis paletas para essa pele são:
- Inverno Escuro;
- Inverno Brilhante;
- Verão Claro;
- Verão Suave.
E não esqueça, saber a sua paleta de cores é a forma perfeita de encontrar as makes (roupas e tons de cabelo também) que vão valorizar a sua pele!
Dicas para identificar a pele oliva
Agora que você já viu todas as dicas para não errar na hora da maquiagem e em quais as paletas encontramos a pele oliva, está na hora de ajudar quem ainda não sabe se tem ou não esse subtom.
Identificar o próprio subtom de pele pode ser uma tarefa um pouco complexa, pois são muitas variáveis para analisar. No entanto, existem algumas dicas que podem te nortear nesse início:
- Apesar de a pele ter aparência mais amarelada, ela fica mais uniforme (olheiras, manchinhas e linhas de expressão suavizadas) perto de cores frias;
- Os lábios são mais rosados do que corais;
- Os cabelos têm fundo cinza, não dourado.
E aí, conseguiu identificar? Nossa dica é que vale a pena consultar uma profissional de coloração pessoal para obter a resposta certeira, mas, enquanto isso, que tal ir testando combinações de maquiagem aí na sua casa para entender o que funciona para você?
Também separamos um conteúdo incrível com inspirações de makes com delineado colorido para você inovar. Vem ler com a gente!