A viagem que comprou há meses finalmente chegou e o famoso momento de arrumar as malas continua dividindo opiniões: tem gente que ama e tem gente que odeia. O pior é que não tem para onde fugir, tem que fazer. ?♀️
Mas se você não sabe o que levar na mala de viagem, é hoje que seus problemas acabaram, porque a gente trouxe uma lista de itens para viagem para a bolsa de uso pessoal, mala de mão e até para a mala que será despachada.
Ah, e se você já tem costume de viajar, esse texto também é para você, tá? Ou vai me dizer que não esqueceu de levar alguma coisa em todas elas — ou pelo menos em quase todas? A gente sabe que sim, então, abra esse bloco de notas aí e comece a anotar tudo para garantir.
Bolsa ou mochila: o item pessoal que você não pode deixar de levar
Engana-se quem acha que dá na mesma levar uma bolsa ou mochila pessoal e uma mala de mão. A bolsa de uso pessoal pode ser tanto uma bolsa mesmo quanto uma mochila (cabe mais coisa, fica a dica). Inclusive, ela é a única que sempre estará com você.
Ou seja, é nela que você levará seus itens de valor e que não pode arriscar ficar sem, mas já falaremos sobre eles. E a mala de mão é aquela mala de bordo pequenininha que vai ao compartimento de bagagens logo acima do assento do avião.
Você pode estar se perguntando, “mas a mala de mão também não fica com a gente?” Depende. No geral, sim, mas se o avião estiver lotado, ela pode acabar sendo despachada com as malas maiores. Então, afinal, o que levar na bolsa pessoal?
- Todos os documentos em versão física (tanto os pessoais quanto os necessários para a imigração se for uma viagem internacional);
- Notebook;
- Carregadores;
- Carregador portátil para o celular;
- Tablet;
- Máquina fotográfica;
- Fone de ouvido;
- Tomada universal;
- Joias de valor (monetário ou emocional);
- Uma parte do dinheiro em cédula que estiver levando (divida toda a soma em três partes, não necessariamente iguais);
- Máscara de dormir;
- 1 blusa de frio;
- 1 troca de roupa;
- Nécessaire de viagem com kit de higiene básico (pasta e escova de dente, fio dental, álcool em gel de até 100 ml, absorventes);
- Remédios (se forem controlados, precisa apresentar receita médica);
- Algum passatempo que gostar, como um livro, palavras-cruzadas, sudoku etc.
Qual o tamanho da mochila que pode levar no avião?
Seja qual for o modelo, a bolsa ou mochila que usar como item pessoal deve caber embaixo do assento da frente do avião. Já as medidas permitidas variam de acordo com cada companhia aérea:
- Azul: 45 cm (comprimento) x 25 cm (altura) x 20 cm (largura);
- Latam: 35 cm (comprimento) x 45 cm (altura) x 20 cm (largura);
- Gol: 25 cm (comprimento) x 45 cm (altura) x 20 cm (largura).
Mala de mão: sua fiel escudeira para qualquer viagem
Na mala de mão, a gente foca nas coisas que são mais importantes (mas que não são de valor) e tudo o que vai te salvar caso sua bagagem despachada seja extraviada.
Além disso, já falamos que pode ser que sua mala de mão acabe sendo despachada de última hora. Isso quer dizer que precisamos te dar uma dica adicional: compre um cadeado para ela, de preferência com a tecnologia TSA.
Feito isso, a sua mala de mão estará pronta em caso de imprevistos!
Agora, vamos para os itens que você não pode esquecer de levar na viagem:
- Equipamentos eletrônicos que não couberem na mochila;
- A segunda parte do dinheiro em cédula que estiver levando;
- Kit de higiene de corpo e banho;
- 1 blusa de frio mais quente;
- 3 trocas de roupa, no mínimo;
- Seus óleos essenciais (principalmente caso tenha ansiedade ou se não consegue dormir fora de casa);
- 1 manta ou edredom se for muito friorenta;
- Travesseiro para pescoço;
- 1 chinelo ou pantufa;
- Nécessaire de viagem com um kit de maquiagem;
- Seus itens de bem-estar sexual.
Quantos ml posso levar na bagagem de mão?
Depende. Se for em um voo doméstico, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) prevê que podemos levar até 4 frascos de, no máximo, 300 ml ou 300 g cada.
Em um voo internacional, estão liberados apenas fracos com até 100 ml cada. Além disso, a Agência ainda diz que “todos os frascos devem ser colocados em uma embalagem plástica transparente (que possa ser fechada e contendo capacidade máxima de 1 litro), e devem estar dispostos com folga dentro da embalagem fechada”.
O que não pode levar na mala de mão?
As companhias aéreas são cheias de regras do que não pode levar na bagagem de mão para garantir a segurança de todos durante o voo e, se não respeitá-las, você não viaja. Simples assim. Então, preste atenção aqui para não passar perrengue à toa, belê?
- Objetos pontiagudos (alicates, canivetes, estiletes etc.);
- Produtos e aerossóis inflamáveis e tóxicos;
- Frascos maiores do que o permitido pela ANAC;
- Aerossóis no geral (ex: desodorante);
- Qualquer tipo de armamento (facas, de fogo, de pressão etc.).
Mala despachada: a parte que conseguirá levar da sua casa inteira
Ah, finalmente os refrescos! Chegou a hora de guardar tudo o que falta sem se preocupar (ou quase) com o que pode e o que não pode levar e esperar o momento de partir para o aeroporto.
A gente sabe, você quer levar tudo o que vê pela frente na sua casa para a sua viagem, não é? Como isso não é possível, vamos te dar uma ajudinha para saber o que colocar na mala que será despachada — e para você parar de esquecer o pijama toda vez.
Obs: não sabemos para onde você vai, qual seu estilo, em qual época do ano e nem por quantos dias, então, os itens mencionados são apenas para te dar um norte, beleza? Inclusive, se tiver onde lavar roupa, o número de peças pode reduzir pela metade!
- A terceira e última parte do dinheiro em cédula que estiver levando;
- 1 blusa, camisa ou camiseta por dia;
- 1 calça por semana;
- 1 shorts ou saia a cada duas semanas;
- 1 vestido por semana (se for levar só dois, leve um que seja mais para o dia e outro para a noite);
- Casacos leves (1 no verão e 2 no inverno);
- 1 casaco pesado (inverno);
- Cachecol, gorro e luvas (inverno);
- Segunda pele (inverno);
- Pijama;
- Roupas íntimas (não esqueça das meias também!);
- Acessórios;
- 1 chapéu;
- Itens de higiene que não tiver colocado na mala de mão e na bolsa pessoal (como o desodorante);
- Itens para fazer as unhas (confira se estão bem fechados!);
- Tênis confortável para turistar ou caminhar;
- Sapatos para sair;
- Secador de cabelo/chapinha;
- Demaquilante;
- Aparelhos de limpeza facial;
- Protetor solar;
- Roupas de banho;
- Toalha e roupa de cama (se o lugar que você está indo não oferecer);
- Alimentos e bebidas lacradas (as bebidas alcoólicas precisam ter até, no máximo, 70% de álcool por volume).
Dica extra: não esqueça de colocar uma capa para proteger sua mala e identificá-la na esteira, uma tag com seus dados e um cadeado TSA (essa tecnologia é a que permite que a imigração consiga abrir o cadeado e sua mala sem estragá-la)!
Organizadores de mala: encontre tudo o que está levando facilmente
Se você não suporta ver uma mala bagunçada porque depois nunca consegue encontrar nada lá dentro, invista nos organizadores de mala. Eles são ótimos para separar os itens por categoria ou até para já deixar todos os looks montados — fala aí, praticidade ao extremo, né?
São vários modelos e tamanhos para escolher os seus preferidos e arrasar na organização. Com eles, não tem erro, confie na gente!
Não esqueça o seguro viagem e bon voyage!
Independentemente se é uma viagem nacional ou internacional, o seguro é imprescindível! Pode até parecer um gasto desnecessário à primeira vista, mas é melhor mesmo que você não precise usar.
No entanto, caso algo aconteça, você desejará ter contratado um. Então, que tal se prevenir? É o seguro viagem que vai te auxiliar caso você fique doente ou se precisar de um hospital no seu local de destino.
E se você costuma ficar agitada na hora de viajar, conheça as 5 opções de óleos essenciais para ansiedade que podem te ajudar a ficar tranquilinha e aproveitar tudo o que planejou. Bon voyage!